Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  19/03/2024


ADUA realizará ato contra a precarização do trabalho na UFAM no dia 22 de março



 

 

 

Como parte das deliberações da Assembleia Geral (AG) da ADUA de 15 de março de 2024, a Seção Sindical realizará um ato contra a precarização do trabalho na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) na sexta-feira (22 de março), no Bosque da Resistência, em frente à instituição de ensino. Com concentração às 8h, o protesto visa reunir docentes, Técnico-administrativos(as) em Educação (TAEs) e estudantes que desejam se manifestar contra as condições de trabalho e ensino resultantes dos sucessivos cortes nos orçamentos das Instituições Federais de Ensino Superior do país.

 

Durante a AG também ficou decidido mobilizar cada unidade acadêmica da universidade a produzir um dossiê com textos, fotos e vídeos sobre a precarização do trabalho docente na Ufam; realizar uma oficina de faixas e cartazes para o ato, no período da tarde do dia 21 (quinta-feira), na sede da ADUA, e entregar à reitoria o dossiê já produzido pelas(os) docentes do curso de Geologia, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Ufam.  

 

Em reunião com a Diretoria da ADUA (gestão 2022-2024) no dia 11 de março, docentes e estudantes do curso apresentaram uma série de problemas estruturais que vêm enfrentando. Entre as questões relatadas estiveram transportes sucateados para realização de trabalhos de campo; aparelhos de ar-condicionado inoperantes; cadeiras e pisos das salas de aulas quebrados; panes elétricas e falta de água. Os relatos evidenciaram a precarização do trabalho docente na Ufam e o impacto negativo no ensino, pesquisa e extensão.

 

Nesta reunião o presidente da ADUA, professor Jacob Paiva, indicou que as(os) professoras(es) e discentes elaborassem o dossiê sobre os problemas relatados para que fosse juntado às reivindicações de outras unidades e encaminhado à Administração Superior. Na ocasião, o dirigente destacou que a situação “é um reflexo dos sucessivos cortes nos orçamentos das instituições públicas de ensino que vem ocorrendo ao longo dos anos, o que promove o sucateamento das universidades, afeta as condições de trabalho e de ensino e gera adoecimento”.

 

No último Boletim n. 45, a ADUA denunciou que o orçamento da Ufam chegou, no ano de 2022, a um valor R$ 318 milhões inferior ao necessário, considerando a relação entre receita e número de matrículas na instituição em 2021. A reportagem da Seção Sindical teve como base os dados do estudo “Financiamento das Universidades Federais no Brasil entre 2010 e 2022: uma abordagem preliminar”, divulgado no dia 15 de fevereiro deste ano. O levantamento foi encomendado ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) pelo ANDES-SN.

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL