Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Entidades da Educação convocam para greve de 48h



Data: 30/09/2019

As entidades do Setor da Educação divulgaram, na sexta-feira (27), uma nota conjunta convocando todas e todos a aderirem à Greve Nacional da Educação de 48 horas, nos dias 02 e 03 de outubro. Leia a nota na íntegra.

GREVE DE 48H NOS DIA 02 E 03 DE OUTUBRO DE 2019

O(a)s trabalhadore(a)s têm sofrido com a ampliação da retirada de direitos, em especial no que tange a destruição da legislação trabalhista, a contrarreforma da Previdência, a redução do investimento em saúde e educação e o aumento do desemprego e do emprego informal.

A educação tem sido alvo central do governo federal e de seus seguidore(a)s nos estados. Exemplos  disso  são  os  sucessivos  bloqueios  de  verba  para  as  Universidades,  Institutos  Federais e  CEFET;  a  perseguição  contra  professore(a)s  através  das  orientações  do  projeto  “Escola  sem  Partido”,  combinada  a  diversas  formas  de  cerceamento  da  liberdade  de  ensinar  e  aprender.  Há  uma intensa precarização das condições de trabalho e estudo, com demissão de terceirizado(a)s nas instituições  federais,  redução  de  recursos  para  pesquisa  e  extensão,  bloqueio  de  serviços  básicos como  limpeza,  luz  ,  segurança  e  telefone  das  instituições  de  ensino;  e  uma  crescente  ameaça  de fim dos concursos públicos, entre tantos outros retrocessos que comprometem o tripé do ensino-pesquisa-extensão. Na educação básica, se amplia o projeto de militarização das escolas, impondo uma cultura autoritária e repressora no ambiente escolar.

Também a ciência e a tecnologia estão sendo duramente atacadas, com sucessivos cortes de verbas que têm reduzido bolsas de pesquisa e comprometido a produção do conhecimento.

Por outro lado, mesmo com tantos ataques, o(a)s estudantes, junto com o(a)s trabalhadore(a)s da educação, protagonizaram as maiores manifestações contra o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. A educação foi para as ruas! Mostrou o que está em jogo nessa guerra declarada contra a educação e a ciência e tecnologia públicas. Mostrou que o projeto do governo federal é o de subordinação do país aos interesses dos grandes empresários.

Mas os ataques continuam e por isso é necessário reagir novamente. É momento de dizer não aos cortes de verbas para a educação, dizer não ao projeto de contrarreforma da educação expresso  no  “FUTURE-SE”  e  dizer  SIM  para  a  defesa  intransigente  da  educação  e  da  ciência  públicas, gratuitas, laicas, de qualidade e socialmente referenciadas.

Por  isso  convocamos  todo(a)s  a  aderirem  às  atividades  dos  dias  02  e  03  de  outubro,  na  grande  greve  nacional  da  educação,  com  a  realização  de  atividades  internas  nas  instituições  de  ensino no dia 02 e grandes atos de rua no dia 03. Vamos juntos defender a educação e a ciência e tecnologia públicas




Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL