Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  23/06/2023


27J: Convocada mobilização para o Dia Nacional de Luta pela Revogação do NEM



 

 

O ANDES-SN, outras entidades ligadas à Educação, as Frentes dos Intercomitês pela Revogação do Novo Ensino Médio e Nacional pela Revogação da Base Nacional Comum Curricular (BNC-Formação) convocam a sociedade em geral para o Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio (NEM). A mobilização irá ocorrer na terça-feira (27).

 

A implementação das mudanças no Ensino Médio está suspensa para realização de consulta pública. O ato nacional tem como objetivo pressionar o governo federal a revogar o NEM, que traz retrocessos ao ensino e aprendizagem de crianças e jovens.

 

O ANDES-SN orienta que, no dia 27, as seções sindicais, em conjunto com outras entidades da Educação, realizem debates, panfletagens e mobilização em escolas, institutos e universidades, utilizando como base os intercomitês formados nas cidades.

 

Os intercomitês estão formados em Maceió (AL), Salvador (BA), São Luís (MA), Goiânia (GO), Campo Grande (MT), Brasília (DF), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Palmas (TO) e nas cidades paranaenses Curitiba, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais.

 

Nos locais onde ainda não há comitês, o Sindicato Nacional sugere que as seções sindicais articulem espaços de debate e organização das lutas contra o NEM e BNC-Formação, além de atividades de mobilização. O ANDES-SN, por meios das suas regionais, divulgará outdoors em todos os Estados, denunciando o projeto precarizado de educação proposto pelo NEM.

 

"O nosso sindicato tem se posicionado contrário às medidas, que até então o governo golpista de Michel Temer queria introduzir no Ensino Médio, por compreender que existia uma tentativa de subordinar a agenda educacional aos interesses do grande Capital. E isso se comprovou quando assistimos a introdução e a implementação do Novo Ensino Médio nos estados e municípios, resultando em um prejuízo educacional colossal à juventude e às filhas e aos filhos da classe trabalhadora. É nesse sentido que o nosso sindicato chama para o ato no dia 27 de junho", disse o integrante da coordenação do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN, Cláudio Mendonça.

 

Live

 

 

Antes do dia nacional de mobilização contra o NEM, está prevista a transmissão do debate “Revogação do Novo Ensino Médio - a luta continua”, no dia 25 de junho, às 18h (horário de Manaus), na página no Facebook do Comitê Paraná pela Revogação do Novo Ensino Médio. A atividade será retransmitida nas demais páginas de entidades participantes. A presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura, participará da live.

 

“Para além das manifestações que acontecerão, realizaremos uma live no dia 25, que tem como objetivo contribuir para a discussão em torno da revogação do NEM. Entendemos que é muito importante a categoria assistir e fortalecer a luta pela revogação nos estados e municípios. O novo ensino médio é excludente, precário, alienante e não contribui para a formação que o ANDES-SN defende”, afirma Cláudio Mendonça.

 

Reforma do Ensino Médio

 

O projeto do NEM foi enviado ao Congresso pelo então presidente Michel Temer, em setembro de 2016, como Medida Provisória (MP) 746. A proposta, elaborada de forma antidemocrática e unilateral, sem consultar docentes e estudantes, promoveu um retrocesso no ensino brasileiro.

 

Protestos, ocupações estudantis e greve de docentes, técnicas, técnicos e estudantes ocorreram no país, para tentar barrar a proposta. Entidades sindicais e movimentos da sociedade civil organizada, ligados à Educação, como também partidos políticos e o Ministério Público Federal (MPF) se manifestaram contra o projeto, que foi aprovado por parlamentares e sancionado por Temer em 2017.

 

Fonte: com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL