Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  11/08/2023


Comunidade acadêmica da Ufam realiza manifestações em repúdio aos atos de violência praticados contra discentes no campus



Matéria alterada às 14h30 desta sexta-feira (11 de agosto)

 

Em repúdio à violência policial praticada dentro da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Manaus, estudantes realizaram a manifestação "Ditadura Nunca mais" convocada pelo Diretório Central do Estudantes (DCE) no Centro de Convivência do campus e ocupação na Reitoria, na manhã desta sexta-feira (11). Entre outros professores e professoras da Ufam, integrantes da diretoria da ADUA também estiveram presentes na mobilização em solidariedade à comunidade estudantil. 

 

O DCE afirmou que a convocação de toda a comunidade acadêmica da universidade para a manifestação se deu “em decorrência da violência truculenta da Polícia Federal na manifestação de estudantes da Ufam contra a presença do sionista André Lajst no âmbito da universidade”.

 

“Se era um momento democrático, um evento acadêmico, qual o motivo para chamar a Polícia Federal? Para acontecer o que aconteceu?”, questionou a 1ª secretária da ADUA, professora Ana Cláudia Nogueira, durante manifestação realizada na Reitoria, na manhã desta sexta-feira.

 

Em razão da violência ocorrida na tarde de quinta-feira (10) dentro do campus em Manaus, a programação dos movimentos estudantis para o Dia do e da Estudante, nesta sexta-feira (11 de agosto), em Manaus (AM), foi alterada. 

 

A União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE/AM) convocou também  um ato para esta sexta às 15h em frente ao campus universitário. “O que aconteceu nas vésperas do Dia dos Estudantes não será esquecido. Temos o direito de manifestar nossa opinião no espaço da universidade sem ser silenciados com truculência, algemados e presos no camburão como bandidos em uma viatura com a placa riscada e policiais não identificados”, afirmou o movimento em nota publicada em seu perfil oficial no Instagram.

 

A Frente Contra o Novo Ensino Médio de Manaus, que planejava realizar nesta sexta agitação e panfletagem contra o Novo Ensino Médio (NEM) no Centro de Manaus, também reformulou a programação após o ocorrido na Ufam. “Vamos integrar os atos de hoje unificando com as demais organizações”, informou o integrante da Frente, o estudante de Geografia, Cláudio Lima.

 

Entenda o caso

 

Ainda na tarde de quinta (10), a ADUA publicou uma nota repudiando a atitude truculenta da Polícia Federal na prisão do estudante do estudante do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA-Ufam) e membro do Conselho Universitário (Consuni), Christopher Souza da Rocha que exercia o direito constitucional de livre manifestação política.

 

Na ocasião, o discente, juntamente com outros e outras estudantes, manifesta-se por ocasião da realização do “I Simpósio Ajuricaba de Liberdade na Amazônia”, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no campus em Manaus.

 

Fonte: ADUA com informações do DCE/Ufam e UEE/AM



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL