Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  26/02/2024


Arte & Resistência: O protagonismo da mulher na história



 

No mês de fevereiro algumas datas marcam a histórica luta das mulheres por justiça social, igualdade de gênero e reconhecimento. Enquanto no dia 11 é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência; o dia 12 lembra o martírio de Dorothy Stang; e no dia 24 a Conquista do Voto Feminino no Brasil.

 

É preciso fomentar o debate sobre gênero e divulgar a atuação das mulheres nos mais diversos campos, enfrentando situações onde o machismo persiste em existir e repercute na trajetória profissional e pessoal das mulheres que atuam em diferentes áreas, em uma luta cotidiana contra todo tipo de violência.

 

Confira uma seleção de materiais que contribuem no entendimento desse tema.

 

Leia: 

Feminismo em disputa: um estudo sobre o imaginário político das mulheres brasileiras

Autoras: Beatriz Della Costa, Camila Rocha e Esther Solano

Editora Boitempo / 2022.

A partir de uma pesquisa no Brasil, as autoras propõem um guia de ação política para conversas com mulheres de campos políticos diferentes, no sentido de encontrar valores básicos que as unam e se construa uma agenda em comum para todas. Prefaciado por Anielle Franco, a obra foi escrita em contexto de extremo embate, num período de um dos governos mais reacionários desde a redemocratização, o que gerou a urgente necessidade dessa abordagem.

 

Leia:

Cartas para minha avó

Autora: Djamila Ribeiro

Editora Companhia das Letras/2021

Por meio de cartas para sua saudosa avó Antônia, a filósofa Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência e dialoga sobre diversos temas que percorreram sua trajetória de vida, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e desafios da vida acadêmica. São relatos que  nos levam a debater sobre ancestralidade, feminismo e antirracismo, um feito possível a partir da cumplicidade entre avó e neta.

 

Assista:

Narrativas Docentes - Luta das Mulheres

Realização: ANDES-SN

YouTube do ANDES-SN/2022

Com 51 minutos de duração, o documentário busca visibilizar as trajetórias de militância das mulheres no movimento docente do ANDES-SN. Entre os temas que entram em diálogo no filme estão o machismo, a presença da mulher em cargos de diretoria, o racismo e o feminismo, assuntos debatidos por mulheres que participam ativamente da construção do sindicato. As gravações foram iniciadas em 2018 e finalizadas em 2022. Veja aqui. 

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL