|  A Comissão da Verdade do ANDES-SN defende não apenas a revisão da lei da Anistia, mas também a punição daqueles que foram responsáveis por torturas e mortes durante a ditadura militar. Conforme um dos membros da Comissão e secretário-geral do ANDES-SN, Márcio de Oliveira, o objetivo do grupo criado no âmbito do Sindicato não é burocrático, pelo contrário, tem uma tarefa política. 
 Esta tarefa consiste em jogar luz no interior das universidades, locais em que o regime militar não apenas prendeu e fez “desaparecer” algumas lideranças de oposição, mas também instalou verdadeiras sucursais da ditadura, que cumpriam a tarefa de realizar um controle ideológico nas instituições de ensino.
 
 Segundo o diretor do ANDES-SN, a ideia que a Comissão está colocando em debate no 33º Congresso é que, a partir de março, possam ocorrer reuniões com as comissões da verdade estaduais. A partir dessa interação, o que se pensa é atuar de forma conjunta, até mesmo porque muitas destas comissões já realizaram levantamentos de dados e de nomes também nas universidades, o que permitirá o compartilhamento de informações.
 
 A criação da Comissão da Verdade foi definida durante o 32º Congresso do ANDES-SN, em março de 2013, no Rio de Janeiro. A efetivação acabou ocorrendo no 58º Conad, realizado em julho do ano passado em Santa Maria (RS), com a nomeação de seus integrantes. A partir de então já foram realizadas diversas reuniões, entre o segundo semestre do ano passado e janeiro deste ano, com o apoio do Grupo de História do Movimento Docente (GTHD).
 
 Uma das iniciativas da Comissão da Verdade do ANDES-SN foi encaminhar às Seções Sindicais um questionário que precisa ser respondido para oferecer mais subsídios à Comissão. Também foi lançado recentemente um material de divulgação do trabalho do grupo, encaminhado às Seções Sindicais.
 
 Os membros da comissão da Verdade são:
 Márcio Antônio de Oliveira (Diretoria) – titular
 Hélvio Mariano (Adunicentro) – titular
 Edson Teixeira (Aduff) – titular
 Ana Maria Ramos Estevão (Diretoria) – suplente, substituindo Paulo Cambraia
 Elídio Alexandre Borges Marques (Adufrj) – suplente
 Antônio Lisboa (Adufcg) – suplente
 
 * Com edição do ANDES-SN
 
 Fonte: Sedufsm - Seção Sindical
 |