Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  12/12/2023


ANDES-SN emite Nota de Solidariedade ao MST e aos(às) familiares e companheiros(as) das vítimas da tragédia em acampamento no Pará



Foto: MST Pará 

 

Em defesa da vida e de condições seguras para viver, o ANDES-SN emitiu nota de solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e aos(às) familiares e companheiros(as) das vítimas da tragédia ocorrida no Acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas, sudeste do Pará. No sábado, 09 de dezembro, véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos, pelo menos 15 trabalhadores e trabalhadoras morreram em um incêndio provocado por um curto-circuito na rede elétrica. Outras pessoas ficaram feridas e diversos barracos foram destruídos. 

 

Em nota do MST Pará, foi declarado que “as famílias organizadas no acampamento Terra e Liberdade chegaram a alertar os funcionários de uma empresa [de internet], sobre as condições em que estavam realizando o trabalho e o horário avançado para realizar tal procedimento, porém os operadores seguiram com a instalação”.

 

“O MST está em luto, mas em uma só voz afirmamos que por nossos mortos não faremos nenhum minuto de silêncio, mas sim teremos uma vida toda de luta”, afirma trecho da nota. 

 

Diversas entidades e movimentos organizam atos de solidariedade para ajudar as mais de duas mil famílias acampadas no local. Flores, canções e gritos de ordem também marcaram a despedida e homenagem às vítimas.  Leia a seguir na íntegra a Nota do ANDES-SN

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO MST E AOS FAMILIARES E COMPANHEIROS(AS) DAS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA NO ACAMPAMENTO TERRA E LIBERDADE EM PARAUAPEBAS (PA)

 

A Diretoria do ANDES-SN vem a público manifestar sua solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (PA) e aos familiares e companheiro(a)s das vítimas da tragédia ocorrida no acampamento Terra e Liberdade, na cidade de Parauapebas (PA), na noite do sábado, 09 de dezembro de 2023, provocada por um incêndio irradiado após um curto-circuito em um transformador próximo ao acampamento.

 

As informações divulgadas pelo MST (PA) afirmam que, segundo relatos das famílias, havia técnicos trabalhando na rede de internet próximo ao acampamento e que houve uma explosão que provocou fogo na rede de energia elétrica, atingindo os primeiros barracos no acampamento: dois barracos pegaram fogo e foram totalmente destruídos pelas chamas.

 

As informações divulgadas até o presente, registram que a tragédia provocou a morte de 15 trabalhadores e trabalhadoras e vários feridos. Ainda não se sabe ao todo a quantidade de pessoas atingidas.

 

Diante do ocorrido, manifestamos toda nossa solidariedade às famílias que perderam seus parentes, aos companheiros e companheiras do acampamento que enfrentam momento difícil e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Pará. Ao mesmo tempo, exigimos das autoridades competentes as providências necessárias para que novas tragédias como essas não voltem a ocorrer na localidade.

 

Em defesa da vida e de condições seguras para viver.

 

 

Brasília (DF),11 de dezembro de 2023.

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL