Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Presidente do Inep vai revisar Enem antes da aplicação da prova



Data: 28/01/2019

Marcus Vinícius Rodrigues tomou posse na última quinta-feira (24) como presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na cerimônia, ele afirmou que irá revisar a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) antes de sua aplicação para evitar “posturas ideológicas” nas questões. Ele também disse que vai estudar a possibilidade de enviar a prova ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). A cerimônia ficou marcada pelos elogios de Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da Educação, à ditadura empresarial-militar brasileira (1964-1985).

O presidente do Inep afirmou que vai revisar todas as questões do Enem. “Sem dúvida, uma dessas medidas [vai ser] analisar todo o banco de questões que nós temos, fazer com que esse banco de questões tenha uma postura não ideológica, fazer com que esse banco de questões priorize o que realmente é necessário: medir o conhecimento, respeitar as nossas crianças, respeitar os nossos adolescentes”, disse. Ele acrescentou que quer enviá-las também ao presidente Jair Bolsonaro. Marcus Vinícius declarou ainda que sua revisão não ferirá o sigilo da prova, apesar de não ser de praxe do Inep.

O novo presidente do Inep é ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em seu discurso, ressaltou que é necessário resgatar os valores da pátria e da família. Ele também disse que o Brasil necessita de uma nova escola com "resistência a ideologias e crenças inadequadas ou inconsequentes".

Ministro elogia ditadura

Como já fazia em seu blog, o ministro da Educação resolveu defender publicamente a ditadura empresarial-militar durante a cerimônia. Ricardo Vélez Rodríguez disse que "nós estamos vivendo um ciclo a partir de 1946 em que alguns momentos são de volta ao esquema centralizador, como é o ciclo de 1964-85, que foi querido pela sociedade brasileira". "Os militares não caíram de Marte: eles foram chamados pela sociedade brasileira para corrigirem, como uma espécie de poder moderador, os rumos enviesados pelos que tinham enveredado a República", completou.

Foto: EBC

Fontes: ANDES-SN com informações de Agência Brasil e G1


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL