Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  11/03/2024


ADUA participa de atos do Dia de Luta das Mulheres em Manaus e Parintins



 

 

Docentes filiados(as) à ADUA, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participaram dos atos do Dia Internacional de Luta das Mulheres, no 8 de março, em Manaus e Parintins, onde há campi da instituição. Com faixas, cartazes, maracás e bandeiras, meninas, mulheres, seus filhos e companheiros foram às ruas pedir o respeito ao direito à Educação e o fim de todas as formas violência de gênero.

 

Em Parintins, nem a chuva parou as mulheres que se reuniram para protestar pela manhã na Praça da Liberdade, no Centro da cidade. Com música e poesia, docentes, estudantes do ICSEZ/Ufam, da UEA e do Ifam e integrantes de movimentos feministas marcaram a data, lembrando inclusive das mulheres palestinas assassinadas na Faixa de Gaza pelo governo de Israel.

 

 

Com o mote “8 de março fechado. A gente faz feriado”, o ato em Parintins também pedia atenção à demanda do movimento feminista local para transformar 8 de março em feriado municipal. A ADUA participou da manifestação sendo representada pela diretora Maria Eliane Vasconcelos. A atividade foi organizada pelos movimentos Articulação Parintins Cidadã, Coletivo Mulheres de Fibra da Amazônia, Associação do Movimento de Mulheres da Amazônia, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde, Marcha Mundial das Mulheres e Teia de Educação Ambiental e Interação em Agrofloresta.

 

Em Manaus, o ato das mulheres ocorreu no fim da tarde do dia 8 de março, no Centro de Manaus. Crianças, mulheres e homens marcharam em conjunto, saindo da Praça da Matriz em direção ao Largo São Sebastião. Mulheres indígenas levantaram seus maracás, dançaram e entoaram cântico. Outras mulheres empunharam faixas e cartazes para pedir o fim da violência, do feminicídio e de várias outras formas de opressão.

 

A presidente da Regional Norte 1 do ANDES-SN, professora Ana Lúcia Gomes, representou o Sindicato Nacional e a ADUA na atividade. Em sua fala, a docente falou sobre a importância da Educação para a emancipação de meninas e mulheres na sociedade brasileira estruturalmente machista e misógina.

 

Nenhuma a menos!

 

Nem presa nem morta!

 

Fotos: Daisy Melo/Ascom ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL