Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Reitor da UFF revoga portaria para assessoria militar



Data: 20/02/2019

Após mobilização da comunidade acadêmica, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) revogou a portaria que instituía uma "assessoria militar" dentro da Reitoria.  Publicada no último dia 12, a normativa criava uma assessoria “para fins de articulação e cooperação com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas”.

Para a presidente da Associação dos Docentes da UFF (Aduff Seção Sindical), Marina Tedesco, a revogação da portaria é fruto da pressão do movimento. “Houve uma mobilização grande na comunidade acadêmica, com muitas manifestações dos três segmentos. Com certeza, a revogação é fruto dessa mobilização, pois [a revogação] não era o que estava no horizonte da reitoria num primeiro momento”, comentou.

Segundo Marina, em reunião com a seção sindical na última sexta-feira (15), o reitor Antonio da Nóbrega disse que não considerava revogar a publicação. Na ocasião, ele teria afirmado ainda que a portaria seria apenas para formalizar um processo já existente na universidade. Informou também que visava prospectar projetos que fossem de interesse das instituições envolvidas e mostrar uma disposição institucional de diálogo com o governo.

“Ficamos satisfeitos, porque o reitor demonstrou ouvir a comunidade universitária, que, se necessário, é capaz de rever suas posições para contemplar essa comunidade”, afirmou a presidente da Aduff SSind. “A Democracia e a UFF, como um todo, saem ganhando com a revogação dessa portaria”, completou.

Portaria

A UFF divulgou, no último dia 12, em seu boletim de serviço uma portaria que criava uma assessoria ao gabinete da Reitoria. O objetivo era prospectar oportunidades e promover articulação e cooperação entre a universidade, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas do Brasil.

A publicação da portaria, que previa assessoria de militares na reitoria, surpreendeu a comunidade acadêmica da UFF e repercutiu de forma negativa. No dia, a diretoria da Aduff SSind. se reuniu com o reitor Antonio da Nóbrega para pedir esclarecimento acerca da decisão. Os docentes criticaram a instituição da assessoria na reitoria, algo nada usual na universidade.

Nóbrega teria argumentado que a criação da assessoria seria apenas para institucionalizar parcerias com setores das Forças Armadas que já ocorrem na UFF. Além disso, teria como objetivo “dar transparência a esse processo e buscar fontes de financiamento e captação de recursos”.

Os diretores da Aduff SSind. ressaltaram o significado político e simbólico de uma medida como essa diante da atual conjuntura política. “Não estamos dizendo que a Reitoria não deva buscar se relacionar com o governo que foi eleito, mas achamos que a forma usada não deveria ser a escolhida pela Reitoria”, disse Marina Tedesco.

Ainda na sexta-feira (15), a Aduff-SSind divulgou também uma nota na qual reiterou a defesa da revogação da portaria. Confira o documento aqui

Foto: Luiz Fernando Nabuco / Aduff SSind.

Fonte: Aduff SSind.


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL