Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
05/07/2018
“Escola Sem Partido” tem votação cancelada na Câmara dos Deputados

A votação do projeto “Escola Sem Partido”, que estava na pauta desta quarta-feira (4) da Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o assunto, foi cancelada. A suspensão da votação é uma ótima notícia para todos que lutam contra essa tentativa de censura a professores e estudantes que está prestes a ser votada pelos deputados. Mas, a luta continua e é preciso manter a mobilização para impedir que essa “lei da mordaça” seja votada e aprovada a qualquer momento.

04/07/2018
Governo contingencia quase R$ 10,7 milhões da Uefs

A realidade financeira das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) é completamente diferente da propaganda feita pelo governo Rui Costa (PT). Além de aprovar, na Lei Orçamentária Anual (LOA), para 2018, um recurso aquém do necessário para atendimento das demandas de ensino, pesquisa e extensão das universidades, o governo continua limitando a verba de custeio e investimento dessas instituições. Por mês, o contingenciamento, em cada instituição, varia entre 30% e 40%.

04/07/2018
Servidores públicos federais ficarão sem reajuste salarial em 2019

Os servidores públicos federais não terão reajuste salarial nem alteração nos valores de benefícios, como auxílio-alimentação e moradia no ano que vem. O relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2019, o senador Dalírio Beber (PSDB-SC), resolveu incluir no texto uma série de medidas de controle de despesas públicas parecidas com os gatilhos previstos na emenda do teto dos gastos, quando não for cumprido.

04/07/2018
Atendimento jurídico na ADUA é retomado nesta quinta-feira (05)

A Assessoria Jurídica da ADUA voltará a realizar o atendimento dos sindicalizados a partir desta quinta-feira (05), na sede da Seção Sindical. Com local alterado desde o início das obras no prédio, em 15 de janeiro, o plantão jurídico continuará sendo feito nas quintas-feiras, das 15h às 18h.

04/07/2018
Nova Comissão da Verdade do ANDES-SN é eleita

Durante a Plenária sobre Questões Organizativas e Financeiras do 63º Conad, os delegados elegeram os novos membros da Comissão da Verdade do ANDES-SN para o próximo biênio. Os nomes foram apresentados pelas seções sindicais participantes do encontro, que ocorreu de 28 de junho a 1º de julho, em Fortaleza (CE).

04/07/2018
Câmara dos Deputados pode votar projeto "Escola Sem Partido" nesta quarta-feira

A Câmara dos Deputados pode votar, nesta quarta-feira (4), a proposta que cria o programa “Escola sem Partido”, censurando o debate sobre questões como gênero e diversidade sexual na educação brasileira. O ANDES-SN é contrário ao projeto e compõe, junto a outras entidades sindicais e movimentos sociais, a Frente Escola Sem Mordaça. Educadores e entidades que contestam o projeto alertam que por trás dessa neutralidade está a tentativa de cercear a atividade pedagógica e impor a mordaça ao ato de lecionar.

04/07/2018
63º Conad encerra com leitura da Carta de Fortaleza após quatro dias de debates

Após quatro dias de intensos debates e com a leitura da Carta de Fortaleza, foi encerrada a 63º edição do Conad, no último domingo (1º), na Universidade Estadual do Ceará (Uece). O encontro, que tem como tema central “Por um projeto classista e democrático de educação pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica”, foi marcado pela posse da nova diretoria do Sindicato Nacional, que estará à frente da entidade até 2020.

04/07/2018
Brasília é escolhida como sede da próxima edição do Conad

Os delegados participantes do 63º Conad escolheram Brasília (DF) para sede do próximo Conad, que acontecerá em 2019. O evento será sediado pela Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb - Seção Sindical do ANDES-SN). A proposta foi apresentada pela delegação da Adunb SSind. O presidente da seção sindical, Luís Antônio Pasquetti, explicou a estrutura da sede, localizada dentro da UnB, que conta com um auditório próprio que comporta 500 pessoas, o que permite a realização do evento na própria instituição. Ressaltou ainda a importância de reunir os docentes na capital federal e na instituição, criada por Darci Ribeiro, e que vem sofrendo com o desmonte promovido pelo governo federal.

03/07/2018
Ações contra assédio e racismo entram em agenda de lutas das Ifes e Iees/Imes

No último dia (1º) do 63º Conad realizado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, os delegados e observadores discutiram e atualizaram o plano de lutas dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes). Entre as deliberações, está um dia de luta conjunta nas Ifes, Iees e Imes contra o assédio moral e sexual e um dia contra o racismo

03/07/2018
Docentes atualizam texto sobre impeachment durante o 63º Conad

Um dos textos para atualização dos Planos de Lutas da categoria docente com amplo debate no 63º Conad do ANDES-SN foi o TR 11, que propunha a atualização sobre o posicionamento do Sindicato Nacional frente a caracterização do processo que levou ao impeachment de Dilma Rousseff. O texto com propostas de alterações nos itens 1 e 2 acabou sendo suprimido após uma votação apertada (30 votos a favor e 27 pela manutenção), no último dia 30, terceiro dia do encontro. O tema foi discutido na plenária do Tema 2 que avaliou o plano de lutas “Educação, Direitos e Organização dos/as trabalhadores/as”. Além dessa questão, também foi aprovada uma série de deliberações que irão orientar a luta da categoria docente no próximo período.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]