Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
29/05/2019
Preparação para o 30M tem oficina de cartazes, sarau e cortejo nesta quarta na Ufam

Em preparação para o 2º Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação Pública (30 de Maio), estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) organizaram uma programação para esta quarta-feira (29). Os discentes irão realizar oficina de cartazes, sarau e cortejo no Centro de Convivência (CDC) da Universidade, no campus em Manaus.

28/05/2019
GT de Política de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual se reúne em junho

Como forma construir as contribuições para o 4º Congresso da CSP-Conlutas, o Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN se reúne em junho. Cartilha de Combate ao Racismo; reunião das comissões e produção dos textos; apresentação dos textos e sistematização dos textos estão entre os temas da pauta da reunião.

28/05/2019
ICSEZ realiza "Ufam de Portas Abertas" no 30M

Os professores e as professoras do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ) da Ufam, em Parintins, decidiram em reunião nesta segunda-feira (27) pela atividade interna “Ufam de Portas Abertas”, para ser realizada no dia 30 de maio: 2º Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação Pública.

28/05/2019
CSP-Conlutas lança site do 4º Congresso Nacional

A Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) lançou, nesta segunda-feira (27), o site (congresso4.cspconlutas.org.br) do 4º Congresso Nacional da entidade, que será realizado de 15 a 18 de agosto, em São Paulo (SP).

28/05/2019
ANDES-SN solicita à Procuradoria-Geral da República apuração sobre cortes nas universidades

O ANDES-SN solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que investigue irregularidades nos cortes orçamentários realizados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O documento foi protocolado na sexta-feira (24) pelo presidente do Sindicato Nacional, Antonio Gonçalves, junto ao vice-procurador da PGR, Luciano Mariz Mais.

27/05/2019
Governo Bolsonaro anuncia Programa de Demissão Voluntária em sete estatais

No mesmo dia em que mais de dois milhões de brasileiros e brasileiras em mais de 200 cidades protestavam contra cortes na Educação anunciados pelo governo Bolsonaro, o Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento, anunciava programas de demissão voluntária (PDV) em sete estatais federais. A justificativa da decisão estava, mais uma vez, pautada no enxugamento de recursos e economia de custos. Das sete estatais, quatro foram reveladas: Petrobras, Correios, Infraero e Embrapa. As demais, o governo não anunciou alegando "questão estratégica". Além dessas sete, outras quatro estariam em análise.

27/05/2019
Julgamento decisivo sobre criminalização da LGBTfobia o tema será no dia 5 de junho

No dia 5 de junho será retomada a sessão, no Tribunal Superior Federal (STF), sobre a ação que considera a homofobia e a transfobia crimes no país. Em decisão histórica, a maioria do Supremo foi favorável pela criminalização da LGBTfobia, em julgamento iniciado no dia 23. A sessão foi interrompida e o julgamento decisivo sobre o tema será no próximo mês.

24/05/2019
Bolsonaro quer regime de capitalização automático para jovens

O governo Bolsonaro estuda alterar o texto da Reforma da Previdência enviado ao Congresso para tornar obrigatório a todo jovem que entrar no mercado de trabalho a adesão ao regime de previdência por capitalização. Na prática, isso significa que os novos trabalhadores não terão nenhuma garantia de aposentadoria no futuro.

24/05/2019
Centrais Sindicais realizam mutirão para coleta do abaixo-assinado contra a Reforma da Previdência

De 27 a 31 de maio, as Centrais Sindicais estão convocando um mutirão nacional para intensificar a coleta do abaixo-assinado contra a Reforma da Previdência. As entidades, movimentos sociais, estudantis e de luta contra as opressões que compõem as bases da CSP-Conlutas já colocaram o abaixo-assinado na rua. A tarefa agora é ampliar o alcance.

23/05/2019
Ministro da Educação diz que salários e estabilidade “podem ser revistos”

Depois dos cortes de 30% no orçamento das universidades e institutos federais, outros ataques podem recair diretamente sobre docentes e técnico-administrativos. Entre eles, o corte salarial e a demissão de servidores públicos. A hipótese foi colocada na mesa pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, na Comissão Especial de Educação da Câmara, na manhã de quarta-feira (22).

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]