Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  07/03/2024


Representantes de entidades visitarão movimentos para convidá-los a compor Fórum de Luta no AM



 

 

Atendendo à convocatória para construir um Fórum de Luta no Amazonas, representantes de entidades – sindicatos, partidos e movimentos sociais – se reuniram na tarde de quarta-feira (6) na ADUA e decidiram realizar visitas presenciais às sedes de outras organizações com o objetivo de convidá-las a compor o grupo. Outro encaminhamento foi, após a criação do Fórum, realizar uma plenária com todos os integrantes para conhecer mais profundamente a conjuntura e as reivindicações de cada uma delas.

 

Durante a reunião, cada um(a) dos(as) presentes expôs brevemente a realidade de sua categoria e suas demandas específicas. Também foi feita uma análise da conjuntura política nacional, considerando a necessidade de enfrentamento ao avanço da extrema direita, aos cortes de recursos para as áreas sociais, como Educação e Saúde, e a falta de atendimento do governo federal às reivindicações de reajuste salarial dos Servidores(as) Públicos(as). Foi unânime o entendimento de que a luta por conquistas sociais e trabalhistas, a defesa da democracia brasileira e o combate às opressões de mulheres, negros(as), comunidade LGBTQIAPN+ e indígenas são os pontos de união entre todos(as).

 

 

 

“As visitas às outras entidades são um esforço para que tenhamos reuniões mais representativas (…) se nós já tivemos algum avanço na educação pública brasileira deve-se a esses espaços coletivos baseados na diversidade, na pluralidade político-ideológica, nós temos diversas lutas em curso no nosso Estado e a possibilidade das conquistas é maior se estivermos juntos e juntas, a ideia é criarmos um programa que nos una na luta”, afirmou o presidente da ADUA, professor Jacob Paiva.

 

Conforme encaminhado no encontro desta quarta-feira, as visitas para convidar outros movimentos a integrarem o Fórum serão iniciadas já no dia 11 (segunda-feira). Outra definição foi o agendamento da próxima reunião das entidades para dar continuidade à construção do Fórum de Luta no Amazonas. O encontro será no dia 13 (quarta-feira), às 18h, no auditório do Sindipetro/AM, localizado no Centro de Manaus.

 

 

 

Estiveram presentes na reunião representantes da ADUA – Seção Sindical do ANDES-SN; Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica no Amazonas (Sinasefe/AM); Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho 11ª Região (SitraAM-RR); Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro/AM); Partido Socialismo e Liberdade – Diretório de Manaus (Psol/Manaus); Unidade Popular (UP); Associação Pós-graduandos da Universidade Federal do Amazonas (APG/Ufam); União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE/AM) e União da Juventude Socialista (UJS).

 

Também já participaram de reuniões anteriores e se comprometeram a compor o Fórum: o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep/AM); Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ufam).

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL