Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  03/01/2020


Brasileiros se mostram contrários a privatização da educação



 

 

Um levantamento divulgado pelo instituto de pesquisas do Grupo Folha (Datafolha) revelou que a maior parte da população brasileira prefere uma educação pública, gratuita e de qualidade, desde a creche até a universidade, ao invés de privatizá-la.

 


Segundo o levantamento, 70% dos entrevistados defendem a gratuidade universal (independentemente das condições financeiras de cada cidadão) nas creches, 79% no ensino fundamental e médio e 67% no ensino superior.

 


O apoio à oferta de educação universal gratuita é majoritário em todos os recortes do levantamento: cor, gênero, escolaridade, idade, ocupação, região, religião, renda, porte do município, partido de preferência e autoclassificação política. A pesquisa indica que a parcela de brasileiros que considera que a educação só deve ser gratuita para quem não pode pagar varia de 18% no caso do ensino fundamental para 29% no ensino superior.

 


Ataques à educação

 


Durante seu primeiro ano de mandato, o governo Bolsonaro ficou marcado pelos ataques à educação. A Constituição estabelece a “gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais” como um dos princípios do ensino brasileiro, contudo, além do governo querer impor o projeto “Future-se”, Bolsonaro tem interferido na nomeação de reitores em universidades públicas, o que gerou inclusive uma manifestação de repúdio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

 


Projetos como o Escola Sem Partido, chamado pela oposição do governo de “Escola com Mordaça”, e a militarização das escolas são também graves ataques à Educação, com o objetivo de acabar com o pensamento crítico e democrático nas escolas e com a liberdade de cátedra de professores.

 


Contra esses e outros ataques, a juventude e trabalhadores da Educação foram protagonistas das maiores manifestações no país este ano, como as ocorridas nos dias 15 e 30 de maio de 2019. “Bolsonaro é inimigo da Educação. Seu desprezo ao conhecimento e às liberdades democráticas representam grave ameaça à educação pública, sem contar os planos do ministro Paulo Guedes de tirar da Constituição a exigência de investimentos mínimos em saúde e educação e os ataques aos servidores públicos previstos na reforma administrativa”, alerta a dirigente da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Joaninha Oliveira.

 

 

“A pesquisa do Datafolha confirma o que as lutas já demonstram: a população não aceita a política privatista e destruidora deste governo, que precisa ser derrotado nas ruas e nas lutas. Precisamos começar 2020 preparando a retomada de um amplo processo de lutas e realizar um grande dia nacional de lutas no dia 18 de março, como foi aprovado por entidades do funcionalismo das três esferas, principalmente por entidades do setor da Educação, e assumido pelas centrais sindicais. Vamos à luta em defesa da Educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou Joaninha.

 


Fonte: CSP-Conlutas com edição da ADUA-SSind



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL