Whatsapp

Viva Melhor


   




SBPC no Amazonas lança “Carta das Ciências do Amazonas” nesta sexta-feira



Data: 18/10/2018

Pelo desenvolvimento científico ético e comprometido, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Amazonas irá lançar a “Carta das Ciências do Amazonas” na próxima sexta-feira (19), em Manaus. Produzido pela comunidade científica e membros da sociedade civil organizada durante Reunião Aberta “Qual o futuro da ciência no Amazonas?”, o documentado foi fomentado com o intuito de ser apresentado aos candidatos ao legislativo e executivo nas eleições de 2018 e de pressionar os candidatos eleitos.

O lançamento da Carta irá ocorrer durante o evento “30 anos de Constituição Federal: Uma conquista necessária para o futuro democrático no Brasil”, às 18h, no Museu da Amazônia (Musa), no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus. O debate é uma chamada da SBPC nacional, que completou 70 anos em 2018.

A Reunião Aberta “Qual o Futuro da Ciência no Amazonas” foi realizada no dia 14 de junho deste ano, na capital amazonense, além de seminários em Parintins e Tabatinga. Cada uma dessas cidades apresentou uma carta, a partir das discussões realizadas localmente. As reuniões congregaram movimentos sociais, ONGs, representantes de instituições de pesquisa do Estado, universidades, professores, amigos da ciência, movimentos sociais e representações indígenas.

Durante esses encontros, foram realizados mesas redondas e discussões em Grupos de Trabalhos (GTs), que culminaram com a produção da “Carta das Ciências do Amazonas” com cinco principais recomendações:


1.    1. Priorização da ciência no plano de governo do Estado do Amazonas;

2.    2. Fortalecimento do acesso à ciência na educação de base;

3.    3. Expansão da divulgação da ciência;

4.    4. Ciência como subsídio para fortalecimento de políticas públicas;

5.    5. Desenvolvimento tecnológico e inovação em sociobiodiversidade.

Confira a Carta na íntegra aqui.

Foto: Fernanda Farias/Ascom Inpa

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:


aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL