Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
09/09/2019
Grito dos Excluídos traz protestos contra governo Bolsonaro

Com o objetivo de denunciar a exclusão de determinados grupos da sociedade e propor caminhos para a inclusão, o Grito dos Excluídos ocorreu durante a semana da pátria em todo o país, culminando no dia 7 de setembro (Dia da Independência) e contou com protestos contra o Governo Bolsonaro. O ato idealizado pela Igreja Católica em 1995 teve neste ano o lema "Esse sistema não vale: Lutamos por justiça, direitos e liberdade".

04/09/2019
Sinasefe solicita atuação do MPF em relação ao Future-se

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) a adoção de medidas administrativas e judiciais em relação ao programa do governo federal "Future-se". No ofício, o Sinasefe solicita a participação no processo das Instituições Federais de Ensino (Ifes), sociedade em geral e demais órgãos interessados.

04/09/2019
ADUA tem expediente alterado em razão de feriado

Em razão do feriado de elevação do Amazonas à categoria de província, as atividade na ADUA serão suspensas na quinta-feira (5 de setembro). No dia seguinte (6), o Sindicato terá expediente reduzido, funcionando das 8h às 12h. O horário regular da Seção sindical será retomado na segunda-feira (9).

04/09/2019
ANDES-SN emite nota de repúdio aos cortes no orçamento de pesquisa

O ANDES-SN vem se posicionando em defesa da Educação pública e gratuita, e intensificando a luta pela universidade e pela pesquisa científica no país. Diante disso, repudiamos a ação do Governo Federal em realizar cortes no orçamento da Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituições responsáveis pelo financiamento da pesquisa brasileira.

03/09/2019
Decreto estabelece condicionantes para licença e capacitação

Publicado no Diário Oficial da União no dia 29 de agosto, o decreto nº 9.991/19 estabelece diversas condicionantes para o exercício de licenças e afastamentos para capacitação. Em nota técnica preliminar, a Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN afirma que o decreto pode ter extrapolado sua função regulamentar, sendo, portanto, passível de ser declarado ilegal.

03/09/2019
ANDES-SN convoca reunião do setor das Ifes para discutir greve

A diretoria do ANDES-SN convocou para o dia 12 de setembro reunião do setor das Ifes para discutir a Greve Nacional da Educação de 48 horas em setembro. A reunião será realizada na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF).A reunião está prevista para ocorrer das 9h às 19h.

03/09/2019
Bolsonaro quer congelamento de progressões de servidores

O governo quer propor o congelamento das progressões de servidores públicos nas carreiras em 2020. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, a maior parte das medidas que estão sendo elaboradas pelo governo deve ser encaminhada via Medida Provisória (MP), que tem vigência imediata. Uma reunião foi realizada no início da noite de quarta-feira (28) no Palácio do Planalto para tentar definir ações.

02/09/2019
MEC corta orçamento da Capes pela metade

O Ministério da Educação (MEC) decidiu cortar pela metade o orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por manter a maior parte das bolsas de mestrado e doutorado no País. Para 2020, foram reservados somente R$ 2,2 bilhões para a instituição frente os R$ 4,3 bilhões previstos neste ano.

02/09/2019
Entidades, ex-ministros e parlamentares defendem em manifesto procuradora alvo do PSL

Um grupo de 35 parlamentares de diferentes partidos, ex-ministros e professores universitários lançaram, na sexta-feira (30), um manifesto em defesa da subprocuradora Deborah Duprat, alvo de representação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pelo PSL, partido de Jair Bolsonaro. Ela é acusada de atuação político-partidária.

02/09/2019
UFFS é a sétima institutição federal de ensino a sofrer intervenção de Bolsonaro

Bolsonaro tem adotado um estilo ditatorial nas nomeações de reitorias de universidades públicas não respeitando a votação realizada na comunidade acadêmica. O caso mais recente é o da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS). Essa é a sétima intervenção do governo em Instituições Federais de Ensino (Ifes). Desde junho, outros episódios de nomeação em que não foi respeitada a votação, tradição que já durava 15 anos.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]