Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  16/02/2024


ADUA participa de instalação do Grupo de Trabalho de política de segurança na Ufam



 

Na tarde da quinta-feira (15), a ADUA esteve presente na instalação do Grupo de Trabalho (GT) que irá tratar da política de segurança da Ufam. A reunião ocorreu na Reitoria, no setor Norte do campus em Manaus, com participação do reitor Sylvio Puga, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de docentes representantes das unidades de Manaus e de fora da sede. A demanda foi reivindicada pelo Comitê de Lutas da Ufam que a ADUA integra, em conjunto com o DCE e o Sintesam.

 

Entre os encaminhamentos estão a indicação do professor José Pio (Icomp) para coordenação do GT e do professor João Libardoni (FEFF) para vice-coordenação. Posteriormente será definidos o cronograma de reuniões e as ações do grupo. 

 

Os e as participantes solicitaram que, em uma próxima reunião, a prefeitura do campus e os responsáveis pela segurança da Ufam estejam presentes para expor como a atual situação.

 

Entre as sugestões está a realização de um diálogo com especialistas na área de segurança para que possa contribuir com o planejamento, considerando as especificidades de todos os campi.

 

Na avaliação do representante da ADUA na Comissão, professor Tomzé Costa, os(as) integrantes da comissão puderam manifestar as suas insatisfações como baixo orçamento, poucos agentes, iluminação precária e sugestões de aplicação de tecnologias que auxiliem na segurança, dentre outras situações.

 

"Todos foram unânimes em estar preocupados não só com o patrimônio, mas também com a segurança das pessoas que frequentam a universidade. Em Manaus, a área é extensa e tem vários problemas no seu entorno, que facilitam a insegurança das pessoas. Ressalto que a participação muito enfática da Polícia Militar deva ser feita na parte externa do campus. Se a polícia fizer uma boa segurança nessa área, já lhe cabe a responsabilidade devida. E a ADUA tem um posicionamento de ser contra a presença da Polícia Militar dentro do campus”, afirmou Tomzé.

 

O professor ressaltou que o desafio do GT é verificar como intensificar formas de segurança, não só patrimonial, mas das pessoas. “O grupo não deve ter a preocupação de quanto vai custar, mas sim em dizer o que será necessário para implementar uma verdadeira política de segurança. O orçamento será algo de preocupação posterior que caberá à Administração”.

 

A vice-presidente do DCE, Rita Vieira, enfatizou a necessidade de ser considerada a pluralidade e humanização no planejamento de segurança para que não ocorra repressão dentro da Ufam. “Eu penso que a gente vai buscar resultados de curto e médio prazos, porque nós vivemos num contexto de insegurança dentro e fora da universidade. E aqui esse grupo específico foi criado para essa tratativa. Então a partir de agora é seguir um cronograma e montar subgrupos de trabalho para que a gente possa contribuir com a construção desse projeto de políticas de segurança, que é inexistente ainda. Para o problema da insegurança fora da universidade, cabe cobrar do poder público”, disse.

 

 

Composição do GT

 

Conforme a Portaria nº 2.033 da Ufam, o GT é formado pelos(as) representantes da ADUA, respectivamente titular e suplente, Tomzé Costa e Jorge Barros; Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rita Vieira e Abel Pinheiro; Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Diego Squinello e Francisco Silva; Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Carlos Pereira e Maria Angélica Corrêa; Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Allan Rodrigues e Guilhermina Terra; Instituto de Computação (Icomp), José Pio e Frank Gomes; Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Rozana Galvão e José Barcellos; Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), Geone Corrêa e Naydson Aquino.

 

Também compõem o grupo representantes do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), Uatyla Lima e Edivã Silva; Faculdade de Tecnologia (FT), João Neto e Florindo Júnior; Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Katia Couto; Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), Daniel Hagra e Valcemir Costa; Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), Daniel Junior e Isabele Cavalcante; Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), João Libardoni e Tatiana Cruz; Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Diego Squinello e Roberto Rozário.

 

Fotos: Daisy Melo/Ascom ADUA 

 

Fonte: ADUA

 

Leia também:

 

Reunião para instalação de GT sobre segurança na Ufam ocorrerá dia 15

 

Comitê de Lutas da Ufam reivindica política de segurança permanente



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL