Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
10/11/2017
Trabalhadores param Centro de Manaus em ato contra reformas

Centenas de trabalhadores marcharam pelas principais ruas do Centro de Manaus, em protesto contra as reformas regressivas impostas do governo Temer como tentativa de fazer a classe trabalhadora pagar uma d√≠vida que n√£o √© dela. A manifesta√ß√£o marcou o Dia Nacional de Lutas, Mobiliza√ß√Ķes e Paralisa√ß√Ķes, realizado em todo o Brasil nesta sexta (10). A marcha saiu da Pra√ßa da Pol√≠cia, passou pelas avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, at√© encerrar na Pra√ßa do Congresso.

10/11/2017
Fonasefe discute ação contra a MP 805/17 na próxima terça (14)

O F√≥rum das Entidades Nacionais dos Servidores P√ļblicos Federais (Fonasefe) realiza na pr√≥xima ter√ßa-feira (14), uma reuni√£o com entidades que o comp√Ķem, membros do F√≥rum Nacional Permanente das Carreiras T√≠picas de Estado (Fonacate), Coletivos Jur√≠dicos e Dirigentes Sindicais para discutir a possibilidade de ingressar com uma a√ß√£o judicial contra a Medida Provis√≥ria 805/17, editada pelo presidente da Rep√ļblica, Michel Temer, na √ļltima segunda-feira (6) e que ataca profundamente os direitos dos servidores p√ļblicos federais, incluindo os docentes federais.

10/11/2017
Seminário do ANDES-SN discute Revolução Russa e reorganização dos trabalhadores

A expropriação de direitos sociais, trabalhistas, dos recursos naturais, com a monopolização da terra e da água, por exemplo, em uma análise da conjuntura que levou à Revolução Russa e da atual situação da classe trabalhadora, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, foram detalhadas pela historiadora Virgínia Fontes, professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF), durante o Seminário "100 anos da Revolução Russa e a (re)organização da classe trabalhadora no Brasil", realizado ontem (9), pelo ANDES-SN.

09/11/2017
Semin√°rio sobre os desafios atuais das quest√Ķes agr√°rias acontece entre 23 a 25 de novembro

O Semin√°rio Nacional do Grupo de Trabalho de Pol√≠tica Agr√°ria, Urbana e Ambiental (GTPAUA) do ANDES-SN acontece entre 23 a 25 de novembro em S√£o Lu√≠s (MA). As inscri√ß√Ķes est√£o abertas e podem ser feitas aqui. O semin√°rio ter√° como tema os ‚ÄúDesafios atuais das quest√Ķes agr√°rias, urbanas, ambientais, ind√≠genas e quilombolas‚ÄĚ e ocorrer√° no audit√≥rio do campus Bacanga, da Universidade Federal do Maranh√£o (Ufma), com o apoio da Associa√ß√£o de Professores da Ufma (Apruma- Se√ß√£o Sindical do ANDES-SN).

09/11/2017
Trabalhadores pretendem realizar grande mobilização no centro de Manaus

O Dia Nacional de Lutas, Mobiliza√ß√Ķes e Paralisa√ß√Ķes contra as reformas do governo Temer, programado para esta sexta-feira (10), deve ser marcado por forte manifesta√ß√£o dos trabalhadores em todo o pa√≠s. Em Manaus, o ato unificado das centrais sindicais e movimentos sociais est√° agendado para as 16h, com concentra√ß√£o na Pra√ßa da Pol√≠cia, no Centro, de onde sair√£o em caminhada rumo √† Avenida Eduardo Ribeiro.

08/11/2017
Brasil cai 11 posi√ß√Ķes no ranking de igualdade de g√™nero em um ano, aponta relat√≥rio

Ap√≥s uma d√©cada de progresso lento, mas cont√≠nuo, em dire√ß√£o √† igualdade de g√™nero, pela primeira vez o F√≥rum Econ√īmico Mundial constatou aumento das disparidades entre homens e mulheres no planeta. A informa√ß√£o consta do Relat√≥rio de Desigualdade Global de G√™nero 2017, divulgado no √ļltimo dia 2 pela organiza√ß√£o. O Brasil caiu 11 posi√ß√Ķes em apenas um ano, especialmente devido √† queda da participa√ß√£o feminina na pol√≠tica.

08/11/2017
Projeto de Lei de negociação coletiva de servidor vai à sanção presidencial

O Projeto de Lei (PL) 3831/15, que trata da negocia√ß√£o coletiva de servidores p√ļblicos de todas as esferas, √© levado para san√ß√£o do presidente, Michel Temer, ap√≥s as retiradas das assinaturas do recurso. A Mesa Diretora da C√Ęmara dos Deputados deferiu, no √ļltimo dia 6, requerimento de retirada do recurso contr√°rio ao car√°ter terminativo, e que tamb√©m pedia a aprecia√ß√£o da mat√©ria pelo plen√°rio do PL.

07/11/2017
Seminário sobre centenário da Revolução Russa e reunião para organização da classe têm locais divulgados

O Sindicato Nacional dos Docentes das Institui√ß√Ķes de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou os locais do semin√°rio ‚Äú100 anos da Revolu√ß√£o Russa e os desafios da (re)organiza√ß√£o da classe trabalhadora no Brasil‚ÄĚ e da ‚ÄúReuni√£o nacional de entidades classistas, movimentos sociais e estudantis‚ÄĚ para debater a reorganiza√ß√£o da classe. Os eventos ser√£o realizados, respectivamente, nos pr√≥ximos dias 9 e 11, no Rio de Janeiro (RJ). A informa√ß√£o consta na Circular 386/17.

07/11/2017
Negritude na Universidade e Reforma do Ensino M√©dio s√£o temas do 2¬ļ Ciclo de Debates

Quase nove meses ap√≥s ter sido implementada via Medida Provis√≥ria (MP), a Reforma do Ensino M√©dio ainda suscita questionamentos em virtude de seu car√°ter impositivo e excludente. Esse √© um dos assuntos do 2¬ļ Ciclo de Debates, no pr√≥ximo dia 21. A Negritude na Universidade ser√° tema de uma mesa-redonda no evento organizado pela Associa√ß√£o dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA).

07/11/2017
Desigualdade entre homens e mulheres aumenta mundialmente, aponta relatório

O Brasil caiu 11 posi√ß√Ķes em apenas um ano, especialmente devido √† queda da participa√ß√£o feminina na pol√≠tica.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]