Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  09/08/2023


9 de agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas



 

Reconhecer, honrar e celebrar as ricas culturas, tradições e contribuições dos povos indígenas em todo o mundo é missão diária, em especial neste 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas.

 

A ADUA reitera a defesa da justiça, igualdade e respeito pelos direitos indígenas, e conclama para que todos, todas e todes possam se comprometer com a amplificação das vozes dos e das indígenas em defesa de seus direitos territoriais e culturais e pela valorização de suas tradições.  

 

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995. A data é uma oportunidade para reflexão sobre a resiliência frente aos desafios históricos dos diversos povos, que nas línguas, artes, medicinas tradicionais e práticas espirituais, demarcam sua diversidade cultural como parte essencial para o nosso planeta.

 

Não se pode ignorar os desafios enfrentados por comunidades indígenas como a perda de territórios, os impactos nas mudanças climáticas, a discriminação e a marginalização. Por isso, os direitos fundamentais dos e das indígenas no Brasil e em todo o mundo devem ser assegurados, e a sociedade precisa abraçar suas agendas de lutas e reivindicações.

 

“A riqueza dos exploradores da terra é a falência da vida. A demarcação das terras indígenas é nossa garantia de reversão da crise climática. É a sua garantia de poder respirar o futuro. Respeitem os territórios indígenas. Demarquem nossas terras”, conclamou a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), nas redes sociais.

 

É dia de celebrar e resistir! Sem demarcação não há democracia! Não ao Marco Temporal!


 

Fonte: ADUA com informações de Brasil Escola, G1 e Apib 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL