Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
26/06/2019
Governo Bolsonaro retira referências sobre diversidade do Enade

O governo Bolsonaro realizou mais uma investida contra a diversidade. Questões relacionadas ao tema, foram retiradas do Exame Nacional de Desempenho ( Enade) deste ano, a portaria do exame deste ano foi publicada no último dia 3 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

25/06/2019
Paulo Guedes afirma que recuo de deputados pode atrapalhar na Reforma

Depois de vários protestos realizados em todo o país, como o 30 de maio e o 14 de junho, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19, a Contrarreforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro, teve sinais de enfraquecimento, após pressões corporativas e de servidores do Legislativo, após os parlamentares minimizarem o período de transição dos servidores do texto, além de retirarem os estados e municípios e o dispositivo que permitia a implementação da capitalização da reforma.

21/06/2019
Bolsonaro nomeia segundo colocado em lista tríplice para reitoria da UFTM

O governo Bolsonaro nomeou nesta terça-feira (18) para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) o segundo colocado da lista tríplice de candidatos definida pela instituição, indo de forma contrária a maior parte da vontade popular. É a primeira vez em ao menos 15 anos que isso ocorre em uma universidade federal.

21/06/2019
4º Congresso CSP-Conlutas discute conjuntura de protestos

Marcado para acontecer de 15 à 18 de agosto, o 4º Congresso da CSP-Conlutas ocorrerá no Clube Juventus, no bairro da Mooca, em São Paulo (SP). O evento contou com a aprovação pela reunião da Coordenação Nacional da Central, realizada de 23 a 25 de novembro de 2018, e os preparativos já estão em andamento.

21/06/2019
Conad oferta condições especiais para deficientes físicos e filhos de docentes

Com tema central "Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas", o 64º Conselho do ANDES-SN (Conad) será realizado de 11 a 14 de julho, em Brasília (DF). A documentação regimental para inscrição de delegada ou delegada e observadores e observadoras suplentes do delegado ou da delegada no encontro será recebida até 4 de julho. O Conselho irá oferecer condições especiais para participantes com deficiência física e acolhimento para os filhos dos professores e professoras participantes.

19/06/2019
Expediente da ADUA será suspenso neste feriado

Em razão do feriado de Corpus Christi (20 de junho), não haverá expediente na sede da Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA) e Plantão Jurídico nesta quinta-feira. As atividades do Sindicato serão retomadas na sexta-feira (21).

19/06/2019
ADUA convoca novas assembleias para definir observador e observadora do 64º Conad

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) convocou novas assembleias para definir o observador ou observadora para representar a categoria no 64º Conselho do ANDES-SN (Conad), em Brasília (DF), nos dias 11 e 14 de julho. Escolhida em votação na Assembleia Geral no dia 11 de junho, a professora Valmiene Florindo Farias Sousa, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Ufam, em Parintins, não poderá representar a Seção Sindical no encontro por motivos de saúde.

18/06/2019
Justiça dá sentença favorável à ADUA sobre interstícios acumulados

A 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas proferiu sentença, no dia 6 de junho, confirmando a tutela de urgência deferida anteriormente e julgando procedente a solicitação da ADUA para determinar que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) receba e defira os pedidos administrativos de interstícios acumulados dos/das docentes da instituição.

18/06/2019
Redução salarial e de carga horária de servidores públicos vai a julgamento dia 26

O Supremo Tribunal Federal (STF) para o dia 26 o julgamento sobre a possibilidade de redução da carga horária e dos salários dos servidores e servidoras públicos. Anteriormente marcada para o dia 6 de junho, a data foi remarcada por falta de tempo do STF. O relator do processo é o ministro Alexandre de Morais.

17/06/2019
Sindicato Nacional emite nota em defesa da autonomia universitária

O ano de 2019 entra para a história recente como o período de intensificação do desmonte das instituições públicas e do serviço público, e em especial, nesse cenário, a educação vem ganhando destaque. Os ataques à autonomia universitária e às liberdades democráticas e os seus desdobramentos marcaram, essa semana, o processo de consulta paritária para a escolha de Reitor(a) na Universidade Federal de Grande Durados (UFGD), pois o Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC) desrespeitaram o resultado das eleições com a indicação de uma interventora como reitora pró-tempore da instituição.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]