Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  20/12/2023


Entidades emitem Nota de Solidariedade aos(às) moradores(as) da Comunidade Nusoken



 

A ADUA, o Sintesam, o Sinasefe-Manaus e o DCE/Ufam manifestam solidariedade e apoio aos(às) indígenas moradores(as) da Comunidade Nusoken, localizada na Avenida do Turismo, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, que no dia 18 de dezembro sofreram a ação desmedida e repressora da Polícia Militar, Rocam e Detran-Am, durante reintegração de posse não conclusa na Justiça Federal. Leia o texto na íntegra a seguir:

 

Nota de Solidariedade aos(às) moradores(as) da Comunidade Nusoken

 

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN), o Sindicato do Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (SINTESAM), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE-Manaus) e o Diretório Central dos Estudantes da Ufam (DCE) vêm a público manifestar solidariedade e apoio aos(às) indígenas moradores(as) da Comunidade Nusoken, localizada na Avenida do Turismo, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, que, na manhã do dia 18 de dezembro, a partir das 6 horas, sofreram a ação desmedida e repressora da Polícia Militar, Rocam e Detran-Am, cumprindo uma reintegração de posse não conclusa na Justiça Federal, como atestam vídeos circulando nas redes sociais. Nesta ação, pelo menos 200 famílias, de 21 etnias, foram expulsas de suas residências. Mais uma vez as questões de moradia indígena em Manaus são tratadas com violência e total ausência de políticas públicas.

 

Nesse sentido, as entidades signatárias desta moção repudiam veementemente a ação policial desencadeada e toda violência praticada que vise interesses particulares em detrimento de interesses coletivos e das comunidades tradicionais. Também pleiteamos que a Justiça Federal atue junto ao Governo Federal no sentido de determinar à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que sejam tomadas medidas necessárias à acomodação das famílias atingidas.

 

Por fim, exigimos que o Poder Judiciário aja no sentido de reverter a injustiça social que constantemente sofre os povos indígenas, tanto em seus territórios, quanto nos espaços urbanos da cidade de Manaus, com sucessivos ataques às suas tradições e ao seu modo de vida.

 

Manaus (AM), 19 de dezembro de 2023

 

        



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL