Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
15/11/2017
Coletivo jurídico do ANDES-SN reunirá dias 24 e 25 de novembro

Diante de tantos ataques aos direitos do trabalhador, orquestrados pelo governo Temer com o apoio do Legislativo e Judiciário, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) promove nos dias 24 e 25 mais um encontro do Coletivo Jurídico na sede da entidade, em Brasília (DF), para discutir as estratégias jurídicas em defesa da classe trabalhadora.

14/11/2017
Congresso do ANDES-SN tem local definido e recebe contribuições para Caderno de Textos

O 37º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) já tem local definido. O encontro será realizado em Salvador (BA), de 22 a 27 de janeiro do próximo ano. Conforme o documento, as plenárias serão realizadas no teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e os grupos mistos serão realizados nas dependências do Departamento de Ciências da Vida 2. As informações constam na Circular 393/17, do ANDES.

14/11/2017
ANDES informa programação de recesso de fim de ano

Em função das festividades de final de ano, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) informa programação relativa ao recesso na sede e nos escritórios regionais do Sindicato Nacional. Seguem as datas: 21 de dezembro (5ª feira) – último dia de trabalho em 2017; 22 de dezembro (6ª feira) – início do recesso; 1º de janeiro (2ª feira) – último dia do recesso e 2 de janeiro (3ª feira) – início das atividades em 2018.

14/11/2017
Adoecimento docente é intensificado com ataques aos direitos sociais

O aumento da carga de trabalho, a precarização das condições de trabalho, a mercantilização do ensino, a expansão desordenada das instituições de ensino superior e o produtivismo são algumas das fontes relevantes de sofrimento no trabalho docente, conforme o resultado de pesquisas realizadas com a categoria no país. Os levantamentos, ainda escassos, mostram um cenário preocupante enfrentado por professores, que sofrem desde reações alérgicas a giz e distúrbios vocais, passando por estresse, assédio moral, depressão e até casos de suicídio.

14/11/2017
Milhares de trabalhadores protestaram no Dia Nacional de Lutas

Pelo quatro cantos do país, ocorreram protestos de milhares de trabalhadores dos setores público e privado, no dia último 10, Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações. Os manifestantes foram às ruas dizer “não” à Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17), do governo Temer, que altera cem pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

13/11/2017
Em nota, centrais convocam paralisação nacional caso Reforma da Previdência vá à votação

A proposta foi aprovada simbolicamente pelos mais de 10 mil manifestantes presentes no ato.

13/11/2017
Experiências internacionais marcam seminário sobre sistema da dívida pública

O evento foi realizado pela Auditoria Cidadã da Dívida, entidade que atua reivindicando a realização de uma auditoria da dívida pública no Brasil, que atualmente consome quase metade do orçamento da União.

10/11/2017
Trabalhadores param Centro de Manaus em ato contra reformas

Centenas de trabalhadores marcharam pelas principais ruas do Centro de Manaus, em protesto contra as reformas regressivas impostas do governo Temer como tentativa de fazer a classe trabalhadora pagar uma dívida que não é dela. A manifestação marcou o Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações, realizado em todo o Brasil nesta sexta (10). A marcha saiu da Praça da Polícia, passou pelas avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, até encerrar na Praça do Congresso.

10/11/2017
Fonasefe discute ação contra a MP 805/17 na próxima terça (14)

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realiza na próxima terça-feira (14), uma reunião com entidades que o compõem, membros do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Coletivos Jurídicos e Dirigentes Sindicais para discutir a possibilidade de ingressar com uma ação judicial contra a Medida Provisória 805/17, editada pelo presidente da República, Michel Temer, na última segunda-feira (6) e que ataca profundamente os direitos dos servidores públicos federais, incluindo os docentes federais.

10/11/2017
Seminário do ANDES-SN discute Revolução Russa e reorganização dos trabalhadores

A expropriação de direitos sociais, trabalhistas, dos recursos naturais, com a monopolização da terra e da água, por exemplo, em uma análise da conjuntura que levou à Revolução Russa e da atual situação da classe trabalhadora, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, foram detalhadas pela historiadora Virgínia Fontes, professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), durante o Seminário "100 anos da Revolução Russa e a (re)organização da classe trabalhadora no Brasil", realizado ontem (9), pelo ANDES-SN.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]