Whatsapp

Viva Melhor


   




AGU pede autorização para operações da polícia dentro das universidades



Data: 30/05/2019

O governo Jair Bolsonaro (PSL), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para realizar operações policiais em universidades para coibir "viés ideológico" de professores. A informação foi divulgada pela repórter Andréia Sadi, da Globo, em seu blog no G1.

"Professores precisam ter um comportamento imparcial, tem assunto polêmico, é natural que se debata. Agora, o que não pode haver é uso de professor sendo tendencioso. Seja professor de direita ou de esquerda, que não atue como militante, sem carga ideológica", disse o advogado-geral da União, André Mendonça.

Segundo o blog, ele nega que isso viole liberdades e estimule a censura. Diz que professores devem fomentar o debate, mas não podem "militar" no espaço público.

O parecer da AGU se deu em razão da ação apresentada antes do segundo turno da eleição de 2018 pela procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge. O caso está com a ministra Cármen Lúcia, relatora no STF.

A procuradora pediu suspensão de operações depois de ações dentro das universidades em, pelo menos, nove Estados.  Na ocasião Cármen Lúcia suspendeu as operações e o plenário referendou por unanimidade.

Os ministros consideraram que as medidas feriram a liberdade de expressão de alunos e professores e rechaçaram quaisquer tentativas de impedir a propagação de ideologias ou pensamento dentro das instituições.

Fonte: RBS/VEJA

Fontes: Infosaj e Blog do Sakamoto



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:


aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL