Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
22/04/2019
Centrais Sindicais preparam manifestações para 1° de Maio

Nesta segunda-feira (22), as Centrais Sindicais se reuniram em São Paulo, na sede da Força Sindical, e definiram os preparativos para o 1° de Maio Contra a Contrarreforma da Previdência.

22/04/2019
Contrarreforma da Previdência será debatida na terça na Comissão de Constituição e Justiça

A estratégia da oposição deu certo, conseguindo adiar a discussão sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados. A PEC da Contrarreforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro, em fevereiro, representa uma devastação aos atuais direitos previdenciários no Brasil. Ao suspender a reunião, iniciada na manhã da última quarta-feira (17), o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), anunciou que o debate será retomado na terça-feira (23).

22/04/2019
Rodas de Conversa sobre Assédio Moral serão realizadas a partir do próximo dia 30

A partir do próximo dia 30 de abril (terça-feira) serão realizadas Rodas de Conversa sobre Assédio Moral na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O primeiro encontro da série será realizado às 15h, no auditório Vida Ativa, no setor do sul do campus universitário de Manaus. A iniciativa é da Comissão de Combate ao Assédio Moral (Cecam) e aberta a toda a comunidade acadêmica.

18/04/2019
ADUA emite nota de solidariedade ao professor do Ifam Zona Leste Denis da Silva Pereira

Tomamos conhecimento de que o professor Denis da Silva Pereira foi violentamente abordado pela polícia do governo do Estado do Amazonas, na noite de 16 de abril de 2019, quando se dirigia para ministrar aula no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na zona leste de Manaus. O docente informou que, com arma em punho, o mandaram descer do carro sendo submetido a violência verbal e muita truculência. Como há cinquenta anos, a violência do Estado se volta contra os mais pobres e escolhe para reprimir a educação e seus educadores e educadoras.

17/04/2019
Insalubridade: ADUA convoca reunião com docentes que não receberam o pagamento do retroativo

A ADUA convoca os sindicalizados e as sindicalizadas que não receberam os retroativos referentes aos adicionais ocupacionais para uma reunião na próxima segunda-feira (22/04). O encontro irá ocorrer às 15h, na sede do Seção Sindical.

17/04/2019
ANDES-SN protocola reivindicações nos ministérios da Educação e da Economia

A Comissão Nacional de Mobilização (CNM) do ANDES-SN protocolou a pauta de reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino junto ao governo federal. O documento foi entregue, nesta terça-feira (16), nos ministérios da Educação (MEC) e da Economia.

16/04/2019
Governo federal lançará plano para demitir 12 mil servidores

Doze mil servidores federais vão passar por Programas de Demissão Voluntária (PDVs) este ano. A informação é do Ministério da Economia. A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) aprovou cinco propostas de empresas estatais para implementação de PDVs em 2019.

16/04/2019
III Encontro Nacional de Educação apresenta plano de lutas e calendário de mobilização

O documento final do III Encontro Nacional de Educação (ENE) – realizado de 12 a 14 de abril, em Brasília/DF – apontou um plano de lutas que indica, entre outras ações, a construção de um calendário nacional de lutas para barrar a Contrarreforma da Previdência; a construção da greve geral para derrotar a contrarreforma e os ataques da extrema-direita; a construção de uma semana nacional de paralisação da educação em defesa da educação pública, dos serviços públicos e contra a reforma da Previdência.

16/04/2019
ADUA emite nota em apoio à greve dos professores e professoras da rede pública de ensino do Estado do Amazonas

A educação pública no Brasil tem estado sob intenso ataque: redução de recursos públicos, desmonte do sistema previdenciário, sucateamento das instalações escolares, baixos salários e intensificação da jornada de trabalho e precarização da mão de obra docente. Estas condições estão na base da greve deflagrada pelo movimento de professores e professoras do Estado do Amazonas.

15/04/2019
Entidades sindicais apresentam pedido de ingresso de amicus curiae sobre contribuição sindical

A constitucionalidade da Medida Provisória (MP) 873/2019, publicada no dia 1º de março, está sendo discutida no do Supremo Tribunal Federal (STF). A MP proíbe a cobrança de contribuições de qualquer empregado ou servidor público que não tenha dado autorização expressa, individual e por escrito ao seu sindicato, e determinou que o pagamento seja feito exclusivamente através de boleto, pelo trabalhador, impedindo o desconto na folha de pagamento. Várias Ações Diretas de Constitucionalidade (ADI) foram apresentadas no STF.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]