Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
19/08/2019
CNPq deve suspender 84 mil bolsas de pesquisadores

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) suspendeu na última quinta-feira (15) a indicação de bolsistas por falta de recursos. Segundo nota divulgada pelo Conselho, houve a sinalização de que "não haverá a recomposição integral do orçamento de 2019”. Devido aos constantes ataques do governo Bolsonaro à educação, cerca de 84 mil pesquisadores serão prejudicados.

19/08/2019
"Future-se" é debatido em audiência a Câmara dos Deputados

O "Future-se", programa de desmonte da educação federal, foi tema de debate em uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, no último dia 15. O ANDES-SN esteve presente, junto com demais entidades do setor da Educação Federal, como Fasubra Sindical e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Também participaram da audiência o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, e o presidente da Andifes, João Carlos Salles, entre outros.

19/08/2019
Sinasefe e ANDES-SN emitem nota de repúdio à nomeação de interventor no Cefet/RJ

O ANDES-SN e o Sinasefe repudiam, veementemente, a intervenção do Ministério da Educação - MEC na designação da direção-geral do Cefet-RJ. Para a escolha do(a) novo(a) Direto(a)r-Geral do Cefet-RJ, houve um processo democrático de consulta interna que contou com três candidato(a)s. O resultado dessa consulta foi equilibrado, sendo que cada candidato(a) recebeu aproximadamente um terço dos votos.

16/08/2019
ANDES-SN emite nota de repúdio à nomeação autoritária do reitor não eleito da UFVJM

O princípio da Autonomia Universitária, garantido constitucionalmente, está sob intenso ataque. Seguindo o rito democrático de consulta à comunidade universitária para definição de novo reito(a)r da UFVJM, a comunidade dessa universidade indicou, por meio da maioria dos votos, o professor Gilciano Saraiva Nogueira, para ocupar o cargo de reitor.

16/08/2019
Prazo de contribuição para Revista do ANDES-SN é estendido

O prazo de envio de contribuições para a 65º edição da revista do ANDES-SN “Universidade e Sociedade” foi prorrogado até 7 de outubro. Com o tema "Mobilização e resistência contra os ataques a Universidade Pública, Institutos Federais e Cefet", a publicação será lançada no 39º Congresso do ANDES-SN, no primeiro semestre de 2020, em São Paulo (SP).

16/08/2019
Extinção de cargos: ADUA e Sintesam solicitam medidas do MPF

A ADUA-SSind., em conjunto com o Sintesam, encaminhou, no último dia 13, um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando a adoção de medidas em relação ao decreto n. 9.725/19 do governo Bolsonaro, que extingue cargos em comissão e de funções de confiança no serviço público federal. As entidades ressaltam a necessidade de ajuizamento de Ação Civil Pública com a declaração de inconstitucionalidade e de ilegalidade de artigos do decreto em questão.

16/08/2019
Governo do RJ mata cinco jovens negros em 80 horas

A onda de violência no Rio de Janeiro aumento no mandato do governador Wilson Witzel (PSC). Nas últimas 80 horas, cinco jovens negros foram assassinados em operações policiais. Witzel, que é aliado da base governista de Bolsonaro, deixa claro que age com liberdade para matar. Em coletiva de imprensa, no último dia 13, afirmou que as ações policiais no Estado não irão parar. De janeiro a março deste ano, 434 pessoas morreram nessas operações.

16/08/2019
Entenda como funciona a Reforma da Previdência para servidores públicos

A Reforma da Previdência prevê dois tipos de transição para os servidores públicos: por pontos e idade e por pedágio. Para professores, as regras são um pouco diferentes. Atualmente, para se aposentar os servidores homens têm de ter 60 anos de idade e 35 anos de contribuição e as mulheres 55 anos de idade e 30 anos de contribuição.

16/08/2019
Deputado diz que universidade é "antro de ideologia de esquerda" e reitoria repudia declaração

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, saiu em defesa da instituição e das demais entidades de ensino superior ao repudiar declaração do deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) e vice-presidente nacional do partido.

15/08/2019
Bolsonaro quer privatizar INSS e acabar com auxílios

A Reforma da Previdência ainda está em tramitação no Congresso Nacional e o governo de Jair Bolsonaro (PSL) já possui outra estratégia para atacar a classe trabalhadora. O governo quer privatizar parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e deixar nas mãos de empresas privadas a cobertura dos “benefícios de risco” não programados como o auxílio-doença, acidente de trabalho e salário-maternidade.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]