Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  08/04/2020


Nota da ADUA sobre a exigência de trabalho remoto e/ou EaD na UFAM



Professores e professoras da Ufam,

 

Nos últimos dias chegaram ao conhecimento da diretoria da ADUA várias dúvidas sobre a Instrução Normativa 001 da Progesp. Inicialmente, é necessário frisar que a Portaria 703 estabelece a suspensão do calendário acadêmico do primeiro e segundo semestre de 2020, suspende por prazo indeterminado, a partir de 31 de março, todas as atividades administrativas presenciais bem como as atividades acadêmicas de graduação presenciais ou não presenciais e destaca que as pró-reitorias orientem como serão suas atividades de forma remota enquanto durar o período de combate ao Covid-19.

 

Ou seja, em momento algum determina a fiscalização do trabalho docente para a criação de instrumentos extras que não tenham sido definidos pelo Conselho Superior da Ufam de acordo com o princípio da autonomia universitária. Consideramos que a portaria do reitor ad referedum do Consuni é bem clara: resguarda professores e professoras de possíveis intransigências de chefias imediatas com exigências de atividades pedagógicas virtuais, preenchimento de formulários não definidos em resoluções etc.

 

Por isso, questionamos: quais os objetivos da criação destes instrumentos? Pretendem controlar a vida de professores e professoras em tempos de pandemia? Não é suficiente os tempos difíceis que estamos atravessando? O objetivo seria colocar falta e corte de salário? Sem dúvida, este último faria a alegria dos ultraliberais como Guedes, mas lembremos que nem o Congresso até agora teve essa coragem.

 

A prioridade das universidades deve estar centralizada no combate a pandemia como até agora a UFAM o tem feito com as múltiplas atividades realizadas desde a criação do Comitê de Combate ao Covid-19 e seus subcomitês nos institutos e amplamente divulgadas no site da universidade.

 

Vamos aproveitar esse período para repensarmos o sentido da universidade. Conversamos com nossos e nossas colegas sobre a serviço de quem a universidade deve estar. Queremos uma universidade empresarial ou uma universidade aos serviços da grande maioria da população brasileira. Vamos participar de atividades lúdicas e de discussão de temas importantes e não sobre a elaboração de instrumentos de controle e fiscalização do trabalho docente.

 

Por isso, a ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN propõe a todos os professores e a todas as professoras que não se submetam às estratégias de controle e fiscalização do trabalho docente. Fiquemos em casa. A vida acima do lucro!   

 

Diretoria da ADUA

8 de abril de 2020



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL