Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
05/06/2018
Fórum de Servidores publica nota de apoio à greve dos caminhoneiros e petroleiros

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) divulgou nota de apoio à greve dos caminhoneiros e petroleiros, após aprovação do texto em reunião do último dia 29 de maio, pelas entidades que compõem o Fórum.

05/06/2018
Divulgada programação da Oficina de Produção de Dossiê sobre a Ebersh

No próximo fim de semana, o Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) promove uma Oficina de Produção de Dossiê sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O Sindicato Nacional divulgou nesta terça (5), a programação do evento, que vai ocorrer no auditório da Seção Sindical da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), em Curitiba.

05/06/2018
ANDES-SN divulga caderno de textos do 63º Conad

A secretaria do ANDES-SN divulgou, nessa segunda-feira (4), o Caderno de Textos do 63º Conad, que ocorrerá entre 28 de junho e 01 de julho, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), na cidade de Fortaleza (CE). O material irá orientar os debates do Conad, e é composto por textos da diretoria do ANDES-SN, das seções sindicais e, também, de filiados ao Sindicato Nacional.

04/06/2018
Fonasefe define 7 de junho como Dia Nacional de Luta nos Estados

Em reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), em Brasília, com a presença de entidades da categoria para discutir os rumos das lutas para o próximo período, os trabalhadores definiram o dia 7 de junho como Dia Nacional de Mobilização com atos, assembleias e paralisações em defesa dos serviços públicos.

04/06/2018
Seções sindicais da Bahia, Sergipe e Alagoas discutem contrarreformas na Educação Superior Pública

A Regional Nordeste 3 do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) realiza, no próximo dia 8, um encontro que unirá representantes das seções sindicais da Bahia, Sergipe e Alagoas. O encontro terá como tema central “O impacto das contrarreformas na Educação Superior Pública: o papel do sindicato nacional na defesa das Universidades, Colégios de Aplicação e Cefet”.

04/06/2018
Marielles, presentes: hoje e sempre!

Mulher, negra, mãe e cria da favela da Maré. Era com essa simplicidade que Marielle Franco, socióloga e vereadora eleita para a Câmara do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com quase 50 mil votos, se apresentava, antes de ser brutalmente assassinada no dia 14 de março, em um atentado contra a democracia e a luta feminina. A morte da vereadora uniu milhares de Marielles de todo o mundo.

04/06/2018
Coluna Jurídica - Exigência de apresentação de diploma

Na última edição do JORNAL DA ADUA (março/abril), a Coluna Jurídica tratou sobre a exigência, por parte da Administração Superior, da apresentação do diploma como documento comprobatório da titulação para fins de concessão da retribuição, não sendo admitidas a ata de defesa ou a declaração de conclusão de curso.

04/06/2018
Tradução do feminino em arte

A escolha particular das cores, traços, movimentos, palavras... A revelação do pensamento feminino através da arte. Artistas de Manaus garantem ter mais espaço para expor suas percepções, mas ressaltam a necessidade de manter a luta para alcançar, por exemplo, cargos de comando ainda ocupados por homens. São as novas Fridas (Kahlo), Tomies (Ohtake), Camilles (Claudel), Ednelzas (Sahdo), Tarsilas (do Amaral) e Marinas (Abramovi?) unindo-se para tomar o espaço que lhes é de direito.

30/05/2018
Docentes universitários argentinos realizam paralisação de três dias

Os docentes universitários argentinos realizam, desde a segunda-feira (28), uma paralisação de três dias para lutar por reajuste salarial e em defesa das universidades públicas. De acordo com o sindicato Conadu Histórica, há grande adesão nas universidades e nos colégios pré-universitários de todo o país.

30/05/2018
Referendo põe fim à criminalização do aborto na Irlanda

Galway, Irlanda. 2012. Savita Halappanavar começou a sofrer um aborto espontâneo, mas teve assistência médica negada porque a Constituição irlandesa garantia o direito à vida do feto. Com 17 semanas de gestação, a jovem de 31 anos agonizou por dois dias, desenvolveu uma sepsia e morreu quatro dias após o falecimento sua filha prematura.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]