Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Capitalistas de Davos: Os ricos estão ficando mais ricos



Data: 25/01/2019

Encerra nesta sexta-feira (25) o Fórum Econômico Mundial de Davos. O evento, iniciado no último dia 22, discute as questões econômicas mundiais do momento. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) realizou seu primeiro discurso em atividade internacional na abertura do encontro, utilizando seis dos 45 minutos que são permitidos aos convidados. Um dos destaques em sua fala diz respeito aos planos de realizar negócios com o mundo. Sem entrar em detalhes, falou sobre o meio ambiente e sustentabilidade.

Não à toa o presidente preferiu dar destaque à disposição de seu governo em negociar com o mundo as riquezas nacionais. O encontro em Davos reúne os principais líderes empresariais e políticos do mundo e é local para se firmar as posições políticas conforme a ordem do capitalismo. Essa análise é colocada em nota publicada pela Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas.

Na nota, a organização, que reúne diversas entidades sindicais e populares do mundo inteiro, expõe dados de pesquisa realizada pela Oxfam sobre a desigualdade social e a pobreza consequentes da concentração de dinheiro nas mãos de poucos bilionários capitalistas.

O que ocorre em Davos, é um acerto entre os ricos para que fiquemos cada vez mais pobres. A CSP-Conlutas faz parte da Rede Sindical Internacional e apoia seu posicionamento político nesse momento em que resistimos aos ataques e à retirada de direitos de trabalhadoras e trabalhadores no mundo. Nossa luta é internacional!

Confira a nota na íntegra:

São eles os que nos roubam: os ricos estão ficando mais ricos!

As desigualdades estão crescendo. Um relatório recente da Oxfam [organização que ameniza impactos de guerras, pobreza e desastres naturais aos povos] nos lembra: em 2018, 26 bilionários concentraram tanto dinheiro quanto metade da população mundial!

O homem mais rico do mundo e dono da Amazon, Jeff Bezos, possui 122 bilhões de dólares. Conforme a Oxfam corretamente aponta, “o orçamento para a saúde na Etiópia é equivalente a 1% da fortuna de Bezos”.

A riqueza dos bilionários do mundo aumentou em 900 milhões de dólares no ano passado, o que significa um aumento de 2.500 milhões por dia. Enquanto a quantidade de dinheiro que tem a metade mais pobre da população mundial caiu 11%.

E são essas pessoas e uma parte de seus serviçais que estão atualmente se reunindo no Fórum de Davos.

Esses números são apenas um exemplo da situação. A realidade é que hoje há milhões de pessoas morrendo de fome, vivendo o horror de guerras, no exílio, sob exploração, sofrendo com o ódio.

E nós também sofremos humilhações diárias no trabalho, demissões em massa, racismo, machismo. Essa é a ordem do capitalismo!

As organizações da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas reafirmam a importância de um sindicalismo internacionalista.

Vamos nos unir e fortalecer essa rede com todas e todos que querem se organizar para avançar por aqueles que produzem riqueza e estabelecer assim as bases de uma sociedade cujo objetivo é a satisfação das necessidades de todas e todos.

Fonte: CSP-Conlutas



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL