Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  27/06/2023


Revoga, já - ADUA soma forças em ato de Frente contra o "Novo" Ensino Médio



 

 

A ADUA somou forças, na manhã desta terça-feira (27), no ato organizado pela Frente Contra o Novo Ensino Médio de Manaus, que ocorreu em frente à sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na zona sul. Com participação de estudantes do Ensino Médio e universitários, professores e professoras, a mobilização pressiona pela revogação desse projeto que traz graves retrocessos ao ensino e aprendizagem de crianças e jovens brasileiros e brasileiras.

 

“O Novo Ensino Médio foi uma imposição articulada após surgimento deste grupo mais à direita e que depois assumiu um caráter mais fascista que traz embutida a reprodução das desiguldades no nosso país, com o discurso de que cada estudante poderá escolher seu itinerário formativo, mas que, na prática, significa que os filhos e as filhas da classe trabalhadora terão acesso a um conteúdo limitado no Ensino Médio. Isso é uma questão histórica no nosso país", disse o presidente da ADUA, Jacob Paiva, durante o ato. 

 

 

Com palavras de ordem e cartazes e faixas em punho, os e as manifestantes alertaram a sociedade sobre os prejuízos do NEM para qualidade da educação dos filhos e filhas da classe trabalhadora. Durante o ato também foram distribuídos para a população panfletos sobre os impactos do NEM que teve a implementação das mudanças suspensa para realização de consulta pública.

 

A estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ruth Prestes Gonçalves, Valéria Nogueira, de 16 anos, contou, durante a manifestação, sobre a sua experiência com o NEM. Segundo ela, foi diminuído o tempo de aula de disciplinas como Biologia e Química que são cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e que foram substituídas por aulas como “Projeto de Vida” e “Cultura Digital”. “Essas matérias não agregam em nada no nosso currículo, e os próprios professores não tem preparo para dar essas matérias”, contou.

 

Outro problema gerado com o NEM, segundo a estudante, é que os tempos de aula passaram de cinco para sete, sendo os dois últimos online. “No caso, isso não funciona na prática porque eu, por exemplo, moro longe da escola, e demoro uma hora e meia para chegar em casa, que já é o tempo do ensino remoto”, relatou, frisando que por todos esses motivos ela é a favor da revogação imediata do NEM.

 

A Frente Contra o Novo Ensino Médio de Manaus é uma organização suprapartidária e democrática. O grupo agrega integrantes dos Centros Acadêmicos da Ufam de Pedagogia, Ciências Sociais e Língua Francesa. O Centro Acadêmico de Biologia do Ifam, o Grêmio Estudantil Empoderamento Juvenil, a Liga Acadêmica Gabriel Pimenta, o Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia do Amazonas e a ADUA.

 

 

 

Fonte: ADUA

 

Fotos: Daisy Melo/Ascom ADUA

 

Leia também 

 

Dia Nacional de Luta pela Revogação do NEM é convocado para terça-feira (27 de junho)



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL