Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  11/07/2023


25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela



 

Viva Marielle Franco, Tereza de Benguela, Luiza Mahin, Carolina Maria de Jesus, Dandara e todas as mulheres de luta e resistência. Neste 25 de julho, Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, a ADUA reafirma a importância de resgatar a ancestralidade das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas na denúncia e combate à opressão racial e machista.

 

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha teve origem, em 1992, a partir do 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana. Na reunião, representantes de 32 países compartilharam experiências, denunciaram opressões e definiram estratégias para a luta contra o machismo e o racismo.

 

No Brasil, nesta data também é comemorado o dia de Tereza de Benguela, que viveu no século 18 e liderava o quilombo do Quariterê, no Vale do Guaporé (MT), lugar que abrigava negros(as) escravizados(as) e indígenas.  Chamada de “Rainha Tereza”, ela comandava o quilombo com forte aparato de defesa e um “parlamento” para decidir as ações da comunidade. Não se sabe ao certo o motivo de sua morte. O Dia Nacional de Tereza Benguela e da Mulher Negra foi criado pela Lei 12.987/2014.

 

Historicamente, a mulher negra brasileira é principal vítima de feminicídio, violências doméstica e obstétrica e da mortalidade materna. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2022, sendo que 62% delas eram negras. 

 

Em 2023, o assassinato de Marielle Franco completou cinco anos, e representa um dos milhares de casos de violência que segue sem conclusão das investigações e sem punição. 

 

Nas greves operárias e na Educação, nas lutas quilombolas, ocupações de escola, na cidade ou no campo, contra a lgbtfobia, o estupro e a violência machista e policial, as mulheres estão na linha de frente, especialmente as negras.

 

Apesar das décadas que separam a história das mulheres negras, que em diferentes frentes mobilizaram forças em defesa da vida, é nas palavras de Carolina Maria de Jesus que se inspira a luta por justiça: “Comigo o mundo vai modificar-se. Não gosto de como ele é”.  

 

 

Viva a Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha!



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL