Whatsapp

Viva Melhor


   




ADUA pede Reunião Extraordinária do Consuni para debater ataques às universidades



Data: 08/05/2019

A ADUA encaminhou, nesta terça-feira (7), um ofício ao reitor Sylvio Puga solicitando a convocação de uma Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para tratar sobre o desmonte das universidades federais, intensificado no atual governo de Jair Bolsonaro. O documento apresentado pelo Sindicato é subscrito por conselheiros e conselheiras do Consuni.

No ofício 028/2019, a ADUA afirma que há em andamento uma expressiva agenda de desmonte das instituições de ensino, promovida através de medidas como retirada do direito à insalubridade; corte de recursos para bolsas de estudo, corte de recursos - à guisa de retaliação política – da UNB, UFF e UFPB e, bem como, a extensão desses cortes na ordem de 30% para as demais universidades públicas e institutos federais, a partir do segundo semestre deste ano.

“Esta é uma agenda contrária a um projeto de nação mais inclusiva, mais democrática, com um sistema de produção de ensino, ciência e tecnologia capaz de promover o desenvolvimento em bases mais humanizadas, menos destrutivas”, afirma a ADUA no ofício.

A convocação da Reunião Extraordinária do Consuni é, inclusive, uma deliberação da Assembleia Geral realizada no dia 2 de maio, na sede da ADUA. Na AG, os/as docentes solicitaram a convocação da Reunião para Administração Superior tratar sobre o desmonte das universidades públicas, apresentar o cenário atual de contingenciamentos das verbas atualizado e definir um posicionamento do colegiado da Universidade.

Foto: Daisy Melo/Ascom ADUA

Fonte: ADUA-SSind.



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:


aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL