Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
19/10/2017
ANDES divulga moção de apoio a colégio, universidade e equipe de programa

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou uma moção de apoio ao Colégio de Aplicação João 23, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a equipe do programa A Hora do Lanche. Nos últimos meses, esses espaços vêm recebendo todo tipo de ataque, principalmente professores e estudantes, em nome de uma moral conservadora e de caráter fascista, conforme o Sindicato Nacional.

19/10/2017
Reuniões das instituições federais, estaduais e municipais de ensino superior têm locais divulgados

As reuniões dos Setores das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IFES/IEES/IMES) irão ocorrer nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). Os locais de cada um dos encontros foram divulgados na Circular 354/2017, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

19/10/2017
Situação da Ciência e Tecnologia será analisada em reunião de Grupo de Trabalho do ANDES

A atual conjuntura da Ciência e Tecnologia (C&T) no país será tema de discussão na próxima reunião do Grupo de Trabalho de Ciência & Tecnologia (GTC&T), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Realizado nos dias 28 e 29 de outubro, em Brasília (DF), o debate servirá de base para elencar os desafios e ações políticas da entidade como forma de preparação para o 37º Congresso do Sindicato Nacional, que ocorre de 22 a 27 de janeiro, em Salvador (BA).

18/10/2017
ADUA sedia evento gratuito ‘150 anos de O Capital: desafios de um mundo em crise’

Obra fundamental para o pensamento contemporâneo, ‘O Capital’, de Karl Marx, completa 150 anos de publicação neste ano. Em comemoração à data, o Grupo de Estudos de Marx e O Capital (Gemac), da Ufam, realiza o debate “150 anos de O Capital: desafios de um mundo em crise" sobre o livro nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no auditório da ADUA. Entre os palestrantes convi-dados está o professor da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Grespan.

18/10/2017
Temer altera código penal para mascarar trabalho escravo no Brasil

Sob o pretexto de regular o pagamento do seguro-desemprego a trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão e possibilitar a atualização da Lista Suja – que traz o nome de empresas e empresários autuados por manter trabalhadores em situação de extrema exploração –, o Ministério do Trabalho publicou no dia 16, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 1.129/2017, assinada pelo ministro Ronaldo Nogueira.

17/10/2017
Defesa da Educação Pública mobiliza entidades nesta quinta-feira

Professores, estudantes, técnicos e terceirizados da área de Educação, além de participantes de movimentos sociais, sindicais e populares, irão realizar manifestações pelo país, nesta quinta-feira (19 de outubro), no Dia Nacional em Defesa da Educação Pública.

16/10/2017
Magistrados aprovam teses contrárias à aplicação da Reforma Trabalhista

A chamada Reforma Trabalhista é ilegítima tanto no sentido formal quanto material, além de ser incompatível com as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esta foi uma das teses aprovadas pelo plenário da 2ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho, evento realizado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) em conjunto com outras entidades, na última semana.

16/10/2017
Comissão da Verdade entra na pauta do GT História do Movimento Docente dia 4 de novembro

Em atenção à deliberação congressual, o Grupo de Trabalho História do Movimento Docente (GTHMD) reúne dia 4 de novembro na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF) e coloca em pauta as demandas relacionadas à Comissão da Verdade, trabalho a que o Sindicato Nacional vem dedicando esforço por meio de uma série de atividades.

16/10/2017
Resolução do ANDES-SN de reorganização da classe é aprovada em Congresso da CSP-Conlutas

Foi aprovada no 3º Congresso da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) a proposta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) de participação das organizações ligadas à Central em uma reunião para reorganização da classe trabalhadora. Realizado de 12 a 15 de outubro, em Sumaré (SP), o congresso reuniu mais de 2,3 mil pessoas de todos os Estados do Brasil.

16/10/2017
Datas de 19 de outubro e 10 de novembro são destaques em Plano de Ação da CSP-Conlutas

As datas de 19 de outubro e 10 de novembro Dia Nacional em Defesa da Educação Pública e Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações estão no Plano de Ação da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). O calendário de lutas da entidade foi aprovado durante o 3º Congresso da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), realizado de 12 a 15 de outubro, em Sumaré (SP).

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]