Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Professores da Uneb realizam ato público e lançamento de campanha de respeito à universidade



Data: 27/09/2018

Um dia de mobilização e debates sobre a importância social da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), os problemas da categoria docente, da universidade pública e a defesa da democracia. Tudo com um grande Caruru ao pôr do Sol. Assim a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) lançará, nesta quinta-feira (27), no campus de Salvador, a campanha “Nos Respeite!”.

A proposta é a integração da comunidade acadêmica, com a participação de servidores, técnicos e estudantes, por isso, as aulas não serão paralisadas. A atividade integra o Dia Nacional de Lutas das Universidades Estaduais e Municipais. As demais universidades estaduais baianas também participarão do Dia de Lutas.

Na Uneb de Salvador a mobilização começou às 7h, com panfletagem nos portões da universidade. Será realizado um ato público, momento em que os docentes, com camisas temáticas, bandeiras, faixas e carro de som, em frente à Uneb, defenderão o respeito à categoria e à universidade, com garantia de maior orçamento, carreira, salário e a autonomia universitária.

Outras atividades também mobilizarão a comunidade acadêmica durante todo o dia, a exemplo de passagens em salas de aula e do Momento Democracia, em que ocorrerão bate-papos na entrada dos departamentos. A programação também prevê, a partir das 17h, apresentações artísticas no Sarau da Democracia, que virão acompanhadas do "Caruru Nos Respeite", em frente ao teatro da Uneb.

Atividades de mobilização também serão organizadas pelo Movimento Docente (MD) da Uneb em vários campi do interior.

Nos Respeite!

A campanha “Nos Respeite!” tem como objetivo a defesa da categoria docente, da educação pública superior e da valorização da Uneb. Segundo a coordenadora da Aduneb, Ronalda Barreto, a universidade passa por forte contingenciamento orçamentário. Até o mês de maio apenas 47,88% das concessões previstas para o período haviam sido liberadas pelo governo estadual. Em julho, mais 15,59% do valor de concessão orçamentária ficou retido pelos gestores do estado.

A Uneb é pioneira na interiorização da educação pública superior no estado. De acordo com o Anuário 2017 da universidade, são 263 grupos de pesquisa, 120 cursos de graduação, mais de 27 mil estudantes, quase 2,3 mil docentes, com ações de extensão em quase 80% dos municípios baianos.

Fonte: CSP-Conlutas




Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL