Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Após cobrança da ADUA, Consuni voltará a tratar da Estatuinte
Data: 07/10/2017

A Estatuinte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) entrou como tema de pauta na Reunião do Conselho Universitário (Consuni) realizada nesta sexta-feira (6), e foi deliberado que o documento será encaminhado à procuradoria jurídica, antes de o tema voltar ao debate no Conselho.

A inserção ocorreu devido o encaminhamento de um documento da Associação do Docentes das Ufam (ADUA), no dia 26 de setembro deste ano, solicitando da reitoria esclarecimentos sobre os resultados da Estatuinte da Ufam. O tema vem sendo ignorado pela instituição mesmo após a conclusão dos trabalhos da Comissão Executiva do Processo Estatuinte (Cepe), em 9 abril de 2014, quando foi protocolado o relatório final da 2ª Etapa do Congresso Estatuinte (Conuesta).

Em outras ocasiões, a ADUA já havia solicitado à reitoria da universidade, esclarecimentos sobre o assunto. No dia 17 de outubro de 2014, a Seção Sindical protocolou um ofício endereçado à Secretaria Geral de Conselhos Superiores (Secons), que respondeu, no dia 23 daquele mês, ainda não ter recebido o relatório final do Processo da Estatuinte da Ufam.

Em uma reunião do Consuni em maio de 2015, o então presidente da ADUA, Alcimar Oliveira, apresentou a carta ‘35 anos de Resistência e Luta’, em que reiterava o pedido de esclarecimentos sobre a o processo da estatuinte.

Informes do movimento
   
Durante a reunião, a 1ª secretária da ADUA, professora Kátia Vallina, apresentou alguns informes. Entre os temas estavam a realização do 3º Congresso da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), no período de 12 a 15 de outubro, em Sumaré (SP). “O total de delegados cadastrados pelos movimentos sindicais e populares chega a 2.030. Já os delegados que os movimentos estudantis e os de luta contra as opressões poderão eleger somam 102”, informou. A ADUA enviará para o evento uma delegação formada pelos professores José Alcimar de Oliveira; Aldair Andrade, Laura Miranda e Marcelo Vallina.

Também estiveram incluídos nos informes da 1ª secretária: a realização do Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN, em Belo Horizonte (MG), no dia 30 de setembro, com o tema ‘Formação Sindical: Lgbtfobia, luta de classes e revolução’, o Seminário Internacional da Auditoria Cidadã – Criação de Estatais não Dependentes para Securizar Dívida Ativa e Lesar a Sociedade, previsto para 7 a 9 de novembro, em Brasília (DF).

Outros temas apresentados pela professora, durante a reunião do Consuni, foram o Debate sobre a Carga Horária Docente, realizado pela ADUA, no auditório da instituição, no dia 21 de setembro, tendo como debatedores os professores Henrique Pereira e Lino João de Oliveira Neves. Por último, a 1ª secretaria da ADUA leu a nota de pesar do ANDES-SN pelo falecimento, no último dia 2, do reitor afastado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Fonte: ADUA
Compartilhe com seus amigos:
Twittar Compartilhar
 
Comentários
 
Deixe seu comentário aqui:
 
Nome: 
Email (não será divulgado): 
Comentário (sujeito a moderação): 

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]