Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  06/11/2023


Seminários do GTPCEGDS discutirão anticapacitismo, cotas e racismo em novembro



 

 

Atualizado às 10h09 do dia 06 de novembro de 2023

 

Lutas anticapacitista e pelas cotas; racismo nas Instituições de Ensino Federais e ocupação travesti na educação. Esses são alguns dos temas a serem tratados nos seminários organizados pelo Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Étnico-racial, Gênero, Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN. O I Seminário Nacional sobre Abolicionismos Penais, Poder Punitivo e Sistema de Justiça Criminal e o III Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS (V Seminário Nacional de Mulheres, IV Seminário Nacional de Diversidade Sexual, e V Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas) irão ocorrer em São Cristovão (SE), de 23 a 26 de novembro.

 

As mesas do I Seminário Nacional sobre Abolicionismos Penais, Poder Punitivo e Sistema de Justiça Criminal incluirão formas diferentes de análise do Direito Penal e as suas contribuições para as lutas da classe trabalhadora, o abolicionismo penal e o desdobramento de uma política antipunitivista.

 

“A terceira edição ocorre após uma pandemia, que matou mais de 700 mil pessoas no Brasil, depois de um governo genocida e desastroso. Nesse momento de reconstrução das nossas universidades, institutos e Cefet, é necessário fortalecer os debates e as bandeiras protagonizados pelos movimentos negro, indígena, cigano, LGBTQIAP+, feministas e das pessoas com deficiência. A participação da categoria será fundamental para o fortalecimento destes espaços de formação e formulação de uma política sindical antirracista, antimachista, antilgbtfóbica e anticapacitista no ANDES-SN”, afirma a 1ª secretária e da coordenação do GTPCGEDS do Sindicato Nacional, Caroline Lima.

 

 

 

O Seminário Integrado é uma conquista do trabalho desenvolvido no GTPCEGDS e que culminaram nessa agenda, assim como o seminário que debaterá abolicionismo penal. “A violência policial e a chamada guerras às drogas vem exterminando a juventude em nossas periferias e favelas. São nossas e nossos estudantes as maiores vítimas dessa desastrosa política de segurança pública que encarcera e mata o nosso povo. A Universidade e as entidades de classe precisam contribuir nesse debate, é necessário a construção de uma outra política de segurança pública, e esse espaço será fundamental para apresentarmos proposições que resultem em um outro projeto político”, ressaltou Caroline.   

 

A realização dos seminários cumpre deliberação do 41º Congresso do ANDES-SN, realizado em fevereiro de 2023, em Rio Branco (AC).

 

Os e as representantes das seções que irão participar devem preencher o formulário em https://forms.gle/Xf8QVA6JMTozbtX79, até às 18h do dia 10 de novembro.

 

 

 

 

Confira a programação:

 

Dia 23

 

I Seminário Nacional sobre abolicionismos penais, poder punitivo e sistema de justiça criminal; Abertura/Atividade Cultural

 

9h - Mesa 01: O abolicionismo penal e as suas contribuições para as lutas da classe trabalhadora

 

14h - Mesa 02: Abolicionismo penal e o desdobramento de uma política antipunitivista - um debate interseccional

 

 

17h30 - Abertura do III Seminário Integrado do GTPCEGDS do ANDES

 

Mesa 01: “A luta das pessoas com deficiência e a luta anticapacitista no âmbito do Sindicato”

 

Dia 24

 

V Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas do ANDES-SN

 

9h - Mesa 01: Os 20 anos das lutas pelas cotas - fortalecer as conquistas e ampliar as lutas

 

14h - Mesa 02: Racismo institucional nas Universidades, IF e Cefet - combater, debater e enfrentar

 

Dia 25

 

IV Seminário Nacional de Diversidade Sexual do ANDES-SN

 

9h - Mesa 01: Transfeminismos e possibilidades de ocupação travesti na Educação

 

14h – Mesa 02: Violência de Estado e a marginalização da população LGBTQIAPNB+ na Educação Superior

 

17h30 – V Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN

 

Mesa 01: Por um feminismo para toda a classe trabalhadora

 

Dia 26

 

V Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN

 

09h - Mesa 02: Políticas de proteção e de combate à violência de gênero nas Universidades, IF e Cefet

 

11h - Roda de conversa: indicações de políticas sindicais para enfrentamento às opressões

 

 

Fonte: com informações do ANDES-SN

 

 

 

Foto: Agência Brasil 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL