Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
09/07/2018
Número de mulheres presas no Brasil aumentou 656% em dezesseis anos

Mais de 42,3 mil mulheres estão privadas de liberdade no Brasil, segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) Mulheres realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 2016.

09/07/2018
Setor das Ifes terá novo encontro nos dias 28 e 29 deste mês

Os integrantes do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) terão novo encontro nos dias 28 e 29 de julho, na sede da entidade, em Brasília. Na pauta, entre outros assuntos, estram as resoluções recém-aprovadas no 62º Conad, realizado de 28 de junho a 01 de julho.

09/07/2018
ANDES recomenda lutar por revogação de portaria sobre realocação obrigatória de servidores

No entendimento da Assessoria Jurídica Nacional (AJN), a portaria 193 que disciplina o Instituto da Movimentação para compor força de trabalho, previsto no § 7º do Artigo 93 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1968, apesar da aparente autorização legislativa, extrapola os limites de seu poder normativo, vez que impõe condições e critérios que, além de avançarem sobre garantias legais e constitucionais dos servidores públicos, não encontram amparo legal, podendo ser inquinada de ilegal.

09/07/2018
CSP-Conlutas organizará dia nacional de lutas em 10 de agosto

Em meio à grave crise econômica, social e política instalada no país, a SEN discutiu que é necessário que esse dia nacional de luta levante as bandeiras contra os ataques dos governos e patrões e em defesa das reivindicações dos trabalhadores. Para a Central, segue sendo fundamental a intensificação e a unificação das lutas, rumo à construção de uma Greve Geral no país.

06/07/2018
Venda da Embraer para a Boeing põe em risco 25 mil empregos

A operação de venda de 80% da área de jatos comerciais da Embraer para a Boeing coloca em risco cerca de 25 mil empregos. É o que garante Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, onde fica a maior fábrica da Embraer. A entidade afirma que vai pedir o veto da operação. Essa negociação é considerada pela classe trabalhadora como um crime lesa-pátria!

06/07/2018
Mulheres convocam ato pela legalização do aborto para o dia 19 no Brasil

As mulheres brasileiras estão se mobilizando pela legalização do aborto e discutindo amplamente o tema como de saúde pública, já que as trabalhadoras pobres é que morrem ao fazer o procedimento de maneira clandestina. Outra luta importante é para que seja garantida a autonomia das mulheres e o governo não interfira ou legisle contra os direitos reprodutivos femininos.

05/07/2018
Expediente do ANDES e da ADUA será reduzido nesta sexta em função da Copa do Mundo

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) terão expediente reduzido nesta sexta-feira (06), em função do jogo da seleção brasileira contra a Bélgica na Copa do Mundo.

05/07/2018
LDO de 2019 pode proibir concursos

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional iniciou nesta quarta-feira (4) a discussão do parecer da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019. O texto que será votado foi apresentado pelo relator, o senador Dalírio Beber (PSDB-SC), e traz uma série de ataques ao funcionalismo público, bem como medidas que agravarão ainda mais o caos nos serviços públicos.

05/07/2018
Nova regra permite remanejamento de mais de 1 milhão de servidores federais

O Ministério do Planejamento publicou, nesta quarta-feira (4), uma portaria com regras que permitem a realocação obrigatória de pessoal na administração pública e tira o poder de veto dos órgãos às mudanças. A medida pode atingir 1,18 milhão de servidores públicos federais.

05/07/2018
Corte Internacional condena Brasil por morte do jornalista Vladmir Herzog

Quarenta e três anos após o jornalista Vladimir Herzog ser preso, torturado e assassinado no Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) de São Paulo, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Estado brasileiro pela primeira vez por um crime da Ditadura Militar como crime contra a humanidade. Em decisão histórica, o tribunal entendeu, por unanimidade, que mecanismos como a Lei da Anistia não excluem o dever de investigar e de punir responsáveis por violações.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]