Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




ANDES divulga bibliografia para o Curso Nacional de Formação Política e Sindical 2018



Data: 11/09/2018

Em complementação à Circular nº 249/18, que convocou o Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN 2018, intitulado “Universidade, Trabalho e Movimento Docente”, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou, por meio da Circular nº 293/18, a bibliografia recomendada, as ementas e os detalhes do local de realização do evento. 

O curso será sediado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Campus do Canela – Vale do Canela, no Auditório da Faculdade de Educação (Faced), em Salvador (BA). A atividade inicia nesta sexta-feira (14) e segue até o próximo domingo (16).

Confira:

Tema: “Desafios do sindicalismo diante das transformações no mundo do trabalho”, para o qual estamos sugerindo a seguinte ementa: Trabalhar o conceito ontológico do trabalho e sua apropriação na sociedade capitalista. As transformações no mundo do trabalho impulsionadas pelas crises cíclicas do capital. O desenvolvimento desigual e combinado e os impactos no mundo do trabalho no Brasil e na América Latina. O ideário da globalização no capitalismo – o processo de mundialização do capital e as refrações nas relações sociais. O papel do sindicato frente à heteronomia do Estado burguês. A intensificação da crise capitalista a partir dos anos 1990 e as recentes transformações no mundo do trabalho como terceirização, trabalho doméstico, reforma trabalhista, etc., e os impactos para a organização do(a)s trabalhadore(a)s e para o sindicalismo.

Bibliografia

KREIN, José Dari e Dias, Hugo - Os Caminhos do Sindicalismo nos Anos 2000; 2004– (Disponível em: https://goo.gl/gYQMmR)
DRUCK, Graça - Trabalho, Precarização e Resistências: novos e velhos desafios?; 2011-(Disponível em: https://goo.gl/d45H7T)
KREIN, José Dari, GIMENEZ, Denis Maracci, DOS SANTOS, Anselmo Luis - Dimensões críticas da reforma trabalhista no Brasil; SP/2018 – (capítulo 5, p.156-182): Flexibilização na lei e na prática:  o impacto da reforma trabalhista  sobre o movimento sindical. (Disponível em: https://goo.gl/V7F638 )
BOITO JR. Armando - Classe Média e Sindicalismo: Revista Ciências do Trabalho - Nº 8 , Agosto De 2017 -(Disponível em: https://goo.gl/2gugoX)
DRUCK, Graça – A metamorfose das classes sociais no capitalismo contemporâneo: algumas reflexões (Artigo aceito para publicação na Revista em Pauta – UERJ, dossiê temático "200 anos de Karl Marx: seu legado teórico e político")  - 2018- (Disponível em: https://goo.gl/D6gEWS)
 
Tema: “Movimento docente: da ANDES para o ANDES-SN”, para o qual estamos sugerindo a seguinte ementa: A organização da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior desde sua origem. Demandas e necessidade da organização do(a)s/ docentes do ensino superior. A conquista da organização sindical do funcionalismo público a partir da Constituição Federal de 1988. Os principais desafios organizativos e a relação da/do ANDES com o novo sindicalismo. Construção do projeto de Universidade e dos princípios do sindicato nacional. A organização do ANDES-SN e sua articulação com a luta mais geral da classe trabalhadora, da CUT à CSP-Conlutas. Os desafios atuais para o sindicalismo autônomo, democrático e de base.

Bibliografia

Estatuto do ANDES-SN - atualizado e consolidado até o 37º Congresso, Salvador, 2018 – (Disponível em: https://goo.gl/2LsXUc)
ANDES-SN 30 ANOS – Sindicato de Base, Democrático e de Luta – Uberlândia , 2011. (Disponível em: https://goo.gl/9A6FhW)
Caderno do ANDES-SN nº 2: Proposta do Andes-SN para a Universidade Brasileira,  4ª Edição, atualizada e revisada,  Brasília/DF  -Janeiro/2013 ( Disponível em: https://goo.gl/VkH7t3)

Tema: “Organização do(a)s trabalhadore(a)s, sindicatos e luta de classes”, para o qual estamos sugerindo a seguinte ementa: O conceito de luta de classes na teoria crítica. Origem do sindicalismo no Brasil e suas principais influências. A história da organização do(a)s trabalhadore(a)s brasileiro(a)s e as principais expressões da organização coletiva: centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais e populares. Os desafios e as polêmicas do debate entre conquista de direitos, reformas e revolução. O debate contemporâneo sobre a organização do(a)s trabalhadore(a)s e os desafios para sua reorganização. As transformações no mundo do trabalho. A universidade como organização social e as contrarreformas. As formas de enfrentamento e organização social. Heterogeneidade da classe trabalhadora e a importância do sindicato como instituição social.

Bibliografia

ANTUNES, Ricardo  e  SILVA, Jair Batista da. PARA ONDE FORAM OS SINDICATOS? Do sindicalismo de confronto ao sindicalismo negocial. Cad. CRH [online]. 2015, vol.28, n.75, pp.511-527. ISSN 0103-4979. Disponível em https://goo.gl/9WZn4t]
 
IASI, Mauro Luis – ENSAIOS SOBRE A CONSCIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO Expressão Popular, 2007. , Cap. 5.

MATTOS, Marcelo Badaró - Classes Sociais e Luta de Classes: a atualidade de um debate conceitual. (Disponível em: https://goo.gl/W88m3j)

Com informações do ANDES-SN

Fonte: ADUA


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL