Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Fórum de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas terá participação do ANDES-SN



Data: 14/02/2019

O Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas será lançado na próxima terça-feira (19). O espaço tem como objetivo a construção de uma ampla unidade para lutar contra os ataques à classe trabalhadora. O ANDES-SN será uma das entidades participantes do Fórum, além de movimentos sociais, sindicais, estudantis e organizações políticas da cidade e do campo.

A participação no encontro é uma deliberação do 38º Congresso Sindicato Nacional, que ocorreu de 28 de janeiro a 2 de fevereiro em Belém (PA). O presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves, lembra que na edição 36º do congresso, os docentes deliberaram que a entidade deveria contribuir no processo de reorganização da classe. “Conseguimos avançar nesse processo para a composição de uma frente, que se reuniu por cinco vezes em São Paulo, na sede da Apeoesp. Foi decidido que essa frente passaria a chamar Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas”, comenta.

O Fórum elaborou um manifesto que está aberto a adesões. “As entidades nacionais estão sendo convidadas a assinar o manifesto, mas as locais que queiram contribuir também podem aderir . A ideia é que nos estados haja uma replicação de fóruns como esse  - de mesmo nome ou não – mas com a mesma discussão política”, explica Gonçalves, que ressaltou, ainda, que as seções sindicais devem participar dos fóruns.

O presidente do ANDES-SN reforçou o caráter de ampla unidade no Fórum. “A ideia é a avançarmos nesse processo. A avaliação é que esse pode ser um espaço em que possamos avançar efetivamente na unidade de ação. Neste momento, unidade de ação para derrotar a Reforma da Previdência e todos os ataques anunciados pelo governo. E, que no futuro, possa ser um espaço também que contribua no processo de reorganização da classe trabalhadora”, avalia.

Na quarta-feira (13), a diretoria do ANDES-SN enviou a circular 20/2019. No documento, ressalta a importância das seções sindicais se empenharem para participar das atividades que ocorrerão em São Paulo na próxima semana. Além do lançamento do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas no dia 19, ocorrerá a Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora contra a reforma da Previdência, no dia 20.

Manifesto

O Manifesto por Direitos e Liberdades Democráticas é composto por onze eixos, como a defesa dos direitos trabalhistas e o posicionamento contrário ao fim do Ministério do Trabalho. A defesa da Previdência Pública e universal e a luta contra reforma da Previdência também estão na pauta. Compõem, ainda, o manifesto as defesas da Educação e da Saúde Públicas gratuitas e de qualidade e das Liberdades Democráticas.  O Fórum também luta pela Reforma Urbana e Agrária, em defesa da política de igualdade racial, de gênero e respeito às diversidades sexuais.

Outros eixos presentes são a luta contra a criminalização dos movimentos sociais, pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, em defesa do emprego, salário e moradia. A defesa do setor público estatal e a luta contra as privatizações também estão no manifesto. Por último, o Fórum se posiciona pela liberdade de ensinar e de aprender, em defesa da autonomia das instituições de ensino públicas.

Antonio Gonçalves reforçou que as adesões de entidades, organizações, movimentos sociais, populares e de juventudes ao Manifesto podem ser enviadas para secretaria@andes.org.br até às 10h do dia 18 de fevereiro.  

Leia o Manifesto na íntegra aqui.

Programação

Dia 19

Lançamento do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas

Local: Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP)

Endereço: Praça da República, 282, São Paulo (SP)

Horário: 19h

Dia 20

Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora contra a reforma da Previdência (organizada pelas Centrais Sindicais)

Local: Praça da Sé, São Paulo (SP)

Horário: 10h

Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA-SSind.



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL