Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Construção do III ENE é debatida em reunião do Conedep



Data: 08/08/2018

O ANDES-SN divulgou o relatório da Reunião da Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep). O encontro ocorreu nos dias 20 e 21 de julho, das 10h às 17, em Brasília (DF). Além dos informes, a reunião resultou em alguns encaminhamentos e discussões, principalmente sobre a construção do III Encontro Nacional de Educação (ENE), que irá ocorrer em abril de 2019.

Os jornalistas Carlos Eduardo e Renata Mafezolli do ANDES-SN participaram da reunião repassaram os seguintes informes que será feito um novo blog que incorporará os conteúdos do I e II ENE e que terá um link para os conteúdos do III ENE com o seguinte endereço:www.encontronacionaldecomunicacao.org.br. Também será criado um e-mail (imprensaene@gmail.com) para receber as demandas referentes à imprensa e também para as pessoas enviarem as informações sobre os encontros regionais. Já a arte do cartaz foi aprovada, bem como a logo da Conedep.

A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) informou que está se organizando para participar tanto da construção do III ENE como da Frente Nacional Escola sem Mordaça.

Os participantes da reunião se debruçaram sobre o documento orientador dos encontros preparatórios regionais e/ou estaduais para o III ENE. O documento resgata o histórico das lutas em defesa da educação pública desde a década de 1980, dos I e II ENE, trazendo os eixos trabalhados e as sínteses dos documentos finais dos dois encontros.

Os desafios para o III ENE traz a necessidade da rearticulação de todos os setores que defenderam e defendem historicamente a educação pública, gratuita, laica de qualidade social, classista, democrática para avançar na construção do Sistema Nacional de Educação e se contrapor à hegemonia dos setores mercantis e privatistas da educação.

Os representantes afirmaram ser necessário e urgente concentrar esforços na construção dos Encontros Preparatórios Estaduais e/ou Regionais que culminarão com o III ENE, tendo em vista a análise crítica e atualização do Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira, a partir dos diagnósticos elaborados pelas etapas preparatórias.

A maior parte da reunião nos dois dias foi consumida pela leitura e pelo ajuste do Documento Orientador, o qual será encaminhado, primeiramente, para as entidades nacionais para avaliação. Em seguida, será divulgado. Algumas outras questões serão encaminhadas para a próxima reunião, conforme convocatória que será encaminhada o mais rápido possível.

Outros temas

Entre os informes da reunião estiveram a realização da reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, em São Paulo. Na ocasião, irá ocorrer uma mesa sobre Educação.

O ANDES-SN informou sobre a realização de uma reunião da Frente Nacional Escola sem Mordaça nos dias 11 e 12 de julho, por ocasião da votação na Comissão Especial da Câmara dos Deputados do projeto nº 7180/2014 (Escola sem Partido), que acabou sendo suspensa sem nova data agendada ainda.  A Frente discutiu a necessidade de manter-se alerta a respeito da tramitação do projeto e traçou algumas ações de combate ao referido projeto.

Outro informe do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) foi sobre a realização do 2º Seminário Nacional “O trabalho do/a assistente social na política de assistência social”, em Fortaleza (CE), nos dia 01 e 02/08/2018 realizado pelo CFESS e Conselho Regional de Serviço Social do Ceará (CRESS-CE).

Entre os termos dos informes dos Estados estiveram os da Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública de Santa Catarina, que informou sobre a etapa estadual preparatória de Santa Catarina do III ENE, que reuniu cerca 227 pessoas das 402 inscritas. Os representantes entregaram relatório impresso do evento contendo todas as informações.

Com informações do ANDES-SN

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL