Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
29/08/2019
Após corte orçamentário, UFBA suspende aula noturna por dívida com empresa

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia deliberou a suspensão das atividades na Universidade no período noturno no último dia 28. A deliberação surgiu após votação unânime, devido a tentativa de rompimento de contrato por parte da empresa de vigilância, mesmo após o esforço para providenciar o pagamento de R$ 1,2 milhões.

29/08/2019
ANDES-SN publica 20 motivos para REJEITAR o Future-se

O programa FUTURE-SE é, na verdade, “a fatura da educação pública”. É o que afirma nota do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgada pela entidade apontando 20 motivos para rejeitar a proposta do Ministério da Educação (MEC) que, na prática, se apresenta como uma contrarreforma ao ensino público das universidades e institutos federais segundo sindicato, ONGs e reitores.

29/08/2019
Campanha pressiona governo a liberar 84 mil bolsas do CNPq

Após o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) suspender, no último dia 15, a indicação de bolsistas por falta de recursos, mais de 100 entidades científicas e acadêmicas brasileiras se uniram na mobilização #somostodosCNPq, criada a partir de um abaixo-assinado na plataforma Change.org. O déficit no orçamento do Conselho em 2019 chega a R$ 330 milhões.

28/08/2019
Auxílio-creche: ADUA convoca para procedimento judicial

A ADUA – Seção Sindical do ANDES-SN convoca sindicalizadas e sindicalizados que receberam auxílio-creche/assistência pré-escolar, no período de 2011 até agora, para dar entrada em procedimento judicial para recebimento de valores.

28/08/2019
Professor é agredido e ameaçado em Colégio Militar de Manaus

O professor de Língua Portuguesa, Anderson Pimenta, foi agredido com um tapa no rosto pelo tenente-coronel da Polícia Militar, Cézar Andrade, no último dia 27, dentro do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM1). Além de relatar agressão, o professor disse ter sido ameaçado.

28/08/2019
Queimadas e desmatamento geram protestos contra Bolsonaro

O Brasil parou mais uma vez para protestar contra o governo Bolsonaro. O final de semana contou com protestos em diversas cidades brasileiras em defesa da Amazônia e em repúdio à política do governo. A destruição do meio ambiente e entrega das riquezas naturais do Brasil foram pautas centrais nas passeatas.

28/08/2019
“Future-se” e a tentativa de destruição da universidade pública e autônoma

A universidade pública como é hoje pode estar com os dias contados, caso a comunidade não se erga para defendê-la. E essa necessidade se faz cada vez mais urgente! As garantias constitucionais de liberdade de ensino e aprendizagem e de autonomia universitária vêm sofrendo (e de forma mais intensa nesses oito meses de governo Bolsonaro) severos ataques. E o mais perigoso deles foi apresentado com a nomenclatura fantasiosa de “FUTURE-SE”, quando, na verdade, é a tentativa de destruição total da universidade brasileira pública e autônoma.

27/08/2019
Seminário de História e Memória do Movimento é debatido em reunião do GT

O Seminário de História e Memória do Movimento será debatido na próxima reunião do Grupo de Trabalho História do Movimento Docente (GTHMD), no dia 12 de setembro. O encontro irá ocorrer das 9has 12h, na sede do ANDES-SN, (SCS, Quadra 02, Ed. Cedro II, Bloco C, 3º andar), em Brasília (DF).

27/08/2019
Setor das Ifes indica Greve Nacional da Educação por 48 horas em setembro

Após reunião realizada nos dias 24 e 25, o Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN indicou a necessidade de uma greve nacional da educação com a duração de 48 horas, em setembro. Para discutir a construção e a adesão à paralisação, seções sindicais deverão realizar nova rodada de assembleias até dia 10 de setembro. Na reunião foi aprovada a realização de um dia de universidade de portas abertas antes da paralisação. A próxima reunião do Setor das Ifes está agendada para 12 de setembro.

27/08/2019
Governo e reitoria do IFCE censuram Semana de Direitos Humanos

Em mais uma oportunidade, o governo Bolsonaro se mostrou preconceituoso. O evento que aconteceria no último dia 20 foi censurado pela reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos que seguiria até o dia 23 foi mais uma vítima da intolerância.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]