Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Com folia e luta, blocos de carnaval protestam contra o governo Temer e a Reforma da Previdência
Data: 08/02/2018

Trabalhadores e trabalhadoras vão pular o Carnaval sem deixar de protestar. Como já é tradição, os blocos de luta ligados a sindicatos e movimentos sociais ocuparão as ruas contra o governo Temer e a Reforma da Previdência.

Esse período descontraído do trabalhador brasileiro servirá de pano de fundo para denunciar os governos e os patrões. O objetivo é aproveitar as festividades para denunciar essa reforma que acaba com o direito à aposentadoria e tem de ser barrada.

A revolta do povo é tamanha que o tom de protesto não se limitou apenas a esses blocos alternativos e combativos. Isso porque, em várias grandes escolas de samba, críticas aos políticos corruptos e às mazelas sociais do país e no mundo também fazem parte de seus enredos.

No Rio de Janeiro, a Escola de Samba Paraíso Tuiuti fará críticas à Reforma Trabalhista relacionando essa medida com os tempos de escravidão. Entre os destaques estará um boneco de Temer vestido de vampiro.

A Mangueira também tomará a avenida com duras críticas ao prefeito Marcelo Crivella (PRB). O desfile da Beija-flor fará uma crítica à ambição desmedida dos poderosos e tomará a avenida com referências à crise da segurança pública, saúde e educação no estado.

A Portela, atual campeã do Carnaval falará sobre intolerância, xenofobia e a crise migratória internacional. A última ala trará referências explícitas à crise de refugiados.

Blocos combativos

A CSP-Conlutas, pensando em aproveitar essa época também para protestar, fez um leque carnavalesco como parte das artes visuais da campanha contra a Reforma da Previdência.

Neste fim de semana vários blocos combativos saem às ruas contra esses governos. Pegue o leque e curta, sem esquecer de nossas bandeiras de luta pelo “Fora Temer e todos os corruptos do Congresso Nacional”, “Contra a Reforma da Previdência”, “Greve Geral, já”.

Confira:

Em São José dos Campos, Bloco Acorda Peão fará crítica à Reforma da Previdência

O tradicional bloco de carnaval do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o Acorda Peão trará como samba-enredo críticas à reforma da Previdência. O desfile será neste sábado (10) com concentração às 9h, na Rua Francisco Paes, 316, e saída às 10h.

O bloco completa 20 anos e vai levar à avenida o samba-enredo “Reforma e corrupção”, com críticas aos ataques do governo Temer à aposentadoria do trabalhador.

O Judiciário, que dá regalias a políticos e empresários corruptos, também entrou no samba, assim como a possível venda da Embraer para a Boeing, que será tema de um dos carros alegóricos do bloco.

A bateria já está afinada e vai fazer os foliões caírem no samba. Este ano, o pessoal do Acadêmicos do Satélite, em conjunto com as percussionistas do Sô Fia da Vida, serão os responsáveis pela animação.

Sô Fia da Vida – Nesta sexta-feira (9), o Bloco também de São José dos Campos composto por mulheres, o “Sô fia da Vida” levará o repúdio ao preconceito contra a população LGBT.  O Bloco convida as mulheres trabalhadoras a tirarem o salto alto do armário e ir para o asfalto sambar. O ponto de encontro será às 18h, na rua Francisco Paes, 316, centro.

Bloco da Esperança

Em Osasco (SP), o Movimento Luta Popular vai festejar com o Bloco da Ocupação Esperança. A Concentração será às 10h, na ocupação.

Em Salvador (BA), “Mudança do Garcia” terá o Bloco dos Lutadores

O Bloco dos Lutadores, composto pela CSP-Conlutas e entidades do movimento sindical e social, terá como tema a luta contra a Reforma da Previdência. Esse bloco existe há vários anos e comporá o trajeto da “Mudança do Garcia”, no dia 12 de fevereiro, com concentração, às 8h30, no final de linha do Garcia.

Em Recife (PE), Simpere vai arrancar as máscaras do prefeito

O Sindicato dos Professores Municipais de Recife (Simpere), filiado à CSP-Conlutas, com muita alegria e luta, fará seu bloco e marcará presença pelas ruas de Recife (PE). A festa será dia 9, às 14h, na sede do Sindicato.

Como sempre, estarão com muita irreverência denunciando o faz de conta do prefeito Geraldo Júlio (PSB) e prometem “arrancar as máscaras de GeJu”, como é popularmente conhecido o gestor da cidade.

A maquiagem e a customização das camisas estão garantidas, assim como a diversão!

Seções sindicais do Andes-SN também pautarão as lutas dos trabalhadores no carnaval

Diversas seções sindicais do ANDES-SN, sindicato filiado à CSP-Conlutas, levarão às ruas do país as pautas das lutas dos trabalhadores brasileiros e da educação pública. Os docentes incorporarão a crítica social e a mobilização política em diversos blocos organizados por movimentos sociais e sindicais em diversas cidades. Esse sindicato produziu uma ventarola para o carnaval, que traz como tema a luta contra a Reforma da Previdência e contra o Assédio Sexual.

 Fonte: CSP-Conlutas
Compartilhe com seus amigos:
Twittar Compartilhar
 
Comentários
 
Deixe seu comentário aqui:
 
Nome: 
Email (não será divulgado): 
Comentário (sujeito a moderação): 

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]