Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  01/08/2023


ANDES-SN realizará Semana de Lutas em Defesa da Educação Pública e da Negociação Salarial



 

 

De 07 a 11 de agosto, o ANDES-SN realiza a Semana de Lutas em Defesa da Educação Pública e da Negociação Salarial, em Brasília (DF). A programação inclui atos pela revogação do “Novo Ensino Médio (NEM)” e pelo reajuste salarial dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs). Docentes de todos as partes do país são chamados(as) a participar das mobilizações na capital federal.

 

Entre as atividades previstas da Semana estão a “Jornada de Luta pela Revogação NEM” e o “Ato Nacional em Defesa da Educação Pública”, no dia 9, e o Dia Nacional de Luta da Campanha Salarial 2024, em 10 de agosto, data em que ocorre mais uma reunião da Mesa de Negociação Permanente (MNNP).

 

O Sindicato Nacional ressaltou que, nas atividades, docentes das instituições federais de ensino defenderão as reivindicações salariais e condições dignas para a valorização do trabalho, além de lutar contra retrocessos e ataques aos direitos conquistados.

 

Para participar da Semana, o ANDES-SN convocou a Comissão Nacional de Mobilização (CNM). “A conjuntura exige nossa ação conjunta e nosso engajamento na luta pela educação pública de qualidade e pela valorização de nossa categoria”, afirmou a entidade.

 

Negociação governo versus SPFs

 

A reunião prevista para 04 de agosto, na qual seria apresentada a contraproposta da recomposição salarial, foi transferida unilateralmente pelo governo para 10 de agosto. Segundo avaliação do ANDES-SN, isso poderá limitar as negociações, uma vez que o percentual negociado deverá constar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que obrigatoriamente deve ser aprovada até 31 de agosto deste ano.

 

“Esse desenvolvimento inicial da MNNP/Campanha Salarial de 2024 indica pouca abertura do governo às negociações, até o presente. Diante disso, conclamamos a categoria a mobilização permanente, pois as conquistas dependerão de nossa capacidade de pressão”.

 

Segundo informações do ANDES-SN, o descontentamento dos Fonasefe e do Fonacate sobre as negociações será manifesto pelo ao governo federal por meio de ofício, no qual será apresentada a necessidade de um cronograma de reuniões preferencialmente semanais, com registros protocolares do que for acordado.

 

Com a mudança no calendário da MNNP, o Fonasefe transferiu a Plenária Nacional dos(as) Servidores(as) Públicos(as) em defesa da recomposição salarial e da reestruturação de carreira de 04 para 08 de agosto (terça-feira), às 18h (horário de Brasília).

 

Para inscrição na Plenária foi emitido um novo link https://forms.gle/pDkq8hLorTGYTo8T8. As seções sindicais que já haviam se inscrito na atividade deverão refazer a inscrição.

 

 

Programação

 

Dia: 9 de agosto (quarta-feira)

 

09h às 10h – Concentração da delegação do ANDES-SN em frente ao MEC. Distribuição do material de apoio camisetas e Panfletos. 


10h às 11h – Grande abraço de pressão no MEC. Entrega da pauta de reivindicações para o ministro


11h às 12h – Atividade cultural em defesa da Educação Pública

 

14h às 15h – Concentração da delegação do ANDES-SN no estacionamento do Anexo II da Câmara de Deputados


14h às 15h – Mobilização dos(as) trabalhadores(as) em educação no estacionamento do Anexo II 

 

Dia: 10 de agosto (quinta-feira)


14h às 17h – Mobilização em frente ao edifício do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), situado no Setor de Autarquia Norte (Saun), quadra 03, Lote A, Ed. Núcleo dos Transportes, mezanino, sala multiuso

 

Fonte: com informações do ANDES-SN

 

Leia também 

Primeiras negociações com governo serão tema de debate em Reunião do Setor das Ifes

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL