Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
25/10/2017
Lançado manifesto em defesa da Educação Pública Superior

Apesar da ação truculenta da polícia do Rio de Janeiro contra trabalhadores e estudantes, durante manifestação pelo Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, lembrado na última quinta (19), o ato foi marcado também pelo lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior, rede que vem sendo desmontada pelos governos federal e estaduais, a partir de sucessivos cortes de recursos.

25/10/2017
ANDES-SN divulga nota de repúdio à ação truculenta da PM do RJ

A diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou nesta quarta-feira (25), por meio da Circular nº 362/17, nota de repúdio à ação truculenta da polícia do Rio de Janeiro, quando professores, técnico-administrativos, estudantes universitários e secundaristas participavam do Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, lembrado na última quinta (19).

25/10/2017
Professores da Ufam decidem sobre paralisação no dia 10 de novembro

Os docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) decidem, em Assembleia Geral (AG), na próxima segunda-feira (30), se a categoria vai aderir ou não ao Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações programado marcado para o dia 10 de novembro. A instância deliberativa irá ocorrer às 15h, no auditório da ADUA.

25/10/2017
Relatório de CPI do Senado confirma que Previdência Social não tem déficit

O relatório de 253 páginas aponta a inconsistência de dados e de informações apresentados pelo governo que "desenham um futuro aterrorizante e totalmente inverossímil”, levando em conta um envelhecimento da população exagerado, enquanto consideram um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) muito abaixo da média histórica nacional, com o intuito de acabar com a Previdência Pública e criar um campo para atuação das empresas privadas.

25/10/2017
Reunião conjunta dos setores do ANDES-SN aprova calendário de lutas

Em reunião conjunta entre os Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes), realizada no Rio de Janeiro (RJ) no dia 19 de outubro, os docentes deliberaram por participar ativamente do dia 10 de novembro, Dia Nacional de Lutas, Paralisação e Greve, que ocorrerá às vésperas da entrada em vigor da Contrarreforma Trabalhista.

23/10/2017
Centenas de docentes participam do Dia Nacional em Defesa da Educação Pública

O dia foi marcado por intensas atividades, como o lançamento da Frente em Defesa das IES Públicas e o seu manifesto, na Uerj.

20/10/2017
Policiais armados retiram famílias de ocupação Irmã Helena sem aviso prévio

Cerca de 50 policiais militares fortemente armados retiraram 107 pessoas, incluindo crianças, da ocupação Irmã Helena, na manhã desta sexta-feira (20), de um terreno na Avenida Humberto Calderaro Filho, no bairro Adrianópolis. Os integrantes da ocupação tinham uma reunião marcada, nesta sexta, com representantes da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) para definir o destino das famílias e foram surpreendidas às 5h com a remoção que não teve resistência por parte das 40 famílias que estava no local há dois anos e meio.

20/10/2017
Nota de Pesar – professora Sandra do Nascimento Noda

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA), seus associados e demais membros da categoria manifestam seu mais profundo pesar pelo falecimento da professora da Ufam, Sandra do Nascimento Noda.

19/10/2017
Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Amazonas reúne neste sábado (21)

Lançado no dia 20 de outubro de 2016, o Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Amazonas, do qual fazem parte a ADUA e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), tem novo encontro neste sábado (21), um dia após completar seu 1º ano. A plenária ocorrerá a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas (Sintjam).

19/10/2017
Encontro da Classe Trabalhadora das Américas reúne representantes da América Latina, África e Europa

O 1º Encontro da Classe Trabalhadora das Américas reuniu mais de cem pessoas de países da América Latina, África e Europa, nos últimos dias 16 e 17, em São Paulo (SP). Um dos temas de discussão durante o encontro foram os ataques vivenciados pelos trabalhadores das várias nações representadas. O evento foi organizado pela Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas (RSISL), da qual a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) faz parte.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]