Whatsapp

Viva Melhor


   




Pesquisa no Ibope aponta que 70% dos brasileiros é contra o porte de armas



Data: 05/06/2019

Pesquisa divulgada na segunda-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que a grande maioria da população brasileira é contra o porte e a flexibilização ao acesso a armas de fogo, decreto que o presidente Jair Bolsonaro tenta legalizar.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 143 municípios. Segundo o instituto, o apoio às medidas do governo varia conforme a região do país, o sexo dos entrevistados e a cidade onde vivem. Há um paralelo que aponta que, nas cidades do interior, o número de favoráveis é maior do que na capital e regiões metropolitanas.

Conforme o levantamento, publicado pelo jornal O Globo, 73% dos entrevistados são contra; apenas 26% apoiam a medida e 1% não opinou. Segundo o decreto, o cidadão comum pode carregar arma de fogo nas ruas (porte) ou tê-la guardada em sua residência (posse).

Já sobre a flexibilização das regras para ter acesso a uma arma dentro de casa ou do trabalho, 61% são contra; 37% são favoráveis às mudanças e 2% não opinaram. A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de março, antes do decreto assinado pelo presidente em janeiro de 2019.

Índices altos

O Brasil lidera o número de mortes por arma de fogo no mundo. Segundo a Pesquisa Global de Mortalidade por Armas de Fogo (Global Mortality from firearms, 1990 - 2016), o país soma 43,2 mil mortes. O estudo engloba mortes decorrentes do uso de armas de fogo, classificadas entre homicídios, suicídios e acidentes.

Em 2017, houve o maior percentual registrado de assassinatos com uso de arma de fogo no país, que foi de 72,4% dos homicídios. Os dados são do Atlas da Violência, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A Procuradoria-Geral da República (PGR), juntamente com as consultorias legislativas da Câmara e do Senado indicaram que o decreto possui uma série de “falhas regulamentares” nos textos. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado será votada na quarta-feira (5).

Fonte: Fonte: ADUA-SSind. com informações do Jornal o Globo.



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:


aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL