Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
27/08/2019
Debate sobre o Future-se na UFMA terá transmissão online

Com participação da professora Marina Pinto Barbosa, o debate "Os Impactos do Future-se na Carreira e no Trabalho Docente" será realizado nesta terça-feira (27), às 17h, no Auditório Central da UFMA (Campus do Bacanga). O debate terá transmissão online pela página da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) no Facebook (/apruma.secaosindical).

26/08/2019
Instituições produtoras de informação e conhecimento se manifestam contra governo Bolsonaro

O ano de 2019 vem sendo marcado até aqui por uma postura agressiva do governo federal em relação às próprias instituições federais de pesquisa e produção de conhecimento. INPE, IBGE, INEP, Fiocruz, Universidades, entre outros órgãos de excelência, foram, em diferentes momentos, alvos de críticas sem fundamento técnico, calúnias, asfixia orçamentária, censura nas divulgações, cerceamento da autonomia técnica, substituição de funcionários de carreira por indicados, e até tentativa de violação do sigilo de dados individuais, promovidos por funcionários do governo, incluindo ministros e o próprio presidente.

26/08/2019
Contrarreforma da previdência irá reduzir aposentadoria de R$ 2.016,81 para R$ 1.139,65

Na Contrarreforma da Previdência, quem está próximo de completar os requisitos para se aposentar por idade entrará em uma regra de transição que deixa o valor do benefício menor do que as regras atuais.

23/08/2019
Congresso planeja reduzir número e alcance de sindicatos

Um grupo de deputados planeja apresentar, ainda neste mês, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o objetivo de impor uma grande reestruturação aos sindicatos. O relator da proposta é Aguinaldo Ribeiro (PP da Paraíba), que conta com contribuições do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

23/08/2019
Portaria de Bolsonaro reduz financiamento de bolsas e auxílio pesquisa em 25%

Inimigo da Educação, o governo Bolsonaro tomou mais uma medida que prejudica a pesquisa no Brasil. Assinada pelo superministro da Economia, Paulo Guedes, a Portaria nº 424, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 22 de agosto, corta em 25% os valores das bolsas de estudo e auxílio de pesquisa. A redução, conforme a portaria, irá ocorrer até o final deste ano.

23/08/2019
Justiça Federal suspende extinção de cargos e funções em federais do RS

Em decisão liminar expedida no último dia 30, a Justiça Federal no Rio Grande do Sul (RS) suspendeu os efeitos dos artigos 1º e 3º do decreto 9.725/19 para as instituições federais de ensino gaúchas. A medida é referente à Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público Federal (MPF) no Estado em que se questiona a legalidade e a constitucionalidade do decreto.

22/08/2019
Docentes da Ufam aprovam indicativo de greve

Diante dos inúmeros ataques do governo Bolsonaro à Educação, professoras e professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovaram indicativo de greve em assembleias descentralizadas. A aprovação ocorreu no campus de Manaus, na manhã desta quinta-feira (22), no auditório da ADUA e nas unidades fora da sede de Parintins, Humaitá e Benjamin Constant, na quarta (21). A categoria decidiu também a organização de um Comando de Mobilização de Greve formado por docentes, estudantes e técnicos da universidade.

22/08/2019
Prazo para inscrição no IV Seminário Nacional de Mulheres é prorrogado

O IV Seminário Nacional de Mulheres - organizado pelo Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN - teve o prazo para inscrição prorrogado até as 17h desta sexta-feira (23). O encontro irá ocorrer na sede da Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio Janeiro (ASDUERJ), de 30 de agosto a 1º de setembro, paralelamente ao III Seminário Nacional de Diversidade Sexual e ao IV Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas.

22/08/2019
Sob governo Bolsonaro, queimadas na Amazônia se alastram

Com as medidas destrutivas ao meio ambiente do governo de extrema-direita de Bolsonaro, o País enfrenta a maior onda de queimadas dos últimos seis anos conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até 18 de agosto deste ano, o número de focos de incêndios cresceu 70% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já são 67 mil pontos de queimadas registrados até a data. O fogo avança e destrói quilômetros de florestas, matas e cerrados. A Amazônia é a região mais afetada, com 51,9% dos casos, enquanto o cerrado concentra 30,7% dos focos registrados.

22/08/2019
Encontros do GTs Carreiras e Verbas têm programações alteradas

A reunião conjunta dos Grupos de Trabalhos Carreira e Verbas será realizada, agora, no dia 24 de gosto, das14h às 19h, na sede da Seção Sindical dos Docentes da Unirio (Adunirio), no Rio de Janeiro. O motivo da alteração da data ocorreu devido a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 25 de agosto. Já a data do I Seminário Conjunto GT Verbas/Fundações foi mantida nos dias 23 (18h às 21h) e 24 de agosto (9h às 12h).

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]