Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  23/10/2023


Estudantes de Jornalismo participam do Cinema em Debate na ADUA



 

 

Estudantes do 1º período de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participaram, na manhã de segunda-feira (23), do Cinema em Debate na ADUA, projeto com aproposta de revitalizar as atividades artístico-culturais da Seção Sindical. As e os discentes acompanharam a sessão e participaram da discussão do filme com a professora Ivânia Vieira e o docente Marcelo Seráfico.

 

Na abertura, o idealizador do projeto e 1º tesoureiro da ADUA, professor Tomzé Costa, explicou a proposta do Cinema em Debate e fez um breve resumo sobre a história do filme a ser exibido “Eu, Daniel Blake”, dirigido pelo britânico Ken Loach. “É um filme premiado, elogiado, de um diretor que se coloca como um comunista, a ênfase nos filmes dele é sempre a classe trabalhadora, oprimida pelo sistema”.

 

 

Seráfico comentou que tem feito com a turma, para a qual ministra “Introdução à Sociologia”, a leitura de textos clássicos da Sociologia de autores do século XIX que ajudam a entender a realidade. No caso do filme de Loach, a proposta é análise a partir das ideias do sociólogo alemão Max Weber.

 

“A gente vai ver como a racionalização da vida às vezes torna a vida dos indivíduos irracional, torna a vida quase que desesperada. Vocês poderiam ler livros como O Processo, de Kafka, ou outras representações artísticas da vida social e encontrar o mesmo tipo de preocupação, espero que vocês usufruam, aproveitem isso para elaborar as questões individuais relacionadas à vida social”, comentou o professor.

 

Trabalhando com as e os discentes a disciplina “Introdução aos gêneros jornalísticos”, Ivânia Vieira ressaltou que a ideia de participar do Cinema em Debate é para que juntas(os) docentes e estudantes possam "experimentar, tendo a arte como território de vivências e a sede da ADUA como campo desse experimentar em jornalismo, sociologia, formação sindical e cinema”.

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL