Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  05/06/2023


Eleições: Chapa 1 vence disputa para Direção do ANDES-SN



Três chapas concorreram no processo eleitoral do Sindicato

 

Nos dias 10 e 11 de maio, 16.351 docentes de instituições federais e estaduais de ensino superior sindicalizados(as) participaram do processo eleitoral para a escolha da nova Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional, gestão 2023-2025. A Chapa 1 – “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar” foi a vencedora, com 7.058 votos. Veja a composição completa da diretoria eleita aqui.

 

A Comissão Eleitoral Central (CEC) promulgou o resultado no dia 16 de maio.  A diretoria eleita será empossada no 66º Conselho do ANDES-SN, que será realizado de 14 a 16 de julho, em Campina Grande (PB).

 

A Chapa 3 – “Renova ANDES” obteve 6.763 votos e a Chapa 2 – “ANDES-SN Classista e de Luta”, 2.253. Foram registrados ainda 103 votos em branco e 174 nulos.

 

As votações ocorreram em universidades, institutos e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) vinculados ao Sindicato Nacional.

 

Nos dois dias de pleito, 313 docentes votaram na seção eleitoral da ADUA, em 12 urnas distribuídas nos campi da Ufam em Manaus, Parintins, Coari, Itacoatiara, Benjamin Constant e Humaitá. Desse total, 303 foram professores e professoras sindicalizados(as) à ADUA e 10 docentes de outras seções sindicais que votaram em trânsito.

 

A apuração pela Comissão Eleitoral Local (CEL) na ADUA foi realizada no dia 12 de maio. Foram computados 225 votos na Chapa 1; 29 votos para a Chapa 2 e 53 na Chapa 3. Foram contabilizadas ainda três votos em branco e três votos nulos.

 

Ao todo, 313 docentes votaram na seção eleitoral da ADUA

 

No primeiro dia de eleição, as docentes aposentadas Maria Marly de Oliveira Coelho e Elenir da Conceição Lima Nicácio foram as primeiras a votarem na sede da ADUA. Maria Marly afirmou ser importante a participação. “A gente precisa continuar na luta. E o sindicato é um meio que a gente tem para reivindicar os nossos direitos, que muitas vezes são esquecidos. Então o caminho é esse, o sindicato”.

 

A docente aposentada da Ufam e integrante da CEL, Amazoneida Sá Peixoto, declarou que participar das atividades sindicais é contribuir para a melhoria do Brasil. “Participar da eleição do ANDES-SN é importante porque me faz viva, me faz participar do cotidiano político do país e da luta dos professores. É importante a participação de todos os professores neste momento e ver a luta como uma luta coletiva, como algo que pode melhorar a condição social do país”.

 

No Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Humaitá), a votação contou com 60% dos sindicalizados(as) aptos(as) a votarem. O docente e integrante do Crad, Douglas Ferreira, afirmou que a chapa vencedora deverá organizar as lutas e terá muitos desafios, como “mobilizar a categoria para exigir a recomposição das perdas salariais, o aumento de verbas para Educação, Ciência e Tecnologia, a revogação das contrarreformas dos últimos anos (previdência, trabalhista, lei da terceirização) e para se opor ao governo que mantém a política de ‘rigor fiscal’, substituindo a lei do Teto dos Gastos Sociais pela chamada agora ‘Âncora Fiscal’”.

 

No Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins), houve a participação de mais de 50% dos sindicalizados e das sindicalizadas. O professor Gladson Rosas declarou que há um engajamento forte dos e das docentes com a retomada das mobilizações e iniciativa em conhecer mais sobre o sindicato, com busca por sindicalização.

 

“Entendo que esse processo foi bem tranquilo e expressa o posicionamento da categoria em relação à necessidade de mobilização e de avanço na frente de luta, com as pautas encampadas pelo Sindicato Nacional”, afirma Gladson.

 

O presidente da CEL na ADUA, professor Jorge Barros,  destacou que, apesar de uma grande abstenção, houve importante movimentação na universidade para a eleição. “Nós saímos agora de uma pandemia, com isso os professores conseguiram discutir, debater e refazer algumas posições que tinham antes. Nós da Comissão Eleitoral Local foi muito positiva essa eleição, houve muito trabalho, mas foi gratificante porque conseguimos realizar a votação nos cinco campi além da capital, e destaco o apoio dos professores que também colocaram seus nomes como presidentes de mesa, pois foi fundamental no processo”, avaliou. 

 

A presidente da CEC, Rivânia Moura,  enfatizou que as chapas trouxeram para o processo eleitoral a diversidade da categoria docente e que fizeram um processo democrático de propostas. “Nesse sentido todos e todas saímos vitoriosos(as) desse processo porque fizemos do ANDES-SN o reconhecimento da sua grandeza, da sua legitimidade da categoria docente no nosso país”.

 

ADUA elege mais integrantes para o Conselho de Representantes das Unidades

 

Com novos(as) eleitos(as), Crad passará a ser composto por 36 docentes

 

Paralelo à Eleição do ANDES-SN, docentes sindicalizados(as) à ADUA elegeram 20 novos membros para o Crad (biênio 2022-2024), nos campi da Ufam em Manaus, Parintins, Coari, Itacoatiara e Benjamin Constant. 

 

Os(as) eleitos(as) tomarão posse em Assembleia Geral (AG)  no dia 06 de junho de 2023.

 

Atualmente o Crad é composto por 16 docentes empossados(as) no dia 11 de janeiro. Após a posse dos(as) novos(as) eleitos(as), a ADUA terá 36 representantes do Conselho.

 

Conforme o regimento da entidade, compete ao Crad discutir sobre problemas de interesse dos sindicalizados e das sindicalizadas, encaminhar sugestões aos outros órgãos diretivos da entidade e dar parecer sobre matérias que devem ser objeto de deliberação das AGs, além de formular as políticas gerais e específicas da ADUA.

 

 

Fonte: ADUA

 

Texto e Fotos: Sue Anne Cursino



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL