Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
06/06/2019
Argentinos realizam protestos durante visita de Bolsonaro a Macri

Dias após uma forte greve geral no país, realizada em 29 de abril, os argentinos voltarão às ruas em protesto. Dessa vez, a manifestação, marcada na tradicional Praça de Maio, tem como alvo o presidente Jair Bolsonaro, que faz sua primeira visita oficial à Argentina. Esse encontro, além de tratar questões do Mercosul, tem também como pano de fundo a situação fragilizada dos dois políticos.

06/06/2019
ADUA Informa: Não haverá Plantão Jurídico nesta quinta (06)

A ADUA-SSind. informa que não haverá Plantão Jurídico nesta quinta-feira (06), na sede da Seção Sindical. O plantão no sindicato será retomado no dia 13 de julho, no horário das 15h às 18h.

06/06/2019
Organização Internacional do Trabalho investiga violação de direitos trabalhistas no Brasil

O Brasil foi incluído em uma lista preliminar da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que contém 40 casos suspeitos de violação de direitos trabalhistas. A OIT investiga a Reforma Trabalhista por violar princípios básicos do direito internacional do trabalho. Aprovada em 2017, a reforma permite que o que for negociado prevaleça sobre a legislação.

05/06/2019
Bolsonaro congela mais 2,7 mil bolsas de pesquisa

O governo Jair Bolsonaro (PSL) vai cortar mais 2.724 bolsas de pós-graduação. Somadas com as outras 3.474 bolsas já bloqueadas, em maio, o corte atinge neste ano 6,9% das bolsas de pesquisa financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes).

05/06/2019
Pesquisa no Ibope aponta que 70% dos brasileiros é contra o porte de armas

Pesquisa divulgada, na segunda-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que a grande maioria da população brasileira é contra o porte e a flexibilização ao acesso a armas de fogo, decreto que o presidente Jair Bolsonaro tenta legalizar.

05/06/2019
ANDES-SN emite nota em apoio à greve na educação em MT

O ano de 2019 está entrando para a história como o período de intensificação dos ataques à educação básica e superior. Cortes no orçamento com justificativa de teor ideológico, ataques às carreiras docente, perseguição a professore(a)s nas escolas e universidades e ataques à autonomia universitária. Na mesma intensidade dos ataques, a resistência e a defesa da educação pública vêm demonstrando força e mobilizando milhões que ocuparam as ruas nos dias 15 e 30 de maio.

05/06/2019
Plenária Popular em Manaus traça metas para a Greve Geral de 14 de junho

A Plenária Popular com movimentos sociais, populares, estudantil, da juventude, de mulheres, pastorais, igrejas e sindicatos - incluindo a ADUA - foi realizada na terça-feira (4), às 16h, na sede do Sindicato dos Petroleiros, no Centro de Manaus. O encontro discutiu a construção da Greve Geral de 14 de junho e definiu o seu planejamento.

05/06/2019
Ex-ministros da Educação assinam carta em defesa da autonomia universitária

Os ataques do governo de Jair Bolsonaro (PSL) à educação, marcados sobretudo pelos cortes orçamentários que afetam o Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior e pelas ameaças à autonomia universitária, uniram ex-ministros da área.

04/06/2019
Sindicato Nacional lança campanha de solidariedade a docentes da Ueba

O ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (31), uma campanha para ajudar financeiramente os docentes das universidades estaduais da Bahia (Ueba). A categoria, em greve desde abril, teve o salário cortado pelo segundo mês consecutivo. O movimento paredista tem sofrido ataques à carreira e aposentadoria, arrocho salarial e contingenciamento de verbas nas universidades.

04/06/2019
ANDES-SN repudia declarações de ministro da educação

O ANDES-SN repudia as declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre coação a alunos participarem dos protestos. Na quarta-feira (29), o ministro da Educação publicou um vídeo afirmando que o MEC estaria recebendo denúncias sobre práticas de coação de professores contra alunos.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]