Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
14/12/2018
Temer sugere a Bolsonaro cobrança de mensalidade nas universidades públicas

O Ministério da Fazenda entregou à equipe de transição do governo de Jair Bolsonaro um documento intitulado “Panorama Fiscal Brasileiro”. Nele constam sugestões para aumentar a arrecadação do Brasil. Entre as sugestões estão: a cobrança de mensalidade nas universidades, o aumento da alíquota de contribuição previdenciária dos Servidores Público Federais (SPF) de 11% para 14% e o aumento de impostos. Também é sugerido corrigir o salário mínimo apenas pela inflação, acabando com os aumentos reais.

14/12/2018
Construção de Fórum Amplo de Lutas é debatida em reuniões

A construção de uma Frente Ampla de Lutas foi um dos temas debatidos durante a 2ª Reunião de Entidades para Debater a Reorganização da Classe Trabalhadora, realizada no dia 28 de novembro, na sede da APEOESP em São Paulo (SP). O tema foi debatido durante a reunião conjunta dos setores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES), no dia 2 de dezembro, na sede do ANDES-S, em Brasília (DF).

14/12/2018
Reunião encaminha ampliação do protagonismo do ANDES-SN na defesa da Ciência e Tecnologia pública

Realizada após o III Seminário de Ciência e Tecnologia (GTC&T), a reunião do pleno do Grupo de Trabalho do ANDES-SN, no dia 25 de novembro, em Campinas (SP), estabeleceu uma série de encaminhamentos. Entre eles está o de focar/priorizar as ações do Sindicato Nacional nas questões ligadas à C&T e ampliar o protagonismo das instâncias do ANDES-SN (seções sindicais, regionais, diretoria) na defesa da Ciência e Tecnologia pública, no âmbito local, estadual e nacional, como centralidade da luta para o ANDES-SN em 2019. O III Seminário do GTC&T ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro, em Campinas.

13/12/2018
Há 50 anos a Ditadura instituía o aprofundamento do golpe: o AI nº 5

Em 13 de dezembro de 1968 a ditadura empresarial-militar brasileira dava um passo firme rumo ao aumento da repressão e ao ataque às mínimas liberdades democráticas que ainda existiam. Nessa data foi instituído o Ato Institucional nº 5 (AI5), que aprofundou a ditadura e levou a um aumento do número de mortes, prisões e torturas. O AI5 foi referendado durante uma reunião do Conselho de Segurança Nacional, no Palácio das Laranjeiras no Rio de Janeiro (RJ).

13/12/2018
Bolsonaro afirma que lei trabalhista tem de se aproximar da “informalidade”

Na quarta-feira (12), Jair Bolsonaro (PSL) demonstrou, novamente, que se depender de seu governo os trabalhadores brasileiros terão cada vez menos direitos trabalhistas. Durante reunião com parlamentares do partido Democratas (DEM), em Brasília (DF), o presidente eleito defendeu que a legislação trabalhista no país tem de “se aproximar da informalidade”.

13/12/2018
Centrais sindicais denunciam Brasil por descumprimento de convenção da OIT

Centrais e federações sindicais, juntamente com o escritório sub-regional da Internacional de Serviços Públicos (ISP) para o Brasil, denunciaram o Estado brasileiro à Organização Internacional do Trabalho (OIT) pelo não cumprimento da Convenção 151 desse organismo, que garante, entre outras coisas, o direito à negociação coletiva no setor público. Embora ratificada pelo país, tal norma vem sendo sistematicamente descumprida, dizem os denunciantes. A queixa foi protocolada nesta quarta-feira (12) na sede da representação da OIT no Brasil, em Brasília (DF).

13/12/2018
Sindicato Nacional orienta delegação a levar cópias de material disponibilizado por seções sindicais

O ANDES-SN orienta que os docentes que compõem a delegação do 38º Congresso do ANDES-SN devem levar para o encontro as cópias impressas do Caderno e do Anexo ao Caderno de Textos disponibilizadas pelas seções sindicais. A(o)s delegada(o)s e a(o)s observadora(o)s devem solicitar a impressão à secretaria da ADUA-SS até o dia 15 de janeiro. Os docentes podem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail aduasindicato@gmail.com, pelo telefone (92) 98138-2677 ou na sede do sindicato, que fica no Setor Norte do Campus Universitário, ao lado da TV Ufam. O 38º Congresso do ANDES-SN irá ocorrer de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019, em Belém (PA).

12/12/2018
Docentes universitários e servidores estão na mira do novo governo

Docência, universidade e funcionalismo público. A conjuntura evidencia que os ataques a essa tríade devem ser intensificados em 2019 com o início do novo governo federal. Movimentações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) dão sinais de que esses são alvos principais quando indica, por exemplo, para o Ministério da Educação um apoiador do Escola Sem Partido, projeto prestes a aprovar a censura em instituições de ensino. Em paralelo, os professores de universidades públicas, como servidores públicos, têm lidado com medidas que ameaçam a intensificação da desestruturação da carreira. Para se defender, a categoria tem desenvolvido uma série de ações como a divulgação de cartilha e manual em defesa da liberdade de cátedra e a criação de uma Frente Ampla de Lutas.

12/12/2018
Protesto contra extinção do Ministério do Trabalho convoca resistência em defesa de direitos

A Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), em conjunto com as demais centrais sindicais brasileiras, participou na manhã desta terça-feira (11), do protesto unificado contra a extinção do Ministério do Trabalho, medida anunciada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A manifestação foi em frente à Secretaria Regional do Trabalho, no centro de São Paulo.

12/12/2018
Consuni aprova Minuta de Política Permanente de Equidade de Gênero da Ufam

Com discussão iniciada em outubro de 2016, foi finalmente aprovada no Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a Minuta de Política Permanente de Equidade de Gênero da Universidade. A aprovação ocorreu nesta terça-feira (11) com um voto contrário e uma abstenção. O objetivo geral da Política é a construção de uma universidade livre de toda forma de violência e discriminação exercidas em função de identidade e expressão de gênero e em função de orientação sexual, ou seja, uma universidade livre do machismo, do sexismo, da misoginia, da homofobia, da lesbofobia, da bifobia, da transfobia, entre outras formas de discriminação.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]