Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
03/05/2019
ANDES-SN emite nota de repúdio às declarações de Onyx Lorenzoni

No dia 1º de maio, dia de luta do(a)s trabalhadore(a)s, o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em programa de um grande meio de comunicação, fez declarações equivocadas e inadmissíveis sobre a educação superior e, especificamente, sobre a Universidade Federal de Sergipe.

03/05/2019
ADUA informa: Boleto da contribuição sindical será enviado até 10 de maio

A ADUA-SSind. informa que o boleto referente a contribuição sindical voluntária chegará até o dia 10 de maio, por e-mail, para os sindicalizados e as sindicalizadas que apresentaram a ficha de autorização de desconto.

03/05/2019
Contra o fim da aposentadoria, centrais sindicais convocam Greve Geral para 14 de junho

As centrais sindicais brasileiras convocaram, de maneira unificada, uma Greve Geral para 14 de junho. A pauta central da Greve Geral será a defesa do direito de aposentadoria e o repúdio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19, a Contrarreforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro. Essa bandeira, assim como a defesa contra os ataques à educação pública, também será defendida na Greve Nacional da Educação, no dia 15 de maio.

03/05/2019
Docentes da Ufam Manaus, ICSEZ e IEAA votam a favor da greve no dia 15; demais unidades fora da sede decidem nos próximos dias

A maioria dos professores e professoras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Manaus, Parintins e Humaitá votou a favor da adesão à Greve Nacional da Educação no dia 15 de maio, em assembleias desencentralizadas. As demais unidades fora da sede (Coari, Benjamin Constant e Itacoatiara) irão decidir sobre a paralisação nos próximos dias.

02/05/2019
Cortes de recursos das universidades federais vão de encontro a indicadores de desempenho

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na terça-feira (30), que todas as universidades federais do país sofrerão corte de 30% em seus orçamentos. A medida foi tomada após a pasta ser alvo de críticas por ter reduzido as verbas destinadas às universidades de Brasília (UnB), Federal Fluminense (UFF) e Federal da Bahia (UFBA). A diminuição dos recursos das três instituições tinha sido anunciada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, publicada na terça.

30/04/2019
ANDES-SN emite nota de repúdio às declarações do Ministro da Educação sobre verbas para UFBA, UNB e UFF

Os ataques às universidades, institutos federais e CEFET vêm se intensificando no último período a partir da aplicação do projeto político-ideológico desenvolvido pelo governo de extrema direita que chegou ao Planalto Central. O chefe de Estado, o presidente Jair Bolsonaro e o seu ministro da educação Abraham Weintraub, ambos defensores dos projetos denominados “escola sem partido”, têm se empenhado para que o único partido e o único projeto de educação presentes sejam os de seu domínio ideológico que esbanja conservadorismo e falta de conhecimento sobre processos educativos, propagando ódio e terror sobre o patrimônio da sociedade que é a educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

30/04/2019
Trabalhadoras e trabalhadores convocam atos para o 1° de Maio contra a Reforma da Previdência

Neste 1° de maio (quarta-feira), as centrais sindicais programam atos em todo o país para marcar o Dia Internacional de Luta das Trabalhadoras e Trabalhadores. as manifestações irão anunciar a data da Greve Geral contra a Reforma da Previdência. Em Manaus, a mobilização irá ocorrer às 9h, na Avenida 7 de Setembro com a Avenida Eduardo Ribeiro, no centro da capital.

30/04/2019
ENE avança na construção da luta para barrar a contrarreforma da previdência

A contrarreforma da Previdência apresentada por Jair Bolsonaro - foi colocado na centralidade do plano de lutas do III Encontro Nacional de Educação (ENE) realizado de 12 a 14 de abril, em Brasília (DF). A PEC é mais um entre tantos ataques do governo de ultradireita, que também tem desferido diversos e sucessivos golpes contra a educação pública, outro foco do plano de lutas definido no encontro que teve como tema central “Por um projeto classista e democrático de educação”.

29/04/2019
ANDES-SN emite nota de repúdio ao corte de ponto dos/das docentes das universidades estaduais da BA

Em 04 de abril de 2019, as Universidades Estaduais da Bahia deflagraram greve em defesa da universidade por conta do contingenciamento orçamentário realizado pelo Governo Estadual, por reajuste salarial, pela garantia dos direitos trabalhistas e para reverter as alterações feitas de forma autoritária no Estatuto do Magistério Superior. Apesar da pauta do movimento docente ter sido entregue em janeiro de 2018 e reforçada em dezembro do mesmo ano, o governo abriu mesa de negociação somente após a deflagração da greve.

29/04/2019
Sindicato Nacional convoca para mobilização nacional contra os cortes em Ciência e Tecnologia

Os efeitos nefastos da Emenda Constitucional (EC) 95/2016 e da política privatista e de austeridade implementada pelo governo de extrema-direita estão se refletindo em duros cortes nos investimentos de ciência e tecnologia.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]