Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  17/07/2023


Novo número da revista "Universidade e Sociedade" debate crise socioambiental



 

Com tema "A crise ecológica e socioambiental: territórios, política e meio ambiente", foi lançado, na sexta-feira (14), o exemplar nº 72 da revista "Universidade e Sociedade", editado pelo ANDES-Sindicato Nacional. O lançamento do periódico ocorreu durante a abertura do 66º Conselho do ANDES-SN (Conad), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com a presença de cerca de 300 docentes de diversas instituições públicas de ensino do país, inclusive da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sindicalizados(as) à ADUA. 

 

Em mais de 200 páginas, a revista apresenta oito artigos sobre a temática central, entre eles os títulos: Estado e empresa na Amazônia durante a Ditadura: saque de recursos naturais e cumplicidade contra povos originários; Terra e resistência: o MST e o projeto de agroecologia nas escolas do campo; e Paralelos entre crise do capital e crise ambiental.

 

Seis textos de debates também são contemplados na publicação, dentre eles: “Percepção de estudantes do 9º ano da Escola Municipal Papa João Paulo I, Serra Preta, BA, sobre o efeito estufa e sua relação com a biodiversidade”; “Inteligência artificial, descarbonização e sindicatos”; “As condições de trabalho e a luta sindical” e “O desfinanciamento da ciência e a autonomia universitária”.

 

Além das resenhas “Uma ecologia decolonial para sair do porão da modernidade” e “Populismo de esquerda e a construção de uma nova hegemonia”, a reportagem fotográfica “Mobilização pelo reajuste salarial” também consta neste número. Leia a revista na íntegra aqui.

 

A revista U&S é um dos instrumentos de luta e formação do ANDES-SN, construído a partir de colaboração de docentes e profissionais interessados(as) na área e que desejam compartilhar estudos e pesquisas.

 

Dentre os objetivos da publicação, lançada semestralmente, está o de constituir-se fórum de debates de questões que dizem respeito à educação superior brasileira, tais como: estrutura da universidade, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho etc.

 

A representante da comissão executiva da revista, professora Jennifer Webb, fez a apresentação da revista no 66º Conad do ANDES-SN

 

 

Foto: ANDES-SN/Divulgação

 

Fonte: com informações do ANDES-SN

 

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL