Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  15/04/2024


Jornada de Lutas contra reajuste de 0% em 2024 inicia na terça-feira (16 de abril)



 

Considerando a manutenção da decisão do governo de NÃO reajustar o salário, inicia nesta terça-feira (16 de abril) a Jornada de Lutas e Marcha a Brasília das(os) Servidoras(es) Públicos(as) Federais (SPFs). As atividades foram convocadas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e têm adesão do ANDES-SN.

 

Na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), em 10 de abril, o governo manteve o posicionamento de NÃO conceder recomposição salarial neste ano às(aos) servidoras(es) públicas(os) federais (SPFs) e ainda propôs que os reajustes propostos pelo Executivo para 2025 (4,5%) e 2026 (4,5%) serão remetidos para o debate das mesas específicas.

 

“Tivemos ainda, durante a reunião, um ato de chantagem e ataque ao direito legítimo de organização de trabalhadoras(es) quando o governo afirmou que suspenderia as negociações caso houvesse greve ou mesmo paralisações parciais durantes as negociações. Por pressão das entidades sindicais, o governo acabou tirando esse último ponto da proposta enviada por escrito”, narrou o ANDES-SN, acrescentando que os fatos reforçaram a leitura de que o governo não quer avançar nas negociações e que as mobilizações e a greve levaram, pelo menos, à marcação das reuniões.

 

Diante dessa conjuntura, a luta das(os) SPFs ganhou força: técnico-administrativas(os) base da Fasubra estão em greve em mais de 54 instituições de ensino; além de servidoras(es) do Sinasefe e do ANDES-SN. Diante do descaso do governo, o objetivo é intensificar a mobilização e a Jornada de Lutas está entre as atividades que visam fortalecer a unidade com o conjunto do funcionalismo público federal e disputar o fundo público, combatendo a política de austeridade do governo federal (arcabouço fiscal).

 

Programação

 

O dia 16 será marcado por uma audiência pública para debater as mobilizações e paralisações das(os) técnico-administrativas(os) de universidades e institutos federais na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, às 16h (horário do Distrito Federal).

 

No dia 17, as(os) SPFs farão uma marcha em Brasília, com concentração às 9h em frente à Catedral, com saída em direção ao bloco K do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Caravanas de diversos estados do Brasil irão participar. Já no dia 18, as(os) representantes das categorias realizarão atividades de mobilização específicas pela reestruturação das carreiras.

 

Todo apoio às categorias em greve!

 

0% de reajuste não dá!

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL