Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  02/08/2023


Entidades da Educação, estudantes e docentes realizam atividades pela Revogação do Novo Ensino Médio



 

 

Entidades da Educação, estudantes e docentes irão realizar, nos dias 8 e 9, atividades pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM). A contrarreforma aprofunda a desigualdade na Educação e dificulta o acesso de estudantes das escolas públicas nas universidades. As mobilizações pelo país visam conscientizar a sociedade sobre os impactos nocivos e a pressionar o governo e parlamentares a revogarem a medida.

 

Em Manaus (AM), a Frente Contra o Novo Ensino Médio de Manaus organiza um cinedebate com a exibição de “Lute como uma menina”. O documentário retrata o protagonismo feminino durante a onda de ocupações de escolas em São Paulo, em 2015. O movimento estudantil foi uma resposta a um projeto do então governador Geraldo Alckmin que previa o fechamento de quase 100 escolas. O cinedebate será no dia 8 de agosto (terça-feira), às 11h, no auditório Rio Jatapú, na Faculdade de Educação (Faced), no setor Norte do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

"O público-alvo são estudantes universitários e secundaristas, gremistas organizados. Entre o público universitário, queremos abranger mais calouros, que já viram a implementação do novo Ensino Médio acontecer", comentou o integrante da Frente, Cláudio Lima, que é estudante do curso de Geografia. Segundo ele, a professora da Faced, Gisele Costa, que estuda a área, e as outras integrantes da mesa, que têm familiaridade com o NEM, devem comandar o debate com o exemplo dessa ocupação de secundaristas as formas de luta para resistir.  

 

Em 9 de agosto (quarta-feira), em Brasília (DF), um Dia Nacional de Luta pela Revogação do NEM, estão previstas uma manifestação em frente ao prédio do Ministério da Educação (MEC), às 10h; e uma mobilização no estacionamento do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, às 15h.

 

“Esse é um dia de luta, um dia de rua, necessário para que, definitivamente, essa reforma seja arquivada, porque ela não atende aos interesses da classe trabalhadora e aos anseios da juventude, que precisa de uma educação verdadeiramente crítica e transformadora. Nós, do ANDES-SN, reivindicamos a luta pelo fim, e definitiva revogação, da Reforma do Ensino Médio. Essa é a luta em defesa da educação pública”, afirmou a 1ª tesoureira do ANDES-SN, Jennifer Webb.

 

No último Conselho do ANDES-SN (Conad,) realizado em julho deste ano em Campina Grande (PB), os e as docentes firmaram um compromisso de fortalecer os intercomitês pela revogação do NEM em todos os municípios e estados do país, e de construir, em parceria com as entidades da Educação, um dia de luta por essa revogação

 

Semana de Lutas

 

De 07 a 11 de agosto, o ANDES-SN realizará a Semana de Lutas em Defesa da Educação Pública e da Negociação Salarial, em Brasília. Além do ato pela revogação do NEM, a programação inclui o “Ato Nacional em Defesa da Educação Pública”, no dia 9, e o Dia Nacional de Luta da Campanha Salarial 2024, em 10 de agosto, data em que ocorre mais uma reunião da Mesa de Negociação Permanente (MNNP). Saiba mais aqui. 

 

Novo Ensino Médio

 

Combatente histórico das desigualdades, da alienação e da precariedade na educação, o ANDES-SN tem se posicionado há anos contra a contrarreforma do Ensino Médio, apresentada como Medida Provisória (MP) 746/2016 e, posteriormente, aprovada como Lei 13.415/2017. Mesmo após a implantação, o Sindicato Nacional e suas seções sindicais, entre elas a ADUA, continuam a denunciar os prejuízos da medida e a pressionar pela revogação imediata.

 

Em 2023, com a mudança de governo, o ANDES-SN intensificou a campanha “Revoga o Novo Ensino Médio (NEM)” nas ruas e nas redes, em conjunto com Sinasefe, Fasubra, Fenet, Ubes e Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNepe), além do Fórum dos Intercomitês pela Revogação do Novo Ensino Médio, Frente Nacional pela Revogação da Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-FP) e Observatório do Ensino Médio. Saiba mais aqui.

 

Fonte: com informações do ANDES-SN

 

Foto: Daisy Melo/Ascom ADUA

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL