Whatsapp

Viva Melhor


   




ADUA-SSind. realizará exposição sobre 40 anos da entidade no 38º Congresso do ANDES-SN



Data: 22/01/2019

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA-SSind.) irá realizar uma exposição sobre os 40 anos da entidade durante o 38º Congresso do ANDES-SN. A mostra terá quatro banners com fotografias e textos que contarão a história do Sindicato desde a sua fundação até os dias de hoje. A ser exposto no encontro que ocorre de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, em Belém (PA), o material é de organização do grupo responsável pelo Acervo Documental e do Centro de Memória Online e Físico “Memórias Militantes” da ADUA-SSind.

A história de luta do sindicato por uma educação pública, gratuita e de qualidade estará estampada em dois banners expostos no Congresso. Os cartazes mostram a trajetória da entidade, considerando o contexto social, político e econômico local e nacional. O material é organizado por décadas (1979-1989; 1989 – 1999; 1999 – 2009; e 2009 – 2019).

Outro banner a ser exposto durante Congresso contará a luta dos e das docentes da Ufam por uma sede própria. No início, ainda como associação, a ADUA-SSind. utilizou, para a realização de reuniões, salas alugadas e o auditório Doutor Zerbini, na Faculdade de Ciências da Saúde, no bairro Praça 14 de Janeiro. O cartaz trará como curiosidade que esse espaço cedido por quatro meses acabou sendo usado pela entidade por 20 anos. Com o pedido da reitoria de retirada da ADUA-SSind. do local, em 1984, a sede foi transferida para o Japiim, bairro próximo a Universidade. Em 2005, é fixado um acordo para concessão de espaço dentro da Ufam, onde foi construída e inaugurada, no ano seguinte, a atual sede da entidade. 

Mais um banner previsto para exposição no 38º Congresso  irá mostrar a preparação para a comemoração das quatro décadas de existência do sindicato. Entre os preparativos estão a confecção do calendário 2019 temático; o concurso cultural “40 Anos ADUA”, que escolheu o novo selo representativo da identidade visual do aniversário do sindicato; e a execução do trabalho, iniciado em outubro de 2018, do Acervo Documental e do Centro de Memória Online e Físico “Memórias Militantes”, que tem objetivo de preservar as memórias dos 40 anos de luta do Sindicato, e a evolução do selos comemorativos do sindicato ao longo dos anos. O material foi organizado pela coordenadora do Acervo e mestre em História, Rafaela Bastos.

Com tema "Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95", o Congresso terá a participação da delegação da ADUA-SSind. Integram a comitiva os professores e professoras Alcimar Oliveira, Aldair Andrade, Ana Cristina Martins, Ana Lúcia Gomes, Jacob Paiva, Luiz Fernando Souza, Marcelo Seráfico e Marcelo Vallina, como delegados e delegadas, os/as docentes Amazoneida Sá, Danielle Gonzaga, Elciclei Faria, Grace Anne Andrade, Hamida Assunção, Jarliane Ferreira, Jorge Barros, Maria Audirene Cordeiro, Roberta Andrade e Sandro Simas, como observadores e observadoras.

Fonte: ADUA-SSind.


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:


aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL