Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
20/12/2017
Se√ß√Ķes sindicais do ANDES-SN no Nordeste participam de 6¬ļ Encontro Regional a partir de quinta (21)

Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), representantes das se√ß√Ķes sindicais do Sindicato Nacional dos Docentes das Institui√ß√Ķes de Ensino Superior (ANDES-SN) no Nordeste participam do 6¬ļ Encontro Regional da se√ß√£o , que inclui as entidades localizadas nos Estados de Rio Grande do Norte, Para√≠ba e Pernambuco. O evento ser√° realizado na Universidade Estadual de Rio Grande do Norte, no Campus Avan√ßado de Natal.

19/12/2017
Argentinos voltam às ruas contra a Reforma da Previdência

Ap√≥s terem conseguido adiar a vota√ß√£o da Reforma da Previd√™ncia na √ļltima quinta-feira (14), os trabalhadores argentinos voltaram √†s ruas nesta segunda (18) devido a possibilidade de retomada do processo de aprova√ß√£o do projeto imposto pelo presidente da Argentina, Macri. Inicia √†s 13h de segunda, a mobiliza√ß√£o do povo argentino tem dura√ß√£o prevista de 24 horas.

19/12/2017
Desigualdade tem gênero e raça no Brasil, confirma pesquisa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica (IBGE) divulgou, na √ļltima sexta-feira (15), a pesquisa S√≠ntese de Indicadores Sociais (SIS 2017), que analisa o mercado de trabalho, a distribui√ß√£o de renda e a mobilidade ocupacional e educacional no pa√≠s. As contrarreformas que Michel Temer v√™m aplicando, como a Trabalhista e a terceiriza√ß√£o irrestrita, bem como a Reforma da Previd√™ncia (que segue nos planos do governo) v√£o piorar essa situa√ß√£o.

19/12/2017
Contrarreforma Trabalhista: universidades privadas demitem docentes

Pouco ap√≥s a entrada em vig√™ncia da Contrarreforma Trabalhista (Lei 13.467/17) j√° √© poss√≠vel ver as consequ√™ncias da retirada de direitos trabalhistas nas universidades privadas brasileiras. Apenas no m√™s de dezembro, institui√ß√Ķes como a Est√°cio de S√°, a Metodista e a Uniritter j√° anunciaram a demiss√£o de parte de seu quadro docente e, provavelmente, a recontrata√ß√£o dos professores com menos direitos trabalhistas.

18/12/2017
Reitoria da UFF tem luz cortada por falta de pagamento

A energia el√©trica do pr√©dio da reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niter√≥i (RJ), foi cortada, na √ļltima quarta-feira (13), por falta de pagamento. De acordo com a Enel Distribui√ß√£o Rio, a institui√ß√£o tem uma d√≠vida que ultrapassa os R$ 15 milh√Ķes. Entre as unidades que t√™m faturas em aberto com a companhia est√£o a reitoria, o Hospital Universit√°rio Ant√īnio Pedro (Huap), a Faculdade de Engenharia, o campus do Gragoat√°, a Faculdade de Odontologia, a Faculdade de Farm√°cia e a Faculdade de Direito.

18/12/2017
"Votou sim não volta": manifestantes pressionam parlamentares a votarem contra a Reforma da Previdência

Seguindo uma agenda de mobiliza√ß√Ķes contra a Reforma da Previd√™ncia, nesta segunda e ter√ßa (18 e 19) est√£o programadas manifesta√ß√Ķes em Bras√≠lia (DF). As atividades foram definidas em reuni√£o com representantes do F√≥rum das Entidades Nacionais dos Servidores P√ļblicos Federais (Fonasefe) e do F√≥rum Nacional Permanente das Carreiras T√≠picas de Estado (Fonacate). A vota√ß√£o da Reforma da Previd√™ncia foi adiada par ao dia 19 de fevereiro e ir√° gerar uma s√©rie de preju√≠zos aos trabalhadores, inclusive o fim da aposentadoria no pa√≠s.

15/12/2017
Trabalhadores argentinos aumentam pressão e votação da Reforma da Previdência é adiada

Não é só no Brasil que o governo tentar empurrar goela abaixo uma Reforma da Previdência que acaba com a aposentadoria no país. Na vizinha Argentina, o presidente megamilionário Mauricio Macri tenta, de toda maneira, aprovar a sua proposta de Reforma da Previdência no Congresso, mas vem sentido, tal como o governo Temer, o peso da pressão popular. Uma forte mobilização da classe trabalhadora conseguiu, nesta quinta (14) barrar a votação do projeto.

15/12/2017
Professora do UFMA e diretora do ANDES-SN sofre sindic√Ęncia por postagem em rede social

Em mais um ataque √†s liberdades democr√°ticas, a professora da Universidade Federal do Maranh√£o (UFMA) e 2¬™ vice-presidente da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, Sirliane Paiva, est√° respondendo a uma sindic√Ęncia da universidade devido a uma postagem em uma rede social. A Associa√ß√£o de Professores da UFMA (Apruma) divulgou nota de solidariedade √† docente.

15/12/2017
Trabalhadores fazem greve de fome contra a reforma da Previdência em várias partes do país

Integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), em unidade com outros movimentos sociais e populares, est√£o em greve de fome contra a Proposta de Emenda √† Constitui√ß√£o (PEC) 287/16 - da Contrarreforma da Previd√™ncia -, que altera regras da aposentadoria e vem assombrando tantos os trabalhadores. Os protestos ocorrem em diversos pontos do pa√≠s com o intuito de se contrapor a articula√ß√£o de lideran√ßas partid√°rias que planejam a retomada da tramita√ß√£o da PEC na C√Ęmara dos Deputados.

15/12/2017
CSP-Conlutas pede manutenção de pressão contra Reforma da Previdência mesmo com adiamento da votação

Depois de desencontro de informa√ß√Ķes sobre a vota√ß√£o da Reforma da Previd√™ncia, o presidente da C√Ęmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou, nesta quinta-feira (14), que a vota√ß√£o ficar√° para o dia 19 de fevereiro 2018. Mas, a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) afirma que √© preciso manter a mobiliza√ß√£o.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]