Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  26/01/2024


Diretoria da ADUA faz visitas aos campi fora de Manaus



 

Membros da Diretoria da ADUA (gestão 2022-2024) iniciariam as visitas aos campi fora da sede da Ufam para conversar sobre as pautas locais das(os) docentes sindicalizadas(os) de cada campus, campanha salarial e a elaboração do novo Regimento da Seção Sindical. O primeiro a ser visitado foi o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), em Itacoatiara. A reunião ocorreu no dia 24 de janeiro e teve a participação de docentes do campus, do presidente da ADUA, Jacob Paiva, e do 1º tesoureiro, Tomzé Costa.

 

“Foi importante falar aos professores do debate das carreiras e salários, da conquista das progressões e promoções que tem sofrido ataque das administrações do Brasil todo. Também falamos da importância de atualização do regimento da ADUA para favorecer uma melhor participação dos sindicalizados e sindicalizadas da Ufam e convocar a categoria docente para se filiar à ADUA”, afirmou Jacob Paiva.

 

O integrante do Conselho de Representantes das Unidades (Crad) no Icet, professor Paulo Assunção, considerou que essa atividade é importante para reunir a diretoria e a base para um diálogo com encaminhamentos que resultem em melhorias na qualidade de ensino, além de chamar atenção para que os e as docentes não sindicalizados(as) somem força à entidade.

 

“Estamos com uma perda salarial bem larga e tendo um efeito negativo na nossa condição de vida, principalmente nós que moramos nos municípios um pouco mais afastados da capital”, afirma Assunção, enfatizando ainda que “há uma necessidade de implementação de uma campanha salarial juntamente com uma campanha de sindicalização para que se tenha um fortalecimento da entidade”.

 

 

Tomzé Costa avaliou que a reunião cumpriu seu objetivo, ainda que não se tenha avançado na pauta da revisão do Regimento da ADUA, a qual considera fundamental para que todos possam compreender detalhes formais de procedimentos sindicais, pois seria necessário mais tempo para debate sobre as pautas previstas.

 

“Esta foi a primeira viagem promovida pela atual diretoria às unidades fora da sede, e faz parte do projeto original de nossa chapa. Levamos as informações básicas de atuação de nosso sindicato aqueles docentes ainda não sindicalizados que se fizeram presentes. Foram muito bons os debates sobre os passos da atual campanha salarial, a partir do estudo efetuado pelo Dieese a pedido do Fonasefe. Os esclarecimentos foram estimuladores de uma necessária luta a ser travada. Saímos com a decisão de que o Crad deve intensificar essa divulgação entre os docentes”.

 

Além da reunião, foram feitas visitas aos prédios do Icet, à Casa do Estudante (que não está funcionando), e ao Restaurante Universitário (RU) do campus I que está em construção.

 

A próxima visita de membros da direção da ADUA aos sindicalizados e às sindicalizadas será no dia 02 de fevereiro, no Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA), em Humaitá. Os integrantes que irão até à unidade serão os docentes Jacob Paiva e o 2º tesoureiro, Jorge Barros.

 

As reuniões nos Institutos de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins; de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari; e de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant ainda serão agendadas. 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL