Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
21/10/2019
Docentes e estudantes da Ufam protestam contra visita de ministros de Bolsonaro

Professoras, professores e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) protestaram, na manhã de sábado (19), contra a visita do ministro da educação, Abraham Weintraub, e da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e em defesa da educação pública, gratuita e laica. Os ministros de Jair Bolsonaro palestraram durante a 5ª Conferência da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, no auditório da Nova Canãa, na zona sul de Manaus.

18/10/2019
ANDES-SN encaminha interpelação judicial contra declarações de Abraham Weintraub

O ANDES-SN entrou com uma interpelação judicial contra as últimas declarações do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que fez referência às professoras e aos professores como “zebras gordas” e que as acusou os acusou de "só trabalharem oito horas". A ação foi redigida pela Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do Sindicato Nacional.

18/10/2019
ADUA divulga nota sobre encontro jurídico do ANDES-SN

O Encontro do Coletivo Jurídico promovido pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), ocorrido entre os dias 04 e 05 na sede do ANDES em Brasília (DF) com o intuito de debater os ataques que as Universidades Federais estão vivenciando no governo Bolsonaro.

17/10/2019
Encontro Nacional de Saúde do ANDES-SN tem inscrição prorrogada

Com tema "O acirramento da luta de classes e a saúde dos/das trabalhadores/trabalhadoras Docente”, o VII Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador Docente do ANDES-SN teve a inscrição prorrogada. Agora, os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 21 de outubro por meio do correio eletrônico secretaria@andes.org.br.

17/10/2019
MEC vai obrigar universidades a reduzir gastos com professores para aderir ao Future-se

Em novo documento, o Ministério da Educação (MEC) formulou novo texto do projeto de lei do Future-se que estabelece às universidades federais o compromisso de redução de gastos com professores e funcionários como obrigatório para aderir ao programa. Para reitores e especialistas, a obrigatoriedade deve ser um dos pontos a sofrer maior resistência uma vez que ataca frontalmente a autonomia universitária.

16/10/2019
Deputada propõe PEC privatista que exclui receita própria da IFE do teto dos gastos

A deputada Luisa Canziani, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), entregou a Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende “excluir despesas de instituições federais de ensino, nos termos especificados, da base de cálculo e dos limites individualizados para as despesas primárias”. A proposta já foi aceita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e tramita na Câmara.

16/10/2019
AJN do ANDES-SN encaminha nota técnica sobre PEC da Reforma Sindical

Uma proposta de reforma sindical foi apresentada, nesta semana, na Câmara dos Deputados com o objetivo de "adequar" o sindicalismo à legislação modificada recentemente pela reforma trabalhista. A proposta foi devolvida por não obter as 171 assinaturas necessárias a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) validada pela Câmara.

16/10/2019
Licença e capacitação: parecer aponta que Decreto 9.991 é passível de impugnação

Em parecer relativo ao Decreto 9.991/19 e à Instrução Normativa (IN) 201/19, a assessoria jurídica da ADUA e do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior (Sintesam) concluiu que os atos normativos são passiveis de impugnação. O documento aponta que a propositura da demanda judicial visa afastar a aplicação do decreto e da IN para docentes e Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) da universidade Federal do Amazonas (Ufam).

15/10/2019
Weintraub relaciona filósofa ao nazismo

Em palestra na conferência Conservative Political Action (CPAC Brasil), entre os dias 11 e 12, em São Paulo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, criticou a mestre e doutora em Filosofia, Marilena Chauí, comparando o discurso crítico da professora contra a classe média ao "discurso do terceiro reich" (Alemanha nazista).

15/10/2019
Ensino EAD apresenta notas ruins e alta evasão

O Ensino a Distância (EAD) teve um aumento considerável no Brasil, o que consequentemente fez com que o ensino presencial diminuísse. Em um ano, quase 120 mil alunos trocaram a sala de aula por um aparelho eletrônico. A modalidade apresenta notas ruins, além de uma alta evasão. A informação consta em estudo realizado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), com base nos microdados do Censo da Educação Superior feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]