Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
21/08/2019
"Nomeação de diretor-geral do Cefet/RJ viola disposições constitucionais", afirma AJN

Em nota técnica, a Assessoria Jurídica do ANDES-SN (AJN) concluiu que a nomeação de um diretor-geral para o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) viola disposições legais e constitucionais, podendo ser questionado judicialmente. O governo Bolsonaro designou Maurício Aires Vieira para o exercício do cargo. O ato foi publicado por meio da portaria nº 1.459 no último dia 15 no Diário Oficial da União (DOU).

21/08/2019
Após corte de verbas, UFSB desliga aparelhos de ar-condicionado

Sem verba, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) tem desligado os aparelhos de ar-condicionado para não haver risco de corte de energia. A Universidade encerrará o mês de agosto com cerca de R$ 350 mil em notas fiscais a serem pagas. Esta foi uma das medidas adotadas pela UFSB após o corte no orçamento realizado pelo governo federal.

21/08/2019
Sindicato Nacional divulga nota de repúdio às ações antidemocráticas do governo na UFC

No dia de ontem, 19 de agosto de 2019, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi surpreendida pelo Decreto Presidencial que nomeou para reitor o terceiro colocado da lista tríplice, o professor José Cândido Lustosa Bitencourt de Albuquerque, em irrefutável desrespeito à decisão democrática da universidade, que elegeu o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida.

21/08/2019
Comunidade da UFC fecha avenidas em Fortaleza contra nomeação de reitor

Estudantes, professores e técnicos da Universidade Federal do Ceará (UFC) bloquearam, nesta terça-feira (13), o cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de maio, na capital cearense, contra a nomeação de Cândido Albuquerque para a reitoria da instituição.

21/08/2019
Cortes no orçamento afetam universidades federais

Anunciado no início do ano pelo governo Bolsonaro, o corte nas verbas da educação já está afetando o funcionamento das Instituições de Ensino Superior do país. Em pelo menos 21 universidades federais, as pesquisas e ações de extensão estão com os dias contados. Caso a situação não seja revertida, as aulas poderão ser suspensas.

20/08/2019
Mais uma ação contra MP da "Liberdade Econômica" chega ao STF

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6217) contra a Medida Provisória (MP) 881/2019, que institui a Declaração de Direitos de "Liberdade Econômica", estabelece garantias de livre mercado e análise de impacto regulatórios, entre outros pontos. Esta é a terceira ação que chega ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a chamada MP da "Liberdade Econômica".

20/08/2019
Entidades lançam cartilha sobre riscos da Contrarreforma da Previdência para servidores

A cartilha “Os riscos da reforma do Regime Próprio de Previdência da União”, dirigida principalmente a servidores federais de cargo efetivo, foi lançada durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado, no último dia 15. O material é uma iniciativa de Asibama-DF, Ascema Nacional, Condsef, ARCA, Afipea, Andeps, AsMinC, Assecor, INA e SindGCT e contou com ajuda técnica especializada em previdência.

20/08/2019
Estudantes e docentes realizam manifestação contra interventor do MEC no Cefet-RJ

A comunidade acadêmica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) realizou uma manifestação, na manhã de segunda-feira (19), contra a entrada do interventor do Ministério da Educação (MEC), Maurício Aires Vieira, na cadeira da direção geral da instituição de ensino. Na última sexta (16), um decreto deferiu uma intervenção temporária até a conclusão da análise do processo eleitoral administrativo realizado no ano passado.

20/08/2019
Docentes da Ufam discutem greve por tempo indeterminado em Assembleia

Frente aos inúmeros ataques de Jair Bolsonaro à Educação e aos direitos sociais do povo brasileiro, o indicativo de greve por tempo indeterminado será discutido em Assembleia Descentralizada dos docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O encontro irá ocorrer nesta quinta-feira (22), às 9h, no auditório da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA), no campus universitário, em Manaus.

19/08/2019
MP da "Liberdade Econômica" aprofunda reforma trabalhista

Por 345 votos a favor e 76 contra, a Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 13, a Medida Provisória (MP) 881. Chamada de "Liberdade Econômica" pelo governo, a MP, na verdade, é mais um ataque de Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores. Mais do que isso, a medida é um aprofundamento da Reforma Trabalhista aprovada no governo Temer, em 2017, que desregulamentou os direitos e as condições de trabalho no país, e aumentou a precarização e o desemprego.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]