Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
04/01/2018
Trabalhador em Greve Geral volta a ocupar as ruas contra as reformas

A Greve Geral e a manifestação nas ruas têm sido algumas das “armas” da classe trabalhadora brasileira para demonstrar indignação e resistir à retirada de direitos imposta pela política regressiva do presidente ilegítimo Michel Temer. Depois das grandes mobilizações dos dias 28 de abril e 30 de junho deste ano, mais amostras dessa disposição dos trabalhadores foram dadas no Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações, 10 de novembro, e na Greve Geral, em 5 de dezembro. Nestas últimas duas mobilizações, houve ênfase ao tom de crítica, principalmente, às Contrarreformas Trabalhista e da Previdência, partes fundamentais da agenda massacrante do atual governo federal.

03/01/2018
ANDES-SN lança mais um vídeo sobre Ciência e Tecnologia

O Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTC&T) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superiopr (ANDES-SN) lançou mais um vídeo sobre a área de C&T. A produção, divulgada nesta quarta-feira (3), tem como título “Dependência, Desenvolvimento e Política de Ciência e Tecnologia na América Latina”.

03/01/2018
Sindicalizados da ADUA participam de encontro preparatório para 37º Congresso do ANDES-SN

Professores sindicalizados da ADUA, eleitos para representar a categoria no 37º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), participaram nesta quarta-feira (3) de encontro preparatório para o evento que ocorrerá de 22 a 27 de janeiro deste ano em Salvador. Onze docentes vão representar a seção sindical na maior instância deliberativa da categoria, encontro que deve definir o plano de lutas dos professores para 2018.

03/01/2018
Pressão popular obriga governo a alterar portaria sobre trabalho escravo

Após sofrer uma enxurrada de críticas dentro e fora do país, o Ministério do Trabalho publicou uma nova portaria sobre as regras de combate ao trabalho escravo no Brasil. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 29 de dezembro de 2017. O novo texto (portaria 1.293/17), na prática, revoga a portaria anterior (1.129/17), que havia afrouxado a fiscalização e punição ao trabalho escravo. A medida estava suspensa desde outubro por decisão liminar da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF).

03/01/2018
Instruções em relatório do Banco Mundial podem levar a extinção da pesquisa científica no Brasil, afirma professor

A conclusão do relatório do Banco Mundial intitulado “Um Ajuste Justo. Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” de que o Estado brasileiro gasta mais do que pode e gasta mal é muita “vaga” quando se trata de analisar os gastos com o Ensino Superior nas universidades públicas, defende o professor Peter Schulz em entrevista concedida ao IHU On-Line. Schulz é graduado, mestre e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde leciona.

22/12/2017
Sistema de Previdência entrou em crise no Chile após privatização

O fim do ano se aproxima, mas a tentativa do governo Temer impor uma Reforma da Previdência regressiva não encerra com a chegada de 2018. A previsão é que a votação na Câmara sobre a proposta apresentada pelo governo ocorra em fevereiro do ano que vem. Até lá, os esforços dos trabalhadores se concentram em convencer a população de que tal iniciativa deve acabar com a aposentadoria no Brasil.

22/12/2017
ADUA entra em recesso de fim de ano

Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) informa aos associados que o recesso na seção sindical inicia neste sábado (23), em virtude das festividades natalinas, e se estende até o dia 02 de janeiro de 2018. As atividades serão retomadas no dia 03 de janeiro.

21/12/2017
Ato em solidariedade aos argentinos pede a soltura de manifestantes, em São Paulo

Um ato em solidariedade ao povo argentino será realizado, nesta quinta-feira (21), às 12h, em frente ao consulado argentino, em São Paulo (SP). Nos últimos dias, os trabalhadores argentinos protagonizaram fortes manifestações no país contra a proposta de reforma da Previdência imposta pelo governo Maurício Macri. A exemplo da reforma pretendida no Brasil por Michel Temer, a medida é extremamente prejudicial aos trabalhadores.

20/12/2017
Ministro suspende MP para ampliar contribuição previdenciária de servidores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu, na última segunda-feira (18), os efeitos da Medida Provisória (MP) 805/17, que posterga as modificações nas tabelas remuneratórias e aumenta a contribuição previdenciária de servidores públicos federais de 11% para 14%. A MP foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de outubro.

20/12/2017
Base Nacional Comum Curricular é aprovada sem gênero e com religião

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou na última sexta-feira (15) o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que irá orientar os currículos da educação básica e estabelecerá conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da educação infantil e do ensino fundamental.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]