Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  01/04/2024


Jornada de Luta pelos Direitos das Mulheres debate "Democracia e Feminismo"



 

Com o tema “Não existe democracia sem o feminismo”, a última roda de conversa, no dia 27 de março (quarta-feira), apontou para a necessidade de olhar as singularidades das mulheres, considerar que as questões de classes permeiam suas lutas e que há uma urgência de que as pautas ultrapassem as fronteiras dos movimentos feministas.   A atividade encerrou a Jornada de Luta pelos Direitos das Mulheres da ADUA, construída em celebração e defesa dos direitos das mulheres.

 

O encontro ocorreu às 15h, presencialmente no auditório Professor Osvaldo Coelho, na sede da Seção Sindical, no campus da Ufam em Manaus, e remotamente pelo Google Meet.

 

As convidadas foram a representante do Movimento das Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam) e docente do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam), Daniele Gonzaga; a militante da Aliança Revolucionária das Trabalhadoras(es) e professora da Faculdade de Educação (Faced/Ufam), Gisele Costa, e a representante da União Brasileira de Mulheres, Doris Bastos.

 

Doris Bastos, da UBM, disse que o interesse do capitalismo neoliberal é que as mulheres não avancem na luta por seus direitos e que por isso é preciso ir além, falar para quem está fora dos movimentos sociais.

 

Partindo do entendimento de que as mulheres indígenas se enxergam como “corpo-território”, a docente Daniele Gonzaga afirmou que as mulheres indígenas têm suas vidas violentadas porque suas terras são objetos de disputas, e que sair de seus territórios é uma estratégia para conquista de direitos, mas que é preciso considerar suas culturas. “As mulheres têm a responsabilidade da manutenção da língua. Por outro lado, não sair dos territórios impõem outras questões e espaço paras violências”.

 

Não dá para falar das questões das mulheres sem falar do capital, das lutas de classe. Esse foi o olhar compartilhado pela professora Gisele Costa, que enfatizou a origem das conquistas dos direitos organização das mulheres trabalhadoras. “Feminismo não é a luta das mulheres contra os homens, é contra uma das ideologias que embasa o massacre contra as mulheres”.

 

 

Após a roda de conversa foi realizada a Quarta Cultural “Meu corpo, minha lei”, com a participação da cantora Simone Ávila, fechando a jornada com música, dança e mensagem de força e esperança.

 

A jornada teve início no dia 8 de março com o ato no Centro de Manaus e contou ainda com a realização de duas outras rodas de conversa em março: "Violência Política de Gênero na Ufam", no dia 15, e “Assédios na Ufam e a Institucionalização de práticas machistas nos espaços universitários”, no dia 22. A gravação das três rodas de conversas estão disponíveis no canal da ADUA no YouTube.

 

 

Fotos: Daisy Melo/ Ascom ADUA

Fonte: ADUA

 

Leia também: 

 

“Mãe Terra é mulher e sofre assédio cotidianamente”, diz indígena Tukano em roda de conversa da ADUA

 

Mulheres trocam experiências sobre Violência Política de Gênero na Ufam em Jornada de Luta da ADUA

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL