Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
23/11/2017
Temer planeja privatizar financiamento de pesquisa científica

O governo de Michel Temer pretende anunciar, em dezembro, a criação de um fundo privado de financiamento de pesquisa científica. De acordo com o jornal a Folha de São Paulo, o governo prevê arrecadar cerca de R$ 2 bilhões anuais de empresas do setor elétrico, das telecomunicações, da mineração, da bioenergia e do petróleo e, com isso, financiar pesquisas em instituições públicas.

22/11/2017
Cobrança de mensalidade em universidades públicas brasileiras é proposta por Banco Mundial

O Banco Mundial, organização financeira internacional que concede empréstimos a “países em desenvolvimento” em troca da aplicação de políticas de ajuste fiscal, divulgou, nesta terça-feira (21), o relatório “Um ajuste justo. Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil”. No relatório, encomendado pelo governo de Michel Temer, o Banco Mundial defende, entre outras propostas, a cobrança de mensalidade em universidades públicas do país.

22/11/2017
CSP-Conlutas reforça chamado a Greve Geral, caso Reforma da Previdência vá para votação

Há poucos dias, o presidente Michel Temer manifestou publicamente que seria muito difícil aprovar a Reforma da Previdência porque não teria o número de votos necessários no Congresso Nacional. O mercado não gostou e foi para cima do governo exigindo a manutenção do calendário de ataques à classe trabalhadora, fazendo-o retomar a ofensiva para aprovação da reforma.

22/11/2017
Calendário de atividades é definido em reunião entre Fonasefe e Fonacate

Participações em audiência pública, caravana para Brasília e ato público estão no calendário de atividades definido durante a reunião entre o Reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). O encontro ocorreu no último dia 16, na sede da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), em Brasília (DF). As informações contam na Circular 399/17, divulgada pelo ANDES-SN.

22/11/2017
Assessoria jurídica da ADUA suspende atendimento nesta quinta-feira

A ADUA comunica que não haverá, nesta quinta-feira (23), atendimento da assessoria jurídica em razão da participação das advogadas no Encontro do Coletivo Jurídico do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), na sede da entidade, em Brasília (DF).

21/11/2017
Ações jurídicas contra a MP 805 são definidas em reunião do Fonasefe e Fonacate

Intervenções jurídicas no Supremo Tribunal Federal (STF) e Varas Federais de primeira instância. Esse foi um dos encaminhamentos feitos em relação a Medida Provisória (MP 805/2017), durante a reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) com os Coletivos Jurídicos. O encontro ocorreu em Brasília, no último dia 14. As informações constam na Circular 397/2017, do ANDES.

21/11/2017
Medida Provisória sobre Reforma Trabalhista mantém ataques

A Medida Provisória (MP) 808/17 - publicada pelo governo Temer, no último dia 14, que regulamenta alguns pontos da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17) –, conseguiu avançar ainda mais no ataque aos direitos dos trabalhadores. A medida amplia os abusos, principalmente, em pontos como trabalho intermitente, condições de trabalho de grávidas e lactantes, jornada 12×36 e ajuda de custo.

17/11/2017
Técnico-administrativos em educação das universidades federais entram em greve

Os técnico-administrativos em educação (TAEs) das universidades federais entraram em greve no último dia 10. Entre as pautas da categoria estão a defesa da educação e dos serviços públicos, além do combate ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV), ao aumento da contribuição previdenciária para servidores e à Reforma da Previdência. A paralisação por tempo indeterminado foi aprovada em uma plenária nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), no Rio de Janeiro, no dia 22 de outubro.

16/11/2017
Professores são convocados para caravana a Brasília em defesa do serviço público

Se o governo Temer não dá mostras de que pretende recuar em relação à retirada de direitos, os trabalhadores não abrirão mão de lutar contra retrocessos. Depois de um Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações, realizado no dia 10 de novembro em todo o país, os servidores públicos voltam atenção para a capital federal e planejam uma caravana para o dia 28 deste mês, para denunciar todos os ataques orquestrados contra a classe trabalhadora.

16/11/2017
ANDES-SN divulga moção de repúdio contra a perseguição a professor da UFOP

Conforme um trecho do documento, "a acusação é em desobediência em virtude de uma decisão proferida no ano de 2013, por um juiz federal do Maranhão, que “cassou” o Programa de extensão: Centro de difusão do marxismo (CDC-UFOP), vinculado ao Curso de Serviço Social, que organizava e articulava ações de extensão - que contemplavam as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, próprias a uma Universidade Federal Pública. O Centro de Difusão do Comunismo foi fechado e agora o mesmo professor enfrenta nova perseguição/ação por continuar a pesquisar e ensinar tendo o marxismo como fundamento teórico-metodológico".

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]