Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
14/10/2017
Comunicações alternativa e sindical lutam para furar bolha hegemônica

Não são poucos os desafios da comunicação alternativa brasileira para furar a bolha da mídia hegemônica. As desvantagens vão desde aspectos financeiros, espaço de evidência até o uso antiético das mídias sociais. A internet tem lugar central neste cenário, não aos moldes do redentorismo democrático, mas como estreita tábua de salvação no turbulento mar da comunicação reacionária impulsionada em tempos de golpe. Neste front, imprensas sindical e alternativa são aliadas.

13/10/2017
O Estado brasileiro é claramente anti-indígena, afirma docente

Nos dias 18 e 19 de agosto, em Dourados (MS), professores universitários de várias Instituições de Ensino Superior (IES), sindicalizados das seções sindicais da base do ANDES-SN, concentraram esforços no estudo sobre a questão indígena no país, da legislação aos mecanismos de exploração e da opressão aos quais os povos tradicionais têm sido submetidos no Brasil. Nessa segunda etapa do Curso Nacional de Formação Política e Sindical, que teve como tema Indígenas, opressão pelo viés de classe na perspectiva revolucionária, a ADUA esteve representada pelo seu 2º vice-presidente, professor Welton Oda. O docente compartilha, nesta entrevista, suas impressões a respeito do curso e reflexões sobre o papel do movimento docente na construção de alternativas e no fortalecimento da luta indígena pela liberdade, respeito e dignidade.

12/10/2017
Censura cresce em tempos de intolerância e indica barbárie

O cancelamento da exposição Queermuseu – Cartografias da diferença na arte brasileira, no início de setembro, no Santander Cultural, em Porto Alegre, acendeu um amplo debate. Encampada principalmente por membros do Movimento Brasil Livre (MBL), a ação impregnada de intenções políticas foi justificada, em uma interpretação mal-intencionada, sobretudo pela presença de conteúdo pedófilo e zoofílico. O episódio é classificado por especialistas, ouvidos pelo Jornal da ADUA, como clara censura.

11/10/2017
Expediente na ADUA será retomado na segunda (16)

Em função do feriado do dia 12 de outubro (quinta-feira), a ADUA informa a seus associados que não haverá expediente dia 13 (sexta). O recesso nesse dia ocorrerá também na sede do ANDES-SN e nas secretarias regionais.

11/10/2017
CSP-Conlutas divulga programação e Caderno de Resoluções de Congresso

Mais de 2 mil delegados e delegadas irão participar do 3° Congresso da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) durante quatro dias, a partir desta quinta-feira (12). A programação completa do encontro, assim como o Caderno de Propostas Resoluções foram divulgados pela entidade. O evento será realizado de 12 a 15 de outubro, em Sumaré (SP).

11/10/2017
Cem anos da Revolução Russa será tema de painel no Congresso da CSP-Conlutas

O 3° Congresso da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) acontece no mesmo ano em que se completa o centenário da Revolução Russa. O evento trará um painel específico para debater a importância dessa luta que mudou a história da humanidade e serve como exemplo para a classe trabalhadora até os tempos atuais.

11/10/2017
Dívida da Ebserh ultrapassa de R$ 70 milhões

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Mpog) no Boletim das Empresas Estatais Federais do terceiro trimestre.

11/10/2017
ANDES-SN propõe Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas

A perspectiva é reunir docentes, técnico-administrativos em educação, estudantes, entidades da educação e científicas, movimentos sociais, sindicais e populares, entre outros para intensificar a luta em defesa das Universidades municipais, estaduais e federais, Institutos Federais e Cefets.

10/10/2017
Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo

A redução das desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é um dos principais desafios do país para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. A análise é de um estudo da Fundação Abrinq, lançado nesta quarta (10), que analisa os objetivos relacionados à educação e ao trabalho.

10/10/2017
ANDES realiza reunião de preparação para 3º Congresso da CSP-Conlutas

Em preparação para participar do 3º Congresso da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), representantes da diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), que irão participar do evento, realizam uma reunião nesta quarta-feira (11 de outubro), em Sumaré (SP). A informação foi divulgada na Circular 342/17.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]