Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  01/09/2023


4 votos contra e 2 a favor no STF: Indígenas mantêm mobilização contra Marco Temporal



 

Com placar de 4 votos contra e 2 a favor da tese que dificulta a demarcação de Terras Indígenas, o julgamento do Marco Temporal foi suspenso na quinta-feira (31), devido à falta de tempo para a sessão, e deve ser retomado na próxima semana. Mais de 600 indígenas estão em Brasília em mobilização contra a proposta de que só pode haver a demarcação de terras se indígenas estivessem habitando o local em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

 

O ANDES-SN esteve presente em atos em defesa das vidas dos povos indígenas e reforçou a convocação para que as bases sindicais se posicionem em defesa dos direitos dos povos indígenas.

 

 

O coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Kleber Karipuna, fez um balanço positivo sobre a retomada do julgamento. “Todos nós, povos indígenas do Brasil, terminamos o dia de hoje muito emocionados na frente do Supremo Tribunal Federal. Estamos muito otimistas e vamos continuar com os nossos cantos e rezas e a força do movimento indígena que irá permanecer mobilizando em Brasília”, enfatizou.

 

Apesar do saldo positivo, a articulação repudiou as falas racistas, injustas e preconceituosas proferidas pelo ministro Gilmar Mendes durante a última sessão. Ele também defendeu a mineração em TI para “empregar jovens indígenas”, ignorando o genocídio ocorrido na terra Yanomami.

 
Como votou cada ministro?

 

A tese do Marco Temporal recebeu votos contrários dos ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso.  Já os votos favoráveis à tese anti-índigenas foram dos ministros André Mendonça e Nunes Marques. Ainda faltam votar as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber, e os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e Dias Toffoli

 

O julgamento foi foi iniciado em 2021, e trata, no mérito, de uma ação possessória (Recurso Extraordinário n.º 1.017.365) envolvendo a Terra Indígena Xokleng Ibirama Laklaño, dos povos Xokleng, Kaingang e Guarani, e o estado de Santa Catarina. Ele ganhou tamanha importância por seu resultado ter status de repercussão geral, ou seja, a decisão servirá de diretriz para todos os processos de demarcação de terras indígenas no país, e inclusive seu resultado poderá ser sobreposto ao que for decidido no legislativo, por meio do PL 490/07 (já aprovado na Câmara) e que tramita no Senado como PL 2.903/23, o qual tem por objetivo transformar o Marco Temporal em lei, com apoio da bancada ruralista.  

 

 

Fontes: ADUA com informações de Apib, ANDES-SN, G1, O Globo e Ministério dos Povos Indígenas

 

Foto: ANDES-SN 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL